Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 12 de abril de 2011

1ª Noite de Observações

Finalmente aconteceu!!!
Na noite dessa segunda, dia 11/4, foi possivel realizar a tão esperada noite Olhando para o Céu, com os pequenos do 5° ano! Foi muito bom!
Aprendemos a localizar o Cruzeiro do Sul no céu e com ele localizar o ponto cardeal Sul (e a partir dele se posicionar e localizar os demais pontos cardeais).
Mostrei a eles também a posição das 2 estrelas mais brilhantes do ceu - Sirius (a estrela mais brilhante do céu, que fica a 5 anos luz de nós, e ocupa a região da costelação do Cão Menor) e Canopus (a segunda estrela mais brilhante, que está a 314 anos luz daqui e ocupa a região da constelação de Karina) - e como elas estão alinhadas na direção Norte-Sul.
Veja nessa imagem um comparativo entre Sirius Canopus e Aldebaran, estrela da constelação de Touro que tambem observamos nessa noite:

Identificamos também a constelação de Orion, que já falei muitas vezes na aula. Suas principais estelas sao Betelgeuse e as "Três Marias", conhecedias por todos! Localizamos no céu a Nebulosa do Orion (M42) e a nebulosa Cabeça de Cavalo (bem proxima da estrela Alnitak, uma das "Três Marias"). - iremos ver de perto esses lugares com telescópios na proxima noite de observações!

Essa observação foi muito especial: alem de ter sido a primeira vez que o colégio faz uma atividade de observação do céu, a Estação Espacial Internacional (ISS) nos visitou 2 vezes, cruzando o céu muito brilhante e com um tempo suficiente para que pudessemos acompanha-la pelo céu e até vê-la pelos binóculos que alguns alunos trouxeram.  Como um dos alunos comentou, para ter passado por nós 2 vezes, ela deveria orbitar a Terra com uma velocidade muito grande - e de fato, sua velocidade orbital é de 27.000 km/h!!!  (completa 1 volta na Terra a cada 20, 30 minutos!!!). Clique aqui para saber mais sobre ela.
(Marion: olhe o formato de "H" que voce viu ai..)

A Estação é um grande laboratório Internacional de pesquisas e lá são pesquisados novos materiais em microgravidade. Esse estudo permite criar novos compostos, usados nas mais variadas áreas (de remédios a ligas metálicas). Aguardem que dedicarei um post especialmente sobre a Estação Espacial.

A estação não emite luz; o brilho que observamos é da luz que ela reflete do Sol (a Lua também é tão brilhante porque ela reflete para nós boa parte da luz que recebe do Sol). Com um bom telescopio, voce pode ver a estação assim:


Para quem nunca tinha visto uma "estrela andando no céu", foi SURPREENDENTE!!!  Clique aqui para saber quando ela passará de novo (e ela passa com frequência pela nossa cidade!!). Contudo, lembrem-se de que alguns dos pontinhos que eventualmente observarmos andando pelo céu podem ser a Estação Espacial, o telescópio Hubble ou algum outro dos muitos  satelites que temos em órbita. Tem um software free chamado ORBITRON que mostra na tela do computador a posição desses objetos e muitos outros - clique aqui para baixar

Esqueci de citar que nessa noite, compleram os 50 anos da conquista do espaço! O Russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a orbitar nosso planeta, em 12/04/1961. É dele a famosa frase "A Terra é Azul!".
 Clique aqui para assistir ao video dessa conquista histórica.  Falarei da conquista do espaço e da corrida armamentista da Guerra Fria em outro post  - aguardem!

Termino dizendo que olhar para o céu em Curitiba não é facil pois alem da grande iluminação da cidade, o tempo as vezes nao colabora pois as nuvens sempre ocupam nosso céu.... Por isso, sempre que tiver oportunidade, olhe para o céu!

Para você que participou dessa noite, publique aqui seus comentários e compartilhe conosco sus duvidas e impressões!!!

17 comentários:

  1. Olá Fabio, nossa primeira observação foi muito divertida, eu tenho uma perguntinha:

    Qual é o site da nasa?

    e

    Por que sem binóculo o Cruzeiro do Sul tem só quatro estrelas e com o binóculo tem tantas outras?

    grata Luiza 5 ano A

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza.
    Eu também gostei muito!!

    Respondendo suas perguntas:

    O Site da nasa é o www.nasa.gov. Apesar dele ser todo em inglês, só de navegar nos links e observar as figuras dá para entender algumas coisas. Se preferir, vá direto para a galeria de imagens do univeso pelo site http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/

    Sobre as estrelas do Cruzeiro do Sul, de fato, olhando para o céu vemos apenas 4 (na verdade 5) estrelas. Com (qualquer) binóculos você consegue ver as estrelas mais fracas que estão proximas a ele - nossos olhos sobre a interferencia das luzes da cidade e por isso nao as vemos... experimente olhar para elas quando estiver na praia, ou em um lugar retirado da cidade - você vai se surpreender com a quantidade de estrelas que existem por ali.

    Alias, esse cantinho do céu é um dos lugares por onde passa a Via Láctea (e por isso é tão rico em estrelas, aglomerados, nebulosas....)

    Aproveite as noites estreladas e tente olhar para essas estruturas no céu! Compartilhe no blog o que voce observar ,ok?

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite Profº Fábio,
    Está maravilhoso a sua imagem de fundo.
    Meu filho, o Tiago Sotto, ficou muito triste de não poder ter participado.
    Mas temos uma dúvida.
    Gostaríamos de saber mais sobre "Capella".
    É uma estrela? É um planeta? Está muito longe de nós? Pode haver alguma espécie de vida lá?
    Obrigado
    Rubens

    ResponderExcluir
  4. Oi Rubens!
    É uma pena mesmo que o Tiago não pode estar conosco naquela noite. Mas fique atento que haverão pelo menos outras 2 nesse semestre.
    Contudo, gostei muito de receber seu comentário (de um pai de aluno!). Esse espaço é para toda a familia - participem!!!


    Capella, que ficou sem querer em destaque na imagem de fundo, não estava visível naquela noite pois estava abaixo da linha do horizonte, é uma estrela da constelação do Cocheiro e fica a 42 anos luz de nós (Tiago: explique para seu pai o que isso significa se ele não souber ta?).
    Na verdade Capella é uma estrela dupla, mas que são visíveis assim apenas com telescópios...

    No link abaixo tem as informações completas dessa estrela e um pouco de sua mitologia
    www.zenite.nu/15/0615.php

    Agora eu fiquei curioso e preciso lhe perguntar: há algum interesse especial nessa estrela em particular? o que chamou a sua atenção nela?

    Muito obrigado pelo seu comentário - apareçam sempre!

    ResponderExcluir
  5. Rubens, achei aqui mais informações sobre Capella
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Capella_%28estrela%29
    (você verá que Capella é um conjunto de 4 estrelas!!!)

    E aqui tem uma comparação do tamanho dessas estrelas que compoem o conjunto de Capella. http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/03/Capella-Sun_comparison.png

    T+

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Rubens e Tiago:

    Seu comentário, aparentemente simples, despertou uma imensa curiosidade e minha busca revelou (em parte) seu significado: Capella, segunda uma doutrina Espírita, pode ser o local onde seres evoluidos migrem após seus estágios evolutivos, passados aqui na Terra por exemplo.
    Não quero aqui falar de doutrinas religiosas, e nem de ciência por este espaço ser, de certa forma, também pedagógico (entende?).

    Contudo, pondero o seguinte: Infelizmente nenhum método de busca pela verdade (sendo este científico ou religioso) trouxe-nos respostas sobre muitos fatos, e em especial, este. Creio que o vale em tudo isso é nosso espírito de busca, de crescimento espiritual e de civilização, que comunga certos valores (empíricos ou de fé) sustentados naquilo que percebemos do universo. Lembre-se sempre que em nosso estágio evolutivo atual, temos uma percepção ainda infantil sobre o poder do cosmos, e da natureza como um todo.

    Fico, por hora, muito satisfeito com seu comentário, pois me levou a uma compreensão mais ampla sobre esse cantinho do céu, que aparentemente sem querer, se destacou na imagem do céu de nossa primeira noite de observações.

    Que outros comentários assim possam enriquecer esse espaço, levando-nos a quem sabe novos estágios de compreensão!

    ResponderExcluir
  7. Fábio e alunos dos 5º anos.
    Foi magnífico ter visto a Estação Espacial e de saber que ela leva de 20 a 30 minutos para dar uma volta ao redor do nosso planeta.
    Fiquei até sem ar...
    Marion.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fábio, amei o Blog!!!!
    Mais ainda a 1ª observação, ver a lua de tão perto foi emocionante.
    O projeto é maravilhoso, fico encantanda em saber que faço parte de um grupo de docentes que valoriza o conteúdo e propõe a vivência de forma espatacular.
    Beijos da Lilica

    ResponderExcluir
  9. oi Lilica!
    Que bom que você gostou! Espero que tenha sido essa a avaliação dos demais colegas presentes e que todos pensem e planejem as atividades com esse intuito.
    Só para confirmar, você está convidadíssima para próxima observação, fora da cidade ein!!!
    (será numa sexta feira, mais para o final de maio... fiquem de olho!!!)
    Bjo a todos e todas!

    ResponderExcluir
  10. Olá Professor Fabio.
    Eu queria saber se no dia da observação,o planeta Saturno apareceu de verdade?
    Responda,T+

    TIAGO SOTTOMAIOR SACCENTI,5ºANO B!

    ResponderExcluir
  11. Oi Tiago.
    Saturno apareceu sim no céu em nossa observação. Na verdade, ele aparece no céu durante quase todo o ano, mas em horários variados (as vezes de madrugada!).
    Nessa noite, ele apareceu bem cedo, a partir das 19h pudemos acompanha-lo pelo céu.
    Com binóculos potentes, com o que eu tenho, pudemos ver a estrutura de seus aneis!
    Na proxima voce vai ver tb.
    T+

    ResponderExcluir
  12. Brigadão Fábio,queria saber muito isso!

    TIAGO S.S

    ResponderExcluir
  13. Blz Tiago! use esse espaço para suas perguntas, e de seus pais também!! Me procure na aula pois quero falar com você sobre o comentário de seus pais.
    Nossa proxima observacao será no final de maio provavelmente...

    ResponderExcluir
  14. Fábio também adorei ver a lua,as três Marias,Saturno,etc.Quando eu estava observando o céu com todos que participaram,eu não cansava de olhar para as três Marias,(não sei porque,rsrsrsrs)e adorei ver saturno e o Cruzeiro do Sul!

    Obrigada novamente professor Fábio

    Janaína

    ResponderExcluir
  15. Fábio,gostaria de fazer 3 perguntas para você:

    a)Como se definiram o nome dos planetas?

    b)onde eu acho o som que as estrelas fazem?

    c)Você tem MSN e/ou orkut?(não é muito assunto de astronomia shaushaushau)

    ResponderExcluir
  16. OI Anônimo... respondendo suas 3 perguntas:
    a) O nome dos planetas foram dados pelos povos antigos que ao observarem os céus viam estrelas que andavam diferentes uma das outras. Quando fizermos nossa viagem pelo sistema solar vou falar de cada uma delas.
    b)O som das estrelas vc pode ouvir sintonizando um radio onde não houver estações... mas se quiser achar na web, procure por sond of the stars
    c)nao tenho msn nem orkut - por isso fiz esse blog!!!

    shaushaushau!!!

    ResponderExcluir
  17. Não se preocupe, estarei lá!!!!
    Nem que a Mariom tenha que me levar na mala, rs rs rs... ...
    Sério, vou sim, presença confirmada, tanto para observar, quanto para ajudar. Pode contar com a Lilica...
    Bjoks

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.