Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

22 de Abril: dia do Planeta Terra

Em nossas aulas, meus pequenos astrônomos estão percebendo que é muito difícil achar um planeta como a Terra. Um que abrigue vida então, é mais dificil ainda!   Nosso Planeta é raro na imensidão do universo (e até agora, é o único com a capacidade de abrigar vida que conhecemos!).

Esse post começa assim... mas na verdade, ele é para você pensar: "O que você faz para ajudar  nosso planeta?"

A maioria absoluta dos mais de 6 bilhões de habitantes do planeta não tem consciência disso. É uma pena, pois todos fazemos parte dessa esfera que viaja pelo espaço (em torno do Sol) a quase 30 km/s, cujos recursos naturais são limitados e constantemente desperdiçados pela humanidade.

Cuidar de nosso planeta é uma missão e dever de cada um de nós!  Tal postura começa com ações simples e diárias.

Confira aqui algumas imagens incríveis de nosso planeta visto do espaço.

No site do Canal National Geographics tem um especial sobre o dia da Terra bem legal, com uma linha do tempo que relata ações e atitudes para salvar o planeta!
Saiba no Como as coias Funcionam qual a origem do dia do Planeta Terra.

Raul Seixas tem uma música muito bacana sobre a postura da humanidade frente aos cuidados com o planeta. Ouça "No dia em que a Terra parou"  clicando aqui.

A ONG "Um dia na Terra" faz um trabalho muito legal e registra como é passar um dia em nosso planeta. Você pode ver vídeos e depoimentos  desse trabalho aqui (em inglês). Se preferir assistir ao vídeo direto, clique aqui.




"O exemplo não é uma forma de educar, é a única" - Albert Einstein.


 (entende o que eu digo?)      



Ai vão algumas de minhas atitudes como exemplo a meus alunos e colegas do que eu faço para cuidar do planeta:
* Separo o meu lixo onde quer que eu esteja;
* Levo minha garrafa de agua para sala de aula e evito o desperdício de copos plasticos que vemos na escola;
* Vou pedalando para meu trabalho e pedalo sempre que posso pela cidade;
*  Pratico atividades físicas diariamente (sim, cuidar do seu corpo faz parte do cuidado com o planeta)
* Sou um consumidor consciente e  evito o desperdício;
* Respeito a vida - por isso (entre outros motivos) não como carne.

E você: o que faz para ajudar a cuidar do nosso planeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.