Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mapas Conceituais: uma forma de organizar suas ideias!

Esse post vai especialmente aos meus primeiros astrônomos - o pessoal da 5ª série!

Estamos juntos vendo como elaborar Mapas Conceituais. Como eles são estruturas auto explicativas e lógicas, veja abaixo o que eles são:



Eles podem ser feitos a mão... mas como vimos, dá um certo trabalho... É por isso que recomendo utilizar o programa CMAP TOOLS. Clique aqui para baixa-lo (ele roda em varios sistemas diferentes).
Existem vários outros programas, que permitem (mais facilmente) a construção de mapas usando imagens (lembrando que afinal de contas, 1 imagem vale mais que mil palavras...). Dentre eles, recomendo o Cayra ou a ferramenta online Mindomo

Mas o CMAP é o mais facil de usar, pressupõem o uso das palavras de ligação entre conceitos (que pra mim, é o mais importante em um mapa de conceitos!), roda em varios sistemas diferentes, e dá maior liberdade em sua estrutura.

Para usar o programa, preencha o registro que aparece durante a instalação. Quando abrir o programa, uma tela branca surgirá. Clique 2 vezes em um espaço em brando para criar conceitos.  Arraste as setas de ligação para liga-los, adicionando sempre uma palavra de ligação.

Por hora, peço para que brinquem com o programa - na aula da semana que vem vou mostrar como construir mapas no computador.

Meus amigos da 8ª série podem experimentar também - em breve vamos organizar nosso conteúdo sobre tipos de forças na forma de um mapa conceitual.


Esse foi o mapa que publique na revista Multicarta 2010:

E voce: me diga ai se já conhecia os mapas conceituais OU só ficava nos esquemas ... (uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... nao confunda um com outro!)

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.