Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ultimo Lançamento do Endeavour

Esse é o penultimo lançamento de um ônibus espacial.. O Endeavour, o mais novo dos SpaceShuttles (lançado em 1991, após a explosão do Challenger) irá se aposentar depois de 25 vôos pelo espaço. Seu lançamento poderá ser visto ao vivo, direto do site da NASA ou em seu canal no Twitter (NasaTV). O lançamento foi adiado de sexta (29/4) para domingo ou segunda ( irei atualizar esse post quando tiver a data certo!). Foram encontrados problemas durante testes de um dos sistemas da nave e por isso os técnicos precisarão de pelo menos 48hs para arruma-los.

A transmissão começa sempre muito antes do horário marcado e é bem legal acompanhar os preparativos e os astronautas em sua jornada rumo ao espaço.A "narração" estará em inglês, mas por sorte teremos uma presença brasileira no local do lançamento!



A NASA fez pela 4ª vez um sorteio entre o Twitteiros cadastrados no Nasa Twettup e a brasileira Claudia Beatriz foi uma das 150 pessoas selecionadas pelo mundo para twittar sober o lançamento - essa é a única brasileira! Veja a notícia de sua convocação direto do blog dela. (tem um comentário meu la...)

O portal Terra tem 2 reportagens sobre o lançamento, que ocorrerá do Kennedy Space Center, pertinho da Disney (fiz um post outro dia sobre ele...) - leia aqui e aqui.
Assita aqui um vídeo da NASA sobre a história do Endeavour. Depois do lançamento colocarei o video dessa missão aqui no blog (STS-134)

O Ultimo ônibus espacial em operação é o Atlantis, que também será aposentado após a última missão desse spaceshuttle em Julho.

Já pensou você ser convocado pela NASA para registrar na internet um lançamento desses? Que grande emoção ein Cládia! Parabens por estar entre os escolhidos!

Um comentário:

  1. O motivo que ônibus espacial Endeavour não foi lançado.

    Os engenheiros trabalharam toda a noite para tentar determinar a causa da ruptura do termostato do sistema de aquecimento, essencial para evitar o congelamento no espaço dos condutos de combustível, de um dos três turbogeradores do Endeavour. Pelo menos um desses geradores de eletricidade é necessário para alimentar o sistema hidráulico do ônibus espacial.
    O mau funcionamento do termostato obrigou a Nasa a adiar na sexta-feira o lançamento do Endeavour a menos de três horas da decolagem.

    Os seis astronautas da equipe, o italiano Roberto Vittori, da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros cinco americanos, voltaram neste domingo de manhã a sua base em Houston (Texas) para realizar treinamentos adicionais.

    O adiamento da decolagem foi uma grande decepção para cerca de 750 mil pessoas que foram assistir à operação.

    Marion.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.