Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"Marte do tamanho da Lua!"

É... de vez em quando acontece isso sim...
(ouvimos cada besteira por ai...)

Nesse fim de semana meu amigo Bruno mandou um email perguntando se isso era verdade... pois recebeu um daqueles emails com anexos de mensagens e fotos maravilhosas e achou curioso esse fato (como todo jovem cientista de 10 anos...). E o pior: vasculhou meu blog e não achou nada sobre isso!! Então, Bruno, esse post é para voce! Obrigado por me  apontar essa falha....

Então ai vai: esse post é para todos aqueles que não viram Marte no céu de 27/08 do tamanho da Lua! 

O que? não (ou)viuram??  Não se preocupem... vocês é que estão certos!


A Divulgação de Ciência
 A divulgação de ciência é algo que chama a atenção em todas as idades... Notícias astronômicas, como essa, por exemplo, desperta ainda mais esse interesse. Contudo, é interessante notar como as pessoas em geral "acreditam fácil em qualquer coisas" ... Principalmente em lindos anexos de emails de extensões pps.... CUIDADO! Pois o saber científico não é uma manchete sensacionalista... A ciência impressiona por sua descrição da realidade! Por tanto, fique  impressionado por não ter visto Marte do tamanho da Lua!

Esse fato de Marte e a Lua aparecerem no céu de mesmo tamanho é um boato, originado por um mal entendido de um conceito bem simples... Esse post é para relatar como a divulgação de ciência é tão complexa quanto fazer ciência!

A Astronomia na Divulgação de Ciência
O grande astrônomo Carl Sagan foi um dos pioneiros a divulgar ao público em geral o conhecimento científico que produzia em  suas pesquisas em astronomia e com os projetos Vikings e Voyager da NASA. Isso tudo lá pelos anos 70 e 80. O interesse da população por astronomia cresceu muito desde então. Mas Sagan foi um grande crítico da maneira com a qual a informação era veiculada pela mídia e como as pessoas reagiam a elas. Escreveu vários livros na tentativa de aproximar as "pessoas comuns" (que creem no que é ingenuamente  massificado, e facilmente compreendido) do saber científico (produzido de forma coerente e metodológica e por isso talvez mais complicado de se entender...). A foto ao lado é do seriado COSMOS produzido com esse intuito nos anos 80 (se quiser saber mais sobre essa série clique aqui). Para conhecer mais sobre o astrônomo Carl Sagan, clique aqui.

Em seu livro "O Mundo Assombrado pelos Demônios" (ao lado) Sagan faz uma crítica à mídia que ao massificar o conhecimento científico comente erros de linguagens e erros conceituais - como esse da Lua e Marte. Isso é péssimo para a ciência pois jovens cientistas, como meu amigo Bruno, podem facilmente se decepcionar com o que leem e com o que é realmente verdade.  A leitura desse livro é altamente recomendada para curiosos e cientistas amadores de todas as idades! (eu ja li...)

Cabe aqui um destaque especial ao astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser que é considerado um discípulo e sucessor de Sagan devido à sua preocupação na divulgação de ciência. Possui vários livros de divulgação (como "A Dança do Universo", que tenho por ele autografado), mantêm a coluna "Micro Macro" no jornal Folha de São PAulo (clique aqui e acompanhe sua coluna semanal) e já produziu vários documentários no canal Discovery e a série "Poeira das Estrelas" (parafraseando a grande lição disseminada por Sagan) exibido no Fantástico em 2007.   Farei um post especialmente sobre ele e seu trabalho no futuro...


Marte e Lua na Mídia
Várias são as informações veiculadas em blogs e emails que que Marte e Lua estarão com o mesmo tamanho aparente no céu - isso é tudo mentira!

O que de fato ocorre é que o brilho aparente desses dois astros ficam muito parecido. Sendo assim, a informação correta é a ilustrada na imagem abaixo: Marte e Lua tem (aparentemente) o "mesmo brilho"em certas épocas do ano, e nunca o mesmo tamanho.


E nisso não tem  nada de anormal - na verdade a cada 26 meses (aproximadamente) a Terra se aproxima mais de Marte. O diagrama ao lado representa o movimento relativo dos 2 planetas. Note que em certas épocas do ano, é possivel que os planetas estejam mais próximos devido a excentricidade de suas órbitas (ou seja, por elas não serem exatamente circulares). Aliás, são nessas épocas de maior aproximação que as missões para Marte foram lançadas.

Seja qual for a época do ano, Marte é facilmente identificada como uma estrela de cor avermelhada, que caminha por quase a mesma trajetória do Sol pelo céu. Mas nem sempre está visível a noite pois em certos momentos ele passa "por trás do Sol"  (dizemos que está em oposição à Terra) e ai aparece só de dia...

Astrofísica de Marte e da Lua
Marte é o 4º planeta de nosso sistema solar e por isso sua órbita está alem da órbita da Terra. Como as órbitas dos planetas não são círculos perfeitos e sim elipses (círculos levemente "achatados"), em certas épocas esses 2 astros estão mais próximos do que em outras. Quando isso ocorre, a distância média entre eles pode chegar a 55 milhões de km. A última vez que atingiu esse mínimo foi em 28 de agosto de 2003.. A próxima vez que isso vai acontecer é em 28 de agosto de 2287. A distância média entre esses 2 planetas é de 80 milhões de km.

Marte tem 15% do volume da Terra, e é quase o dobro do volume da Lua. Seu diâmetro é de 6794 km - o da Terra é de 12756km e da Lua é de 3474 km.  Veja ao lado um comparativo real desses tamanhos.
Sendo assim, basta pensar um pouco: como um objeto que é apenas o dobro de nossa lua, situado a mais de 55 milhoes de km de nós pode paracer tão grande quanto ela?


O ano em Marte tem 687 dias (quase o dobro do nosso)... por isso precisamos de pouco mais de 2 anos para alcançar as menores distâncias relativas ao planeta vermelho. Mas, ressalto, nada que possa deixa-lo com um tamanho aparente comparável ao da Lua.

Acho que já deu para entender que a única coisa que Marte pode se igualar com nossa lua é quanto ao seu brilho, como mostra a foto abaixo do céu da Hungria.



3 comentários:

  1. Eu aprendi que o oxgênio está sempre se movendo.
    Essa aula foi muito legal pois não sabia disso.
    Giovanna Geronazzo 5B

    ResponderExcluir
  2. Fabi,eu nao estou entendendo porque ainda nao inventarao logo uma cama elastica gigante e super fortona para mandar esse meteoro gigante que esta preste a vir, de acordo com a astronomia, para fora da terra. Ah e o seu blog esta super bacana e interessante admita e verdade que a terra vai acaba dia vinte e um de dezembro e agente nao vai te nem natal porque agente vai morrer quatro dias antes ? DP 11/9

    ResponderExcluir
  3. OI DP. Obrigado por seu comentário!
    Na verdade, não é tão simples assim... um meteoro possui muita velocidade e massa, o que dá a ele um termo físico chamado de quantidade de movimento (que é o produto de sua massa por sua velocidade). Quando paramos algo, alteramos sua quantidade de movimento. E fazer isso com uma "pedra espacial" de quase 10 toneladas que viaja a quase 4000 km/s não é nada fácil...
    mas sua idéia já é válida pelo seu esforço e preocupação. Continue assim! É exatamente assim que os astrônomos pensam em soluções quando descobrem perigos desse tipo pelo espaço...
    Sabia que idéias simples assim serviram como base para o homem chegar à Lua? (por exemplo..).

    Quanto ao suporto fim do mundo, se eu fosse você, mandaria minha "cartinha ao papai Noel" porque o natal e o ano novo vão chegar ! Não duvide disso!
    Falei aos meus alunos que boatos desses são muito comuns por vários motivos... o mais recente ocorreu na virada do ano 2000 e nada aconteceu. Portanto, aproveite a vida e não se preocupe com bobagens desse tipo.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.