Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 6 de agosto de 2011

Sonda JUNO rumo à Júpiter: chegada em 2016!

Nova missão para explorar o maior planeta de nosso sistema solar é enviada ao espaço nessa sexta, dia 5/8/11.

A sonda chamada de JUNO irá vagar durante 5 anos até encontrar esse grande mundo gasoso, que ninguém sabe se possui um núcleo sólido - essa aliás será a grande prioridade de pesquisas dessa nave.  Ao lado, foto de sua preparação no laboratório.

JUNO é do tamanho de um ônibus e é a primeira sonda a ser alimentada com energia solar (até então a fonte de energia era nuclear). Para isso, possui 3 painéis solares de 9m cada para conseguir captar a energia da luz do sol e converte-la em eletricidade.

Carregará consigo algumas peças do brinquedo LEGO e uma placa contendo um escrito original de Galileu Galileu, primeiro observador a pontar telescópios para as luas do planeta em 1610.
Júpiter, o maior planeta de nosso sistema solar, é o foco de estudos da sonda JUNO, lançada  dia 5 de agosto.  Mesmo sendo lançado com o mais potente foguete da NASA, o ATLAS V, ela viajará por 5 anos até chegar ao planeta! (Júpiter está a 5,24 vezes a distânica da Terra até o Sol, ou seja, 5,24 UA)   [com esses dados dá para calcular a velocidade dessa sonda.... quer experimentar?]

O estudo de Júpiter é fundamental para entendermos como o sistema solar se formou - JUNO pode achar algumas pistas, principalmente ao analisar a quantidade de água no planeta. Uma das dúvidas dos cientistas é se o planeta gasoso possui um núcleo sólido. Se não tiver, provavelmente nasceu do mesmo jeito que o Sol, “sugando” os gases ao redor durante uma instabilidade gravitacional. Porem, se existir um núcleo rochoso, isso quer dizer que os gases foram agregados um tempo depois desses elementos rochosos se formarem (então, vem outra pergunta: de onde vieram os gases?).

A confirmação de uma teoria ou de outra – ou a formulação de uma terceira (postura essa que é muito comum na ciência) – vai ajudar a determinar o tempo de formação do Sistema Solar e como funciona a dinâmica da sua criação.   Leia no portal Terra uma notícia bem completa sobre essa missão - clique aqui.

Assista abaixo o vídeo de seu lancçamento.


Alem de carregar essa grande responsabilidade, ela tem 2 inovações importante: a primeira é que suas lentes são sensíveis à várias formas de luz: os sensores da Juno irão revelar Júpiter de várias formas diferentes (captando e analisando principalmente dados gravitacionais e do campo magnético) ; a outra é que sua fonte de energia não é nuclear (como na maioria das sondas): a energia da nave será alimentada com 3 painéis solares gigantes, de 9m cada! (a intensidade da luz solar em Júpiter equivale a apenas 4% do que temos aqui na Terra).  Conheça algumas características de JUNO e dessa missão:



A última missão ao planeta foi com a sonda Galileu, que apontou seus intrumentos para as 64 luas do planeta durante os anos de 1999 e 2003. Contudo, apesar de estar ali pertinho, a missão JUO não vai estudar os fascinante satélites jovianos, como Europa (com a intrigante possibilidade de conter viva no fundo das fendas do seu extenso oceano de gelo), ou Io (lua mais ativa vulcânicamente do sistela solar). Mesmo assim, contribuirá para conhecer melhor esse "mini sistema solar", aprimorando  assim nosso conhecimento sobre a formação da nossa grande casa comum: o Sistema Solar.

A missão de JUNO orbitará Júpiter por pouco mais de 1 ano, período no qual a dará 33 voltas em torno do pólos do planeta. Mesmo estando protegida com um envolvório de titânio, o coração da sonda (responsável pelo funcionameto de todos os seus sistemas) não resistirá mais do que esse período por lá devido as altas doses de radiação emitidas pelo planeta. Resumidamente, a missão de Juno será assim:
Fonte dos gráficos: Revista IstoE

Para não atrapalhar missões futuras, essa sonda será enviada para dentro do planeta, para rapidamente analisar a constitução química e condições físicas da atmosfera. Rapidamente pois  as fortes pressões e temperatura da atmosfera se encarregarão de "reciclar" os materiais, tornando-os parte do planeta - a sonda será amaçada e queimada nesse ambiente.... (a última sonda a entrar nesse ambiente foi lançada durante a visita da Galileu, e resistiu bravamente a apenas 58s!!).  Apesar de trárigo, esse fim preservará as luas jupiterianas de eventuais infecções dos materiais presentes da sonda.

Essa missão lavará ao espaço miniaturas legos (ao lado) dos deuses Jupiter, Juno (esposa de Jupiter) e de Galileu Galilei, além de um manusscrito com dele sobre suas observações do planeta. (abaixo)  As pequeas figuras fazem parte de um projeto da NASA para despertar nas crianças o interesse por ciências e tecnologias.

Leia a reportagem que saiu no jornal Estadao sobre esse lançamento.



Para conhecer Júpiter de pertinho recomendo acessar o  link dessa missão direto do site da NASA (EXCLENTE ANIMAÇÔES, VIDEOS E FOTOS REAIS!) Viaje por esse mundo aqui.


Como curiosidade, publico abaixo o chamado "briefing" (planejamento) da missão, documento que mostra todos os detalhes da missão, desde a preparação da sonda, seu lançamento e etapas, até a forma de entrar em órbita e como os dados serão obtidos. (Em ingles, direto da NASA). Vale a pena folhar esse documento para entender que todos os projetos requerem muitos estudos e anos de preparação:


Então já sabe ne: coloque em sua agenda para agosto de 2016 acompanhar de perto todas as informações que essa sonda enviará para nós aqui na Terra.

Como diz um amigo meu: "nos vemos no futuro!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.