Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 4 de setembro de 2011

Fique famoso olhando para o céu!

Quem pensa que pra ficar famoso tem que aparecer na TV está muuuiiito enganado!  Tem gente que fica famoso simplesmente  olhando para o céu! Aliás saibam que a maioria dos famosos desse tipo ficaram conhecidos sem querer....

Em outro post, já havia falado de uma menina de 10 anos que descobriu um meteoro olhando para o céu com o telescópio de seu pai (pra quem não viu, leia a reportagem sobre ela aqui.).

A famosa do mês é a estudante inglesa Hannah Blyth (ao lado), de 18 anos, que fazia um estágio de astronomia de apenas 1 mês em uma universidade na Inglaterra... Ainda nem terminou o Ensino Médio e tem a chance de ter seu nome imortalizado no astro que descobriu...

Ela teve tanta sorte que descobriu 2 astros de uma vez só! E sem sair de casa!

E detalhe: tudo isso só Olhando para o Céu!!!



Como a grande maioria das descobertas científicas, a ingelsa Hannah Blyth que cursa o ensino médio não fazia idéia do que iria acontecer ao se inscrever num estágio de verão  no Projeto do Telescópio Faulkes, baseado na Universidade de Glamorgan, no País de Gales. Ao lado uma foto do local que abriga um dos telescópios controlado remotamente por ela - conheça esse observatóro pelo site www.faulkes-telescope.com

Nesse curso foi instruida a tirar fotos da região entre Marte e Júpter usando telescópios controlados remotamente na Austrália (na foto acima) e no Havaí.  Disse ter ficado "maravilhada" com a inesperada descoberta. Tirar fotos do espaço pode parecer simples - mas não se engane: posicionar essas máquinas e regular os filtros para captar imagens de objetos que se movem rapidamente pelo espaço não é tão simples como parece... "São pedras do tamanho de prédios que estão a milhões de quilômetros de distância. Os asteróides são cinza escuro contra um fundo negro, então é extremamente difícil encontrá-los", disse o diretor de Astronomia da universidade.  Ao lado está a foto indicando os tênues pontos por ela descobertos.

Quando viram as imagens da estudante, os astrônomos do projeto Nick Howes, Giovanni Sostero e Ernesto Guido perceberam que os asteróides nunca haviam sido vistos antes. "A descoberta mostra mais uma vez que astrônomos amadores e até estudantes em idade escolar podem fazer uma enorme contribuição para a ciência", disse o especialista em asteróides Nick Howes. Agora, as descobertas têm de ser confirmadas por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
 
"É uma honra que haja uma pedra no espaço que pode um dia ter o meu nome. Eu fiquei eufórica quando percebi o que estava vendo. É inacreditável."  Veja uma foto dela no jornal londrino The Times:


Viu só? E você: o que voce pode descobrir?? Já viu algo intrigante junto às estrelas? Fique olhando para o céu e nos diga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.