Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Satélie cairá na Terra essa semana!!!

SIM! um satélite de pesquisas atmosférica desativado está em rota de colisão com a Terra. A previsão é de que entre quinta e sábado ele despenque lá de cima - detalhe: ninguém sabe dizer ao certo onde ele cairá!
Portanto, fique olhando para o céu nessa semana pois coisas esquisitas estão para riscar os céus!
Imagem da Nasa mostra satélite que foi usado durante 20 anos para medir a camada de ozônio

O satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera (UARS), utilizado durante 20 anos para monitorar as alterações da camada de ozônio, foi desligado em 2005 e só agora chegará à Terra (um satelite não tem motores, e sua órbita é bem alta, por isso demora para "cair"...). A estimativa da NASA é que isso ocorra na próxima sexta, dia 23 de setembro. Porém ninguém sabe ao certo onde cairá e isso causa certas preocupações e especulações pelo mundo... 
Cientificamente falando, as incertezas das características atmosféricas (que é muito dinâmica) chegam a 20% e isso impede a previsão de um tempo e lugar preciso para este evento.  Em outras palavras, se a NASA prever que a reentrada será em 20 dias, então o evento pode ocorrer entre 16 e 24 dias (a próxima sexta está exatamente dentro dos 20 dias...)

O satélite de quase 6 toneladas e do tamanho de um ônibus deve se desintegrar quase que totalmente ao passar pela atmosfera devido à sua grande velocidade de queda e do atrito com o ar. Isso causará um efeito luminoso bem intenso, como se fosse um grande meteoro rasgando o céu, como ilustra a foto ao lado (que no caso, é de um meteoro que se despedaçou com o calor da atmosfera).  Contudo, a NASA afirma que algumas partes ainda grandes e pesadas podem atingir o solo, mas assegura que as probabilidades que possam pôr em risco a vida dos cidadãos é "extremamente pequena".  Seus destroços podem se espalhar por uma área de até 800km!!

Claro que as chances de atingir uma área povoada são muito pequenas... e claro que esse "lixo" cairá no hemisfério sul de nosso planeta - pois é nele que a maior parte de água se encontra (diminuindo assim o risco de atingir regiões povoadas).
Segundo a NASA as chances de um objeto espacial ferir uma pessoa durante sua queda é menos de uma em dez mil. Os cientistas afirmaram que, desde o início da era espacial, não se confirmou nenhum caso no qual uma pessoa tenha ficado ferida por um objeto espacial durante a manobra de sua chegada.
 
O satélite tem 4,5m de diâmetro e é equipado com dez instrumentos científicos.
Ele prestou serviço de 1991 a 2005, e vem flutuando sem rumo desde então. 
 
Os painéis solares e o envoltório da nave devem ser a primeira parte a queimar, por serem muito finos. Contudo, os equipamentos de medição, que ficam bem protegidos no centro do satélite, devem passar quase que intactos pela atmosfera.

A trajetória do satélite é acompanhada de perto, em conjunto com outras agências espaciais estrangeiras. Ao lado tem uma imagem da trajetória de um satélite que caiu bem perto da costa brasileira em abril-09.
As informações sobre o movimento do satélite em queda serão divulgadas ao se aproximar da Terra. Estava previsto que chegasse no fim de setembro ou início de outubro mas, segundo explicaram os cientistas, espera-se que sua chegada seja antecipada devido a um forte aumento na atividade solar esta semana, que empurrou o satélite para mais próximo da atmosfera.


(Ouvi em alguns telejornais a seguinte frase: "melhor nem olhar para cima"... não é todo dia que um satélite cai... por isso eu serei o primeiro a ficar vigiando o céu, para admirar o espetáculo de cores durante sua queimam e para ver onde me esconder, caso um treco desse venha em minha direção! )

Essa não é a primeira vez (e nem a última) que objetos que rodeiam a Terra artificialmente são lançados em nossa direção. As primeiras versões de uma Estação Espacial (a Skylab, dos anos 70, e a MIR, nos anos 90, ambas com mais de 15m e 20 toneladas) também foram descartadas jogando-as no ocoeano.

Esse satélite é um dos milhões de itens que orbitam nosso planeta e fazem parte do chamado Lixo Espacial, que ocasionalmente se aproximam mais e acabam incinerados em  nossa atmosfera. Ao lado tem uma foto dos inúmeros objetos que fazem parte desse lixão, monitorados pela NASA (imagem abaixo).

(Cuidamos tanto de nosso planeta que conseguimos poluir até o espaço ao redor dele...)


2 comentários:

  1. Aprendi nesta aula que o efeito estufa é bom para nosso planeta,pois o efeito estufa conserva o calor do sol e deixa a temperatura estavel

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Luiza! que bom que conseguimos aprender isso direitinho!
    continue participando sempre!
    abraços

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.