Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 25 de setembro de 2011

Satélite caiu (provavelmente) no Canadá

Depois de muita expectativa, os restos do satélite de monitoramento atmosférico UARS atingiram o solo! Apesar de não terem sido confirmados pela NASA. o provavel local da queda foi o sul do Canadá, no estado de Alberta, numa região chamada de Okotoks, ao sul da cidade de Calgary.
Para você leitor ter uma idéia de onde fica isso, indico essa provável regiao de queda no mapa abaixo:

A queda ocorreu entre 00h23 e 2h09 desse sábado, mas ninguém confirmou nada (para não se responsabilizar).

Achei alguns vídeos para ilustrar didaticamente esse evento.
Ainda não há confirmações oficiais da queda nessa região, mas os cálculo com as informações obtididas  indicam que foi ali que o satélite (ou o que sobrou dele) deve ter tocado o solo.


Incialmente, vejam o que a Globo veiculou no Jornal Nacional:

Vejam o que foi veiculado na rede norte-americada ABC. Primeiro sobre sobre imprevisibilidade da queda , na noite de sexta: (em ingles)... 
video platformvideo managementvideo solutionsvideo player

Depois, sobre a confirmação da queda, mas sem saber onde foi (em ingles)
video platformvideo managementvideo solutionsvideo player

A rede CNN confirma essa preocupação quanto a imprevisibilidade de queda. Veja o que foi veiculado pouco antes da reentrada:



Achei alguns videos interessante sobre o assunto, porem não posso confirmar sua veracidade. Contudo, publico-os aqui para ilustar ao meus pequenos astrônomos esse fato. Acreditem ou não, nem fotos desse possível local de queda não foram divulgadas pela web...

O primeiro mostra a órbita e a reentrada do satélite  :


Existem muitos vídeos falsos pela web - disso todos sabemos. Mas didaticamente, selecionei 2 que mostram o que acontece com um objeto grande ao queimar na atmosfera. Ressalto que não são da queda desse satélite! Publico-os aqui apenas para ilustrar o que seria visto com a reentrada de um objeto desses:


(assista a esse num local com pouca luz para ver os detalhes)

O UARS tinha o tamanho de um ônibus pequeno e "pesava" mais de 5,5 toneladas.  A Nasa esperava cerca de 20 pedaços entre 1 kg e 158 kg que poderiam resistir à reentrada na atmosfera, espalhando-se por uma distância de cerca de 750 km. Até a tarde desse domingo, ninguem confirmou o número de pedaços em que o UARS se desintegrou e que poderiam ter caído, muito menos o local exato da queda


Apenas foi divulgado que a reentrada ocorreu ao norte do Oceano Pacífico (nem falam sobre quedas no continente). Abaixo segue o mapa dibulgado pela NASA com a rota do satélite e o inicio de sua reentrada. Pede que caso alguem encontre algum destroço que entre em contato com eles - claro que nessa hora ninguém quer se responsabilizar por eventuais danos...

Aqui tem uma foto da real passagem do satélite pelos céus de Minessota, nos EUA. Créditos a David Bainbridge, da cidade de Bemidji (MN), que capturou com exposição de 20s a passagem desse satélite:


A possibilidade de que algum dejeto espacial atingisse alguém em algum lugar do mundo era pequena: em um  planeta onde vivem 7 bilhões de pessoas e cuja 90% da superfície são desabitados, as chances de atingir alguem eram de 1 em 3200 (probabilidade de 0,03%), segundo a agência americana. Ou seja: temos mais chances de ser atingido por um raio do que pelos destroços do satélite (ou de qualquer outro lixo espacial que venha a cair)!

Apesar de toda euforia, a NASA afirmou que  objetos com tamanho similar ao do UARS caem na Terra cerca de uma vez por ano. Além disso, "destroços de tamanhos diversos entram na atmosfera todos os dias", explicou o especialista da Nasa Marck Mathey, que assegurou que "em mais de 50 anos de história espacial, nenhuma pessoa foi ferida por um destroço proveniente do espaço".

Complemento explicando que a diferença  entre a queda (corriqueida) desses objetos e esse satélite é que este não tinha controle e ninguém sabia onde iria cair. Como falei no posto anterior, esse satélite não tinha combustível e por isso nao dava para manobra-lo... sua queda já era esperada desde de 2005 para o final do mês que vem, mas devido a forte atividade solar dessa semana, foi empurrado para a Terra antes da hora.

Acesse a página oficial da NASA para esse evento e confire você mesmo o que eles divulgaram - clique aqui (em inglês).   A história completa com todos os detalhes você pode ler aqui no EarthSky.org (em inglês)

4 comentários:

  1. Professo Fabio eu não entendo.
    A NASA que é a maior agencia espacial do mundo não toma as precausões nessesárias para que esse tipo de assidente não aconteça?

    Assinado:Daniel Zadorosny Gonzalez 5B Marion Tard.

    P.S.: Eu sou aquele que esqueçe as perguntas.

    ResponderExcluir
  2. Prof.Fabio os satélites começam a pegar fogo dentro ou fora da atmosfera esclarecer por favor

    Assinado:Daniel Zadorosny Gonzalez 5B Marion Tard.

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel. Essa é uma pergunta é intrigante.... na verdade ele não pega fogo (sozinho)... ele queima devido ao atrito com a atmosfera.

    Lembre-se que a órbita dos satélites ficam muito alem de qualquer coisa do planata, e ocupam um lugar no espaço que não tem matéria - é o vácuo.

    Quando os satélites (ou outro objeto em órbita) adentram os limites superiores da atmosfera (entre 120km e 180km de altura) é que o atrito gera o calor necessário para queimar os materiais que os compõem.
    Nessa altitude, apesar de ser ainda muito fininha, a atmosfera começa a ficar mais densa e como tais objetos andam a velocidades muito grandes (bem acima de 5 000 km/h), ficam muito quentes, a ponto de atingirem as temperaturas em que metais e outros materiais pegam fogo.
    O Calor gerado é tão intenso que pode fazer o objeto "explodir", gerando muitos pedaços menores, que contiuam queimando a ponto de se desintegrarem no ar... é muito raro um objeto grande resistir a todo esse calor a atingir o solo, como ocorreu.

    Adorei sua pergunta!!! continue nos acompanhando e registrando suas curiosidades por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de responde ao Daniel sobre a questao de nem a NASA saber onde iria cair:
    É o seguinte meu amigo esquecido: a NASA monitora todos os objetos em órbita (que na ultima aula, te mostrei que são inumeros e de vários tamanhos..) Contudo, esse satélite nao tinha combistivel e foi empurrado para a Terra pela intensa atividade solar dessa semana... sendo assim, saiu da órbita prevista e caiu antes da hora (essa queda estava espera desde 2005 para ocorrer no final do proximo mes...)
    Por isso é que deu essa confusão toda...

    Objetos grandes como esse caem pelo menos 1 vez por ano - mes que vem espera-se mais um satelite a ser incinerado em nossa atmosfera.

    ficou mais claro agora?

    Abuse desse espaço Daniel pois ele te permite não esquecer as boas perguntas que faz!

    Suas colocações serão sempre bem vindas!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.