Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Lançamento de Foguetes - a preparação

Fiquem atentos pois semana que vem irei fazer uma atividade prática que é simplesmente DEMAIS!!!

Eu e meus pequenos astrônomos iremos construir e lançar FOGUETES!

A foto ao lado é de um brinquedo comercial... mas o resultado final será muito parecido com isso.

Hoje fiz alguns testes e o resultado....





Lançamento de foguetes é um assunto multidisciplinar e interativo do estudo de astronomia - muita física, se é que me entendem... Na verdade, da Astronáutica (parte da ciência espacial que estuda o lançamento de foguetes, satélites, etc).

Na tarde de hoje efetuei alguns testes na escola... foram 4 lançamentos ao todo, e cada um foi mais alto que o outro!  Ao lado vai um esquema simplificado do foguete que lancei.

Já combinei com meus pequenos astrônomos que cada um deverá trazer para a próxima semana garrafas pets (de 500ml, 600ml, 1 L ou 2L) para servir como corpo do foguete. Eles serão decorados com papel cartão ou cartolina para que se pareçam mais com essas naves, diminuir o arrasto (atrito com o ar) e dar a estabilidade necessária a seu vôo. (se der tempo, incluiremos estágios e até paraquedas em nossa montagem...)

Se você gostou da ideia, então olhe a explicação abaixo - ela é bem mais completa e mostra até como adicionar um gatilho para acionar o disparo a distância.... está em inglês, mas dá para entender só de olhar as imagens... (fonte: instructables.com)

Nos meus testes de hoje, claro que a multidão, protegida a uma distância segura, só aumentou: alunos agitados durante o recreio de um lado e a coordenação "monitorando" tudo de outro...

Como não sabia o que ia dar, não registrei a tentativa de hoje... uma pena!  mas saibam que com uma garrafa pet de 2 L e a bombinha manual de minha bike, o pré-projeto de foguete subiu a quase 6 andares!! (comparado com o prédio ao lado da escola...). O resultado: eu rolando pelo chão todo molhado com o jato de água ejetado pelo foguete...   (isso por si só já mereceria registros... quem viu relata ai vai!).

Portanto, separem o material e fiquem atentos pois na aula de astronomia da semana que vem iremos construir nossos fogutes e lança-los!

Se voce acha que isso é brincadeira de criança veja a foto ao lado de uma possível montagem para o lançamento... essa em especial é do projeto pedagógico desenvolvido pelo Ten. da aeronáutica Marcos Lopes, para a divulgação do programa Espacial Brasileiro na feira CIENTEC (RS) no ano passado (veja a reportagem completa no blog brazilianspace).

Se (por algum motivo qualquer) você ainda não entendeu que lançamento de foguetes didáticos é coisa séria, veja a foto de nosso astronauta, Marcos Pontes, auxiliando a confecção e lançamento de tais artefatos em um evento promovido pelo Clube de Astronomia Louis Cruls, da cidade de Campos-RJ - leia a reportagem completa sobre esse evento aqui. (será que Marcos teria um tempinho em sua agenda para acompanhar nosso humilde lançamento??):


Aos ecológicos de plantão (como eu) ai vai uma boa informação: o combustível do foguete é água e ar comprimido e por isso o único resíduo que gera são algumas roupas molhadas... como as minhas dessa tarde!

Dependendo do local de lançamento, podemos até fazer testes com outros tipos de combustíveis,  mais potentes e igualmente poluentes! (tipo coca-cola e etc).

Na internet existe uma infinidade de vídeos e roteiros de como fazer e lançar foguetes assim.  A preparação dessa aula já me exigiu mais de 4 meses de estudos e testes.

Só para deixar o gostinho de quero mais, não percam a atualização da semana que vem!

8 comentários:

  1. Isso vai ser d+++ Fabio,eu já adorei sexta-feira no colégio imagina agente podendo fazer.Vai ser incrivel.(Giovanna do 5anoC)

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovanna! Iremos fazer isso sim!!!!
    só nao sei bem ainda o dia do lançamento... mas nessa segunda montaremos nossos foguetes!
    Obrigado por escrever. T+

    ResponderExcluir
  3. FABIO ESTOU CURIOSO PARA SABER SE O 5 ANO B VAI BRINCAR DE LANÇAR FOGUETE.

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo!
    O lançamento de foguetes não é brincadeira!
    (como se alguem acreditasse nisso ne?)
    È uma atividade já programa de nosso curso de astronomia. Por isso, pode começar a contagem regressiva que em breve suas fotos com os lançamentos estarão no blog!

    ResponderExcluir
  5. Foi muito legal pq os foguetes foram bem altos e não molhou ninguém

    ResponderExcluir
  6. Oi Prof. Fábio foi mt legal a aula de foguetes (5ºA Henrique e Diego)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela iniciativa....aulas muito mais interessantes....assim os demais colégios pudessem contar com sua dedicação!

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.