Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 8 de março de 2012

Forte tempestade solar atinge a Terra nessa quinta.

O ano de 2012 é um ano em que todos estão olhando para o céu! A começar pelo fato das tais previsões apocalípticas, que despertam a atenção de todos, nosso conhecimento sobre o Sol já indicavam que esse seria um ano de fortes atividades solares. Essas previsões até agora estão se confirmando: já foram duas grandes explosões solares que atingiram a Terra em menos de 2 meses!

Na tarde dessa terça, dia 7, ocorreu uma  intensa ejeção de massa coronal - esse é o termo técnico para explicar que  uma grande quantidade de partículas elétricas foram "jogadas" para fora do Sol - e bem na nossa direção! Elas viajam a 2.200km/h e atingiram a camada mais alta de nossa atmosfera (a ionosfera) na manhã dessa quinta.

Mas fique calmo! apesar de intensas,  os riscos à vida no planeta são mínimos. Os maiores impactos são à telecomunicação e aos equipamentos eletrônicos.

Continue lento esse post para entender mais sobre esse fato e o que é divulgado pela mídia.
Creio que se você chegou até aqui é porque deve estar preocupado...  no mínimo curioso. CALMA! O Sol estar em intensa atividade não é sinal do fim do mundo... pelo menos não ainda...

A labareda ai ao lado mostra um desses momentos de forte explosões. Para ter idéia do tamanho disso, nosso planeta caberia algumas vezes dentro desse arco....

Tais atividades são esperadas, pois nossa estrela passa a cada 11 anos por ciclos de diferentes intensidades. Porém, é extremamente difícil prever quando uma explosão solar vai acontecer, mas depois que acontece é certo que seus efeitos serão sentidos na Terra.

EFEITOS

Desde o início de 2010 observam-se atividades crescentes na superfície de nosso astro rei. Veja ao lado uma sequencia de imagens da superfície do Sol. A última vez que o Sol estava em seu funcionamento máximo foi em 2001, quando as rajadas de vento solar (carregadas por partículas elétricas de alta energia), afetaram o funcionamento de GPS, orientação de satélites, celulares, internet, voos... Apesar desses impactos tecnógicos, talvez os mais belos efeitos dessas explosões sejam as auroras, vistas nos céus das altas latitudes. 

Você pode perceber esses efeitos: sua internet pode ficar bem lenta, a televisão apresentar chuviscos e imagens congeladas, o celular ficar fora de área ou com quedas no sinal, seu GPS pode nao localizar satélites, ... Em cidades próximas das altas latitudes (regiões proximas aos polos) raios podem cair dos fios de transmissão elétricas e gerar apagões e até incêndios! Mas o mais belo efeito são as auroras que podem ser vistas pelo céu nessas regiões! Ao lado uma foto dela. Tais fenômenos pode durar mais de 24hs, mas todos são reverssíveis.
A maior tempestade solar que se tem registro ocorreu em 1859 e seus impactos na Europa e Estados Unidos foram catastróficos! Pelo menos para as pessoas da época: a tempestade destruiu toda a rede de comunicação mais avançada que se conhecia: o telegrafo.

Apesar disso tudo, os impactos para vida do planeta são baixos e por isso fique realmente tranquilo pois talvez você nem sinta ou perceba nada... Sabe o por que? Pois a Terra é cercada por um campo de força invisível - a Magnetosfera, que se extende para além da órbita da Lua. Esse escudo protetor, cujas linhas estão representadas em azul na imagem ao lado,  é criado "pelo movimento de rotação do magma dentro do planeta" (resumidamente é isso...). Ao lado observe que as linhas desse escudo protege a Terra e redireciona (deflete) parte da ejeção de massa coronal que vem do Sol para longe. Outra parte dessas partículas carregadas são aprisionadas por essas linhas, que as direcionam para os polos e criam os efeitos das Auroras ao atingirem a atmosfera.

Veja no esquema abaixo detalhes de como funciona a Magnetosfera. 
OBS.: a Terra e o Sol não estão tão perto assim ok??




Veja uma sequencia de imagens da explosão que ocorreu na noite dessa terça  captada  pelos olhos atentos do SOHO, satélite de observações solares (o disco no centro da imagem é uma proteção para tampar o sol de forma que as lentes captem apenas o que ocorrem em sua superfície e ao redor dele.  Note que a explosão captada sai do centro para cima)

ATENÇÃO: Os efeitos dessa explosão nao são visiveis ao olhar para o Sol. Por isso NUNCA OLHE DIRETAMENTE PARA O SOL E NEM APONTE SEUS TELESCOPIOS OU BINOCULOS SEM FILTROS APROPRIADOS!

 A outra tempestade solar desse ano foi no final de janeiro (lembro-me que estava em viagem de férias e passei o dia, ou melhor, a noite, olhando para o céu! É dela a imagem de fundo que publiquei na ocasião). Fortes tempestades também foram observadas em 2005, mas em curta duração.

NA MÍDIA

A Nasa liberou um vídeo com a explosão de terça:


Para visualizar como são essas tempestades, assista a reportagem abaixo:
Jornal Hoje, 8/3/12



Assista a um vídeo do portal R7 sobre os efeito desse fenomeno:


Na band essa notícia foi assim veiculada:


No portal IG tem uma reportagem bem legal, com links para outras fotos da tempestade solar e das auroras - clique aqui para ler.

A Revista Galileu publcou essa reportagem: Tempestade solar atinge a Terra hoje


Se você é daqueles que prefere uma linguagem mais técnica e específica, leia abaixo o que o portal Apolo11 publicou:

"  Uma ejeção de massa coronal (EMC) ocorrida próxima à mancha solar 1429 às 21h24 BRT do dia 7 de março se propagou pelo espaço em direção à Terra a 2200 km/s (7.92 milhões de km/h) e deverá atingir a magnetosfera terrestre nas primeiras horas da manhã de quinta-feira. O evento poderá provocar blecautes de radiopropagação, intermitências em equipamentos elétricos, reboots em computadores a bordo de satélites e dificuldades de travamento e sincronismo (lock) em receptores de GPS.
Essa anomalia magnética deverá durar por pelo menos 24 horas, quando é esperado um declínio dos níveis de ionização da ionosfera.   "


Leia também um trecho dessa reportagem publicada no portal Terra:

" Essa é provavelmente a mais violenta tempestade solar em quase seis anos, superando uma semelhante no final de janeiro, segundo Joseph Kunches, um "meteorologista espacial" que trabalha na Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

A perturbação solar, segundo Kunches, tem três estágios, dos quais dois já estão afetando a Terra. Primeiro, duas labaredas solares, movendo-se quase à velocidade da luz, chegaram à Terra, na noite de terça-feira. Elas podem afetar transmissões de rádio.
Em seguida, a radiação solar atingiu, na quarta-feira, o campo magnético terrestre, com possível impacto sobre o tráfego aéreo, especialmente perto dos polos. Satélites e astronautas em caminhadas espaciais também estão sujeitos aos efeitos dessa fase, que pode durar vários dias.
Finalmente, a nuvem de plasma emitida pela ejeção de massa coronal - que é basicamente um pedaço grande da atmosfera solar - deve chegar na manhã de quinta-feira à Terra.
Essa fase pode afetar o funcionamento de redes elétricas, satélites, oleodutos de GPSs de alta precisão usados em certas operações petrolíferas e agrícolas, segundo os cientistas. O GPS comum, como o dos carros, não deve ser afetado, segundo Doug Biesiecker, da NOAA."


2 comentários:

  1. Nossa prof° sou apaixonada pelo sol.É tudo muito interessante oque vc escreveu e também acredito que o mundo nao tem possibilidades de acabar.

    ResponderExcluir
  2. OLA PROF.FABIO!
    SE ALGUN ASTRONALTA ESTIVER NUMA ROTA QUE UMA TENPESTADE SOLAR PERCORRIRIA ELE TERÁ CHANCE DE ESCAPAR?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.