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segunda-feira, 16 de abril de 2012

Laboratório - Efeito Estufa: "Vilão" ou "Mocinho"?

Esse foi o tema de nossa última aula de laboratório quando aprendemos brincando o que é o efeito estufa. O objetivo era responder a pergunta:  "Efeito Estufa: Qual é a sua?".

Atualmente muito se fala sobre efeito estufa devido aos indícios de aquecimento global.  Mas saiba desde já que esses são fenômenos distintos, e como digo para meus pequenos, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!".

Essa aula complementou as aulas "teóricas" que as turmas tiveram em sala com as professoras Chris e Marion. Apesar de didaticamente simples,  a interação dos pequenos com o experimentos que fizemos permitiu uma aprendizagem muito significativa para todos!

Para comprovar isso peço a vocês, meus pequenos cientistas, que vivenciaram essa aula, para registrem aqui no blog o que voces aprenderam!  

Essa aula foi planejada seguindo a dica de um grande amigo - ele dizia algo do tipo "Faça de maneira simples, mas não seja simplório" (Albert Einstein).

Preparados??

Quase diariamente ouvimos notícias sobre o Efeito Estufa e o Aquecimento Global. De fato há uma relação entre eles, mas te garanto que não é essa que falam!
Uma das maneiras para compeender essa relação corretamente é Olhar para o Céu! Principalmente para nossa atmosfera e para a de outros planetas. E foi assim que a aula começou...

Considere dois planetas: UM COM atmosfera e OUTRO SEM. Tem idéia de quem podem ser eles? 

(Tempo para pensar...)

Isso! Provavelmente você acertou: a Terra é um dos planetas do sistema solar que possui uma atmosfera (para nossa "sorte"!).  Mas poderia ser Vênus, Saturno ou Urano. O outro pode ser .... Marte, Mercúrio, Plutão (provavelmente). Vamos escolher Marte, por exemplo, pois apesar de ter uma atmosfera, é  muito "fininha", quase inesistente. Portanto o que acontece por lá é bem diferente daqui... veja uma imagem deles para ter uma idéia de seu tamanho:

Uma vez escolhidos, o próximo passo é entender o que a atmosfera faz a um planeta. Essa pergunta é aparentemente complicada de responder... mas vamos uma coisa de cada vez! Iniciaremos com o mais simples: 

1) O que é a Atmosfera? Do que ela é feita?
A atmosfera é a camada gasosa que envolve um planeta. Ela é uma mistura de vários gases diferentes. No caso da Terra, os principais gases são Nitrogênio, Oxigênio e - talvez o mais importante - Água! Há outros gases, como os famosos gas carbônico, e o metano...

Bem, isso é o que você ouve em todo lugar... o que ninguem fala e (mais importante) comprende, é a relação das quantidades desses gases em nossa atmosfera: o Nitrogênio (N2) representa 77% de todos os gases que a compõem; o Oxigênio (O2) representa 21% ... a água (líquida e gasosa) representa  1% dos gases... parece pouco?? Então saiba que todos os outros gases equivalem a menos do que a porção de água - o Gas Carbônico (CO2), por exemplo, equivale a  0,039% de nossa atmosfera!!   O Metano  (CH4) representa 0,0002%...

Veja na foto abaixo como essa mistura de gases foi representada com a turma do 5ª A:
 

Permitam-me aqui chamar didaticamente essas pequenas porções de "pequenas sujeirinhas" na atmosfera... (guarde essa idéia pois vou usá-la adiante...).

Nesse momento você leitor consegue perceber que existe muito mais água na atmosfera do que "poluentes" ,como o gas carbônico, certo? Mas onde ela está?    A parte mais perceptível está na forma de núvens!   


2) Fazendo Nuvens dem laboratório
Como todo bom físico e cientista de plantão, sempre temos alguns "truques" - um dos mais legais é como fabricar núvens!

Meus jovens cientistas do 5ºano já sabe que nuvens não são de algodão: são formada por água, em seus 3 estados físicos, mas principalmente no estado de vapor (SIM, na núvem tem gelo!), como o vapor que se forma ao tomar banho, por exemplo. Esse vampor fica se mexendo em seu banheiro, como as núvens do céu... em alguns momentos elas condensam, grudam, em alguma superfície (como a do espelho ou do box) e ai viram gotinhas - assim como a chuva!

LEIA DE NOVO o que falei acima: para uma núvem se formar devemos ter alguma coisa para que o vapor "grude" (ou se condense). Lembra daquela "sujeirinha da atmosfera" que falei antes? SIM! As pequenas porçoes de outros gases na atmosfera servem como fixadores para a agua, que se agregam e fazem a núvem crescer!   (claro que não são todas... algumas delas adoram água, e atraem as gotículas de agua - essas partículas são chamadas  tecnicamente de núcleos de acresção).

Para entender a proxima etapa devemos compreende como as núvens se formam e o que elas fazem com o planeta. Para isso, precisamos de núvens... 

Ai vai a lista de material para sua nuvem doméstica e particular!   SIM - podemos fabricar núvens!!!!
1 garrafa pet (qualquer tamanho), agua, papel e fósforo

Faça assim: coloque água um pouco menos da metade da garrafa. Sua garrafa terá uma boa amostra de ar (atmosfera) e água (líquida, como na superfície). Acrescente agora um pouco de "outros gases" queimando um papel dentro da garrafa de forma a aprisionar a fumaça da queima (a fumaça é basicamente CO2).  Agora tampe bem a garrafa e a aperte com força várias vezes seguidas ... o que você vê formar dentro da garrafa??

(eu é que não vou falar... faça ai e depois me fala!!! Quem fez descreve ai o que acontece...)

Didáticamente a garrafa faz o papel da atmosfera aprisionada ao redor do planeta pela Gravidade (mas calma ai: a gravidade é assunto de outro post, ok?!?!?!). 

Veja a grande núvem formada por meus pequenos cientistas do 5ª A:


Complemento aqui que núvens de verdade se formam entre 2000m e 5000 m de altitude, na camada mais baixa da atmosfera - a Troposfera -  pois é nessa região que concentra-se grande parte da água e das "sugeirinhas" da atmosfera.

E o que as núvens fazem ao planeta?
O tão famoso EFEITO ESTUFA!

3) Simulando o efeito estufa
Para sentirmos o que é o efeito estufa, analisamos o que acontece com os planetas escolhidos no início da aula quando sofrem a ação do Sol. Para isso, representamos o Sol como uma lampada acessa, planeta sem atmosfera como nossa mão e o planeta com atmosfera com a outra mão dentro de um saco plástico.

Ao aproximar os planetas (nossas maõs) do Sol (lâmpada), notamos que....

(alguem pode dizer ai??)

Faça antes para sentir o que meus pequenos sentiram... Veja ao lado como fizemos isso na aula:

Tempo pra fazer!!

......

Tá bom, eu digo o que meus pequenos já experimentaram: o SEM atmosfera esquenta mais rápido, mas quando o tiramos de perto do Sol, esfria bem mais rápido também!  Já o planeta COM atmosfera mantêm sua temperatura depois de ter sido retirado de perto do Sol. 


E o que isso significa?

De alguma forma, a atmosfera aprisionou o calor do Sol no planeta - e isso é o Efeito Estufa! É o simples processo de reter calor em um planeta! E a grande responsável por isso é a atmosfera, pois nela encontramos.... núvens, formada por .... AGUA!    Ao lado está a prova!

Demonstrei utilizando essa sequência didática que o efeito estufa na Terra está relacionado com a grande quantidade de água em nossa baixa atmosfera (que é o conceito científico correto!).

Ah, esqueci de falar: como a atmosfera aprisionou calor?
Simples: olhe o que se formou dentro de nossa atmosfera de laboratório (a sacola e na sua mão - veja as fotos de novo....): SIM, vapor de água, devido a evaporação com o calor do Sol. Uma boa parte do calor do Sol ficou aprisionado no vapor.
(claro que o processo tem bem mais detalhes técnicos envolvidos, mas permitam-me simplificar a explicação ao pequenos dessa foram... tudo a seu tempo!)

4)Efeito Estufa é uma coisa boa ou ruim?
Creio que a esse ponto você já pode tirar suas  conclusões...

Mas só para ter certeza, o efeito estufa é essencial para a vida pois sem ele não seria possível haver água liquida na superfície de nosso planeta! Marte tem muita água, mas está congelada a alguns metros abaixo da superfície do planeta.

Sendo assim o efeito estufa é....
(você completa...)


5) E o aquecimento global?
Bem, essa é a parte que não é bem o que falam por ai... 

O Efeito estufa mantêm a temperatura de nosso planeta em torno dos 18ºC. Em Vênus, sua atmosfera é riquíssima em CO2, e o efeito estufa lá é bem mais intenso: é o planeta mais quente do sistema solar, mesmo estando mais longe do Sol do que nós - a temperatura média do planeta está em torno de 440ºC!  Abaixo vai um esquema com a diferença entre essas duas atmosfeas ao receber a energia (Luz) do Sol:


Claro que a Terra não vai chegar nesse ponto, mas o aumento de partículas poluentes (ricas em carbono, que é um material que "retem muito calor") pode aumentar e muito o aprisionamento de calor na atmosfera, assim como o vapor faz. A consequência: a temperatura do planeta pode subir, causando vários estragos pelo globo.

Aproveito para mostar ao lado um comparativo da temperatura de alguns planetas... 

Quem é o grande responsável por isso? Dizem que é o homem, os paises ricos, as erupções solares.... na realidade, ninguem sabe dizer quem é o grande resonsável pois a Terra é um planeta vivo, e tudo está interligado... O que sabemos é que temos sim certa parcela de culpa, e obrigação de mudar certos hábitos para diminuir a emissão de poluentes (seja pela emissao de veículos, fábricas, de grandes pastos de gado, de alagamentos para construção de usinas hidrelétricas, pela queima de combustiveis fósseis .....)



(Cabe aqui um momento para um raciocínio físico: se a temperatura subir, teremos mais evaporação, e mais nuvens.  Elas por sua vez, bloqueiam a incidência de luz solar na superfície, que esfria a superficie e diminui a evaporação.... entende a complexidade ?  Leia o infográfico do jornal Zero Hora abaixo - clique na imagem para ampliar)



6) Resumindo...
Se eu reproduzi corretamente nosso raciocínio da aula, você deve ter percebido que o efeito estufa é algo fundamental para a manutenção da vida pois ele mantem a temperatura média do planeta a níveis que permitem a água existir em seu estado líquido.

Esse é um processo físico natural de todo planeta que possui atmosfera, alguns de forma mais intensa do que outros (como é o caso de Vênus se comparado a Terra).

O efeito estufa pode ser intensificado quando despejamos particulas que "guardam calor" na atmosfera, como o Gas carbônico e o Metano. Isso pode gerar um aquecimento de todo o planeta, provocado pelo homem.

Simples assim...

 

41 comentários:

  1. Fábio, a aula do laboratório foi ótima pois os alunos puderam vivenciar tudo o que aprenderam em sala de aula. Saíram de lá entendendo como ocorre o precesso do efeito estufa e aposto que nunca mais irão esquecer.

    Christianne, professora 5 ano C

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  2. Oi Fábio, estou amando acompanhar suas aulas com o 5° ano A!!! Vejo os alunos interessados, curiosos e o melhor, envolvidos no contexto, aprendendo e compartilhando ideias. Bom mesmo é saber que as descobertas não ficam só em sala, mas "explodem" em conhecimento e vivência.
    O cotidiano dos nossos pequenos cientistas é composto por um show de imagens e sensações, que estou seguindo bem de perto!

    "Aprender a aprender"

    Bela dobradinha, Marion e Fábio.

    Beijos

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  3. Eu adorei a ultima aula .vou colocar uma informação:
    na aula de laboratório a que fizemos o efeito estufa a mão que não estava com a sacola ficou quente, e depois a mão da sacola ficou mais quente ainda.formando o efeito estufa.


    Adorei o seu blog.
    BJS :CAROLINA 5 ANO C

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  4. Adorei essa última aula nossa, foi muito legal e bem cientifica e ao mesmo tempo divertida. Aprendemos muita coisa legal com os baloes. Foi legal correr lá no meio da sala e formar duplas como se fossemos os gases oxigenio e outros gases gabriela 5 ano c

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  5. Olá professor Fabio, as duas experiencias foram muito interessantes, a propósito, a da atmosfera estava quente.
    A de sala foi bem divertida e instrutiva. Pesquisamos mais sobre os gases é descobrimos muito que a camada de ozonio tem muitos buracos grandes.


    Enzo e Beatriz 5 ano c

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  6. Olá Fabio achamos a última aula muito interessante e legal ,sabe o que nos aprendendemos? Que o oxigênio não fica sozinho no espaço.

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  7. Ola professor, eu adorei essa aula e pelo que eu lembro 3 oxigenios dão ozônio,1 carbono e 2 oxigenios dão co2.E quando a luz do sol bate neles eles se separam, mas logo se juntam novamente e quando há outros gases perto eles se juntam com esses gases.

    um beijo e um queijo.De Fernanda e Ricardo

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  8. Prof Fabio nós , Wali e Duda Caprilhone gostamos da sua u]última aula e do seu blog.A última aula nos aprendemos sobre efeito estufa, que foi muito legal, pois sentimos na mão quando colocamos o saco plástico perto da luz!!!


    DE:Wali e Duda

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  9. Foi ótima a aula ,nós aprendemos muito na sala de laboratório.Com uma sacola em uma mão e a outra vazia, com as duas mãos na lâmpada como se fosse o Sol muito interessante.

    Ass:Miguel 5 ANO C

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  10. É, realmente essa última aula aprendemos muito sobre o efeito estufa, no final da experiência a "mão com o efeito estufa ficou mais quente".

    Rhuan e Gabriel Araujo T.!!!

    5°ano C

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  11. Amei a aula professor fa

    Fábio, eu aprendi que os gases são muito importantes,e aprendi também que o efeito estufa acontece por causa do vapor da água para a atmosfera,e a nossa última aula de laboratorio foi d+ muito legal mesmo.
    BJS ISA

    5°ANO C

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  12. Na aula de laboratório que fizemos o efeito estufa a mão que não estava com a sacola ficou quente,e depois a mão da sacola ficou mais quente ainda.Formando o Efeito Estufa.
    Para formar uma nuvem prescisa de água e fogo com fumaça preta.

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  13. Professor Fábio, achei a sua aula
    excelente!Porque você nos mostrou brincando sobre os gases e o efeito estufa.

    Bj:Nina 5anoC

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  14. Eu gostei muito da aula, e é muito importante os gases na atmosfera .
    5°ano C João Gabriel

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  15. Gostei de sua experiência sobre o efeito estufa.Tenho uma pergunta: se não existisse a camada de ozônio em quanto tempo iríamos morrer? Seu blog tem muitas informações da galáxia, desse jeito acabarei me transformando num astronomo!

    Rafael Mendes 5 ano c

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  16. Obrigado pelos comentários meus pequenos cientistas!

    Esse espaço é para isso mesmo: todos podem (e devem!) registrar aqui para compartilhar o que aprenderam e ajudar os demais na compreensão dos fenômenos que vimos.

    Agradeço em especial à Chris, Marion e Lilica que sempre me acompanham (e se vislumbram) nessa jornada pelo saber!!!

    Vejo todos vocês no futuro!

    Abraços a todos!

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  17. O efeito estufa pode danificar algo?
    assinado Diego e Henrique

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  18. oi fabio a aula foi bem divertida quando a gente aprendeu sobre efeito estufa e quando a gente aprendeu como fazer nuvem foi ainda mais legal Carol e Hannah 5ºB

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  19. Fabio adorei sua teoria quero aprender muito mais sobre o efeito estufa.

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  20. Ola professor Fabio,

    Gostaria de saber o que nós iremos fazer na nossa proxima aula de astronomia ?



    Ana Luiza 5ºano B-Marion

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  21. Ola Prefessor Fabio!

    O efeito Estufa é otimo para o nosso planeta pois ele conserva o calor no nosso planeta.


    Luiza 5 ano B

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  22. oi Fabio,é a Elisa que esta falando.
    A esperiencia foi muito divertida!!! Eu queria saber se posso fazer em casa???

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  23. Oi Elisa. Pode fazer a experiência em casa sem problema! Alias, proveite para explicar o que aprendeu para seus familiares!
    E divirta-se com eles também!

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  24. A aula de laboratório foi muito massa, adorei quando nós fizemos aquela nuvem!!!

    O efeito estufa conserva todo o aquecimento global, quando nós poluimos o planeta forma nuvens de sugeira

    Exemlo:Quando as índustrias ficam produzindo aquela fumaça, suja nosso óxigênio

    João Rodrigues 5a

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  25. Afinal o que é EFEITO ESTUFA???


    Elisa 5ano B Marion

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  26. Olá professor Fábio.

    Adorei a aula sobre o efeito estufa, e gostaria de saber se, sem o efeito estufa,aconteceria algo ruim para o nosso planeta?

    Maria Fernanda 5°ano prof. Marion

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  27. Fabio, efeito estufa é sempre bom para nós?
    Carolina 5ºano B

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  28. Fabio se a camada de ozônio for destruida no norte da terra vai acontecer alguma coisa com o sul?
    Fabio sem querer eu copiei duas veses a pergunta
    Carolina 5ºanoB

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  29. O efeito estufa manem a temperatura de nosso planeta em mais ou menos 18 graus.

    A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O3), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra.

    Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos. Numa noite escura, pode-se ver entre 1000 e 1500 estrelas, sendo que cada estrela pertence a alguma constelação. As constelações nos ajudam a separar o céu em porções menores, mas identificá-las é em geral muito difícil.

    Igor Zak 5 ano a Marion

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  30. as temperaturas são muito baixa durante a noite o frio é intenso...é porque a lua não tem atmosfera prof° Fabio?


    Marcela Vieira Gambogi de Mendonça 5°ano A

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  31. Porque tem tanta água no planeta e ele se chama terra
    joao felipe 5ano b

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  32. Porque a água no sai
    do planeta

    joao felipe 5ano b

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  33. João Felipe: sua observação é simplesmente demais!
    Nosso planeta poderia chamar-se Planeta Água mesmo...
    Alias, o músico Guilherme Arantes fez uma música justamente com essa observação - chama-se Planeta Água. Acesse o link http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/ e conheça a música... depois me diga o que achou!

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  34. A Carol perguntou se caso a camada de ozônio seja "destruida no hemisfério sul", o que ocorrerira no hemisfério norte...

    Carol: a camada de ozônio é única; ela não é divida em norte e sul....ela é uma camada de gás, certo? E o gas quando "falta" em um local, ele "sai" de onde tem mais e vai para onde tem menos... Isso tudo "carregado" pelos ventos. Sendo assim, a camada de ozônio (e todo o resto da atmosfera) move-se e molda-se por todo o planeta. Portanto, ela nao pode ser destruída apenas em um local...

    Aliás, notou que sua pergunta contribui para que entendamos melhor a incorreta idéia de "buraco" na camada de ozônio?

    Pelo que eu explico acima, a idéia de buraco é incorreta... o certo é falar que essa camada de gás se atenua, se afina.

    Obrigado por me permitir explicar isso Carol!

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  35. ola fabio,eu adorei a ultima aula foi muito legal,mas eu tentei fazer em casa mais nao teu muito certo a experiencia da nuvem Alana 5ºano a

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  36. Oi Alana!
    Fiquei muito feliz ao saberque você tentou reproduzir em casa o que fizemos em sala! Sabia que esse é um dos passos que cientistas de verdade fazem? (a reprodução de fenômenos permite compreendemos melhor!).
    Então vamos la: para lembra-la, você deve adicionar agua pouco abaixo da metade de uma garrafa (de qualquer tamanho). Ai, adicione um pouco de "gas de sujeira" (tipo, a fumaça de um papel queimado). Ai feche bem a garrafa e aperte e solte a garrafa, bem forte, várias vezes seguida... quanto mais apertar, mais nuvens se formarão na garrafa.
    Tente fazer de novo - chame seus familiares para ajudar e assistir. Depois volte e me diga o que aconteceu.

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  37. O efeito estufa não é o vilão e sim o mocinho, porque ele é quem deixa a temperatura terrestre estavel para que haja vi- em nosso planeta.




    Ana Luiza 5ºano B - prof:Marion

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  38. Olá professor Fábio,
    nessa aula sobre o efeito estufa,eu aprendi muito sobre a atemosfera.Eu achei muito interessante quando fizemos a esperiência em que tivémos que simular o efeito estufa.Achei essa sua idéia muito divertida de aprendermos brincando.
    Acho suas aulas muito diferentes interesantes e divertida.

    Um abração,Beatriz 5ºano B

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  39. O efeito estufa é bom para o planeta Terra, porque ele deixa a temperatura estável para haver seres vivos.Se não houvesse o efeito estufa, não haveria água liquida.


    Micaela 5ano b

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  40. APRENDI QUE O EFEITO ESTUFA OCORRE QUANDO PARTE DA RADIAÇÃO INFRAVERMELHA É ABSORVIDA POR GASES PRESENTES NA ATMOSFERA. COM ISSO O CALOR FICA RETIDO, O QUE É IMPORTANTE PARA MANUTENÇÃO DA VIDA. O QUE NÃO É BOM É QUANDO O EFEITO ESTUFA FICA ALTO DEMAIS, ESQUENTANDO MUITO O MUNDO. LUIZ GABRIEL

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  41. Olá prof Fábio,
    eu adorei a última aula, o efeito estufa não se identifica como vilão e sim como mocinho, pois se não existisse efeito estufa não haveria água líquida, vida humana. Também ele mantem a temperatura estável do nosso planeta.

    Beijo,Heloisa 5ºB

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