Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Olhando para o céu.... e ligando os pontos: Constelações

Uma das coisas mais legais de se fazer ao ficar olhando para o céu é brincar de ligar os pontos...

Nas "remotas" épocas em que as luzes das cidades não "poluíam" o céu noturno,  as pessoas esperavam pelo anoitecer, para começar a ligar com linhas imaginárias os pontinhos que surgem assim que o sol de põem.

Esse hábito parece ter sido comum a inúmeros povos ao redor do planeta, registrado de diferentes formas desde as eras mais antigas da história da civilização. 

Incontáveis são as formas de se conectar as estrelas no céu - dai a variedade de figuras e histórias disseminadas há muito tempo entre diferentes culturas.

Quer conhecer algumas dessas histórias? Então já vai pensando em que figura criar ao ligar as estrelas do céu, e que histórias inventar para elas!

"Ligando os pontos"
 É algo intuitivo, natural, quando nos deparamos a algum cenário... nosso cérebro foi projetado para identificar padrões, formas, para que nossa compreensão de algo seja possível.

Por isso, ao olhar para o céu, sem querer, imagens de pessoas, objetos, animais, .... começam a brotar em nossas mentes. Por mais que fiquemos "apenas" admirando-as, parece que automaticamente começamos a agrupa-las e  desenhar com os pontinhos, como fazíamos quando crianças...

Cada um de nós ao olhar para o céu pode agrupar as estrelas de formas diferentes, pelo simples fato de cada um ter um "jeito" diferente de ver as coisas... esse "jeito" é afetado pela nossa cultura, idade, experiência de vida, lugar e forma onde moramos, etc.

Veja como isso funciona: se você por acaso mora no polo norte, vê a sua volta.... neve! então é natural que veja isso no céu também...


O que você vê no céu só depende "do que tem na  cabeça":


Creio que já deu para entender um coisa muito importante: as figuras no céu não existem de verdade! Estão na nossa cabeça! E para vê-las, temos que compartilhar nossos valores e forma de ver o mundo! E para isso devemos compartilhar e respeitar opiniões!


"Astronomia é uma ciência que forma o caráter" (Carl Sagan)

Diferentes povos, das mais variadas épocas e lugares na história da humanidade, ligavam os pontinhos do céu seguindo seus valores, costumes e crenças.


Para a astronomia, que figura há no céu não é o mais importante... O fato é que  constelações servem como  um mapa, dividindo as regiões do céu em partes menores, o que facilita e muito a localização das estrelas! E isso funciona exatamente como as divisões políticas de estados e países pelo mundo...

Por exemplo: quando falamos da estrela Sírius, a mais brilhante no céu, a indicamos como uma estrela da constelação de Cão Maior.  Em sua vizinhança está Órion, cuja estrela mais brilhante é Betelgeuse.

Para ver as constelações não precisamos de telescópios ou binóculos...basta ficar Olhando para o Céu! Mas sempre existem alguns brinquedinhos legais por ai.. um deles é um projetor, que funciona como um abajur: ele ilumina a parede de seu quarto com as estrelas, e você pode ligar os pontos deitado em sua cama!


As histórias que cruzam os céus

Em algum momento de nossas vidas, nos deparamos com histórias fabulosas de seres e objetos que foram "levados ao céus pela vontade de algum deus mitológico" ou "pela simples vontade de algum observador que registrou o que via".


Constelações Atuais
Uma ótima forma de identificar as constelações é utilizar o software Stellarium. Ele é um ótimo mapa estelar, e sobrepõem às estrelas as linhas que as unem e as imagens que as agrupam em constelações. Considero ele como a versão da era digital das tão utilizadas cartas celestes. Abaixo mostro duas cartas criadas pelo grupo de Astronomia da UFRGS. Para usá-los é bem simples: imprima e oriente a marca (triângulo preto) para o Norte.

Mapa celeste que mostra as constelações e estrelas do Hemisfério SUL:

 Mapa Celeste que mostra as constelações e estrelas do Hemisfério NORTE:
fonte:

http://eternosaprendizes.com/2009/06/13/contelacoes-universe-today-publicou-um-guia-completo-com-as-88-constelacoes/

Outra forma muito comum é usar seu Ipad ou Iphone... com o programa The Night Sky... é inacreditável (alias, como tudo no  Iphone): basta acionar o programa e apontar o telefone para a região que deseja ver - ele mostra "em tempo real" as estrelas dessa região e acompanha o movimento que fizer!  Só vendo pessoalmente isso pra entender o impacto que instrumentos assim trazem a pequenos astrônomos e iniciantes!

Para saber mais sobre programas para ver o céu clique aqui.

Atualmente 88 são os agrupamentos de estrelas reconhecidos pelo mundo. E a maioria foi "criada" há muito tempo, há mais de 4 mil anos (e principalmente pelos gregos). Essas história são fáceis de achar pela net. 

Mas confesso aqui que eu fico muito mais animado com as histórias que uma aluninha do 5°ano C nos conta durante as aulas: ela é descendente de libaneses (estou certo??) e, de acordo com seus costumes, possuem outras explicações para as constelações e estrelas do céu.  FERNANDINHA: suas contribuições são uma aula de respeito e humildade - obrigado  !!!  Espero poder contar sempre com suas colocações...


Se você não sabe quais constelações podem ser vistas durante o ano, então descubra navegando nessa animação veiculada pela revista Veja em 19/2/2009: (clique aqui caso não apareça abaixo)



Constelações do Zodíaco

Talvez as constelações mais conhecidas sejam as 12 que fazem parte do zodíaco (associadas a um certo período do mês, quando o Sol "passa por elas"). Aí vai, como prometi aos meus pequenos, uma tabela bem simples com os dias do ano associados às constelações (e portanto, ao seu signo):

 
A maior constelação zodiacal é de Virgem, que ocupa uma área no céu que leva em torno de 46 dias para o Sol atravessa-la. A menor é de Escorpião, com apenas 6 dias.

Tais constelações ocupam uma área do céu que coincide com a trajetória do Sol (chamado de equador Celeste). 

Se você leu direito, há uma constelação  que foi excluída de nosso calendário: a de Ofiúco (o  caçador de serpentes dos Gregos).

Para entender essas e outras histórias, recomendo assistirem ao episódio "Constelações", da série "O Universo" (45min):


Também recomendo assistir ao ABC da Astronomia, produzido pela TV Escola:


Lembre-se de fazer seus registros no campo de comentários ok?

28 comentários:

  1. OLA PREFESSOR!

    ENTENDI NAS AULAS QUE VOCÊ DEU QUE AU ANOITECER,SE ESTIVER PERDIDO,VOCÊ PODE SE LOCALIZAR EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO,SÓ OLHANDO O CÉU.
    ADORO SUAS AULAS!
    BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Luiza!!
    E vamos praticar isso quando fizermos nossa tão aguardada noite de observações!
    Obrigado pelo apoio!
    Volte sempre e compartilhe conosco outras coisas que voce aprender...
    super beijo pra voce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou anciosa com a noite de observaçães.Espero aprender a identificar mais claramente.beijos!

      Excluir
  3. as costelações dos meses são legais, mas porque a 13 constelação e mes foi esquecida?

    ResponderExcluir
  4. Ola professor Fabio, nas suas aulas eu aprendi que as conste-lações são cridas pela imaginação das pessoas. E os antigos navegadores se orientavam pelas estrelas.
    Gosto muito da sua aula porque ela me ensina coisas importantes para o meu futuro.


    Ana Luiza 5ºano B

    ResponderExcluir
  5. Ola professor Fabio!Eu aprendi que as constelações nos ajudam a se localizar,tambem aprendemos que as constelações vem da nossa imaginação.


    Giovanna Q.Geronazzo 5B

    ResponderExcluir
  6. Ola prof Fabio eu adoro as suas aulas de astronomia e ciências - Fernanda do 5° ano C.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fábio,
    Na sua aula sobre constelações aprendi que podemos nos localizar em florestas, mares, desertos e em qualquer outro lugar, apenas olhando para o céu e observando as estrelas. Aprendi também que se olharmos para o céu e tentarmos ligar as estrelas, formando figuras, nós apenas conseguimos enxergar coisas que vemos no dia-a-dia.
    Beijos, Beatriz 5º ano B - profª Marion

    ResponderExcluir
  8. A CONTELAÇÃO É UMA ÁREA FORMADA POR ESTRELAS IMPORTANTES, SE JUNTA UMAS DAS OUTRASNO CÉU NOTURNO.
    CADA PESSOA IMAGINA UM DESENHO DIFERENTE.
    LUIZ GABRIEL

    ResponderExcluir
  9. Fabio as pessoas antigas, que davam diferentes nomes e ligavam os pontos para distinguir as estrelas

    ResponderExcluir
  10. Fabiio os astronomos, sabem e decoram todas as estrelas que tem no céu

    ResponderExcluir
  11. Olá anônimo.
    Os nomes das estrelas foram dados durante a história da humanidade sim. Os astronomos padronizaram esses nomes para não haver 2 nomes iguais OU nomes diferentes para um mesmo astro (essa história está no video que postei....
    Porem, nao dá para garantir que TODOS os astros tenham nomes pois nem todos foram descobertos... Procure pelo meu post "Fique Famoso Olhando para o céu" para entender que VOCE pode descobrir um astro sem querer, e ele pode receber o seu nome!! (veja o post que falei!).
    Era isso. Obrigado por sua pergunta!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom e, como que os pesquisadores fazem para nomear uma estrela?

    Letícia 5°a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua pergunta é simples e muito interessante!
      existem regras para nomear estrelas e astros celestes. Cientificamente as estrelas são batizadas de acordo com informações astronomicas referente a sua posição, distância, tamanho brilho.... o que gera nomes como gliese463 ou Wolf356.
      em geral esses nomes não são os que mais chamam nossa atenção, por serem complicados e agruparem letras e numeros... Por isso é mais comum lembrarmos de uma estrela ou de um astro pela homenagem que é feita a seus descobridores: é comum um astro ser batizado com o nome de quem o descobre...
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  13. Olá, Fábio! Eu sou escoteiro, e lá nós damos os nomes às tropas escoteiras à partir de constelações. O nome da minha é Scorpius.

    Ah, meu signo é de Escorpião ou Sagitário. =D

    ResponderExcluir
  14. OI NOS SOMOS GIOVANA LILIANE NOS QUEREMOS SABER QUANTAS FORMAS FORMADAS POR ESTRELAS SÃO EXISTENTES NO UNIVERSO?

    ResponderExcluir
  15. fabio eu quando morei na europa eu de vez em quandodeitava no parque e via as estrelas e a lua

    ResponderExcluir
  16. Profe, gostamos das imagens que você escolheu para este tema. Também achamos interessante a forma que foi narrada esse texto.

    ResponderExcluir
  17. Oi professor Fabio, eu gostei muito das constelações.

    Bentinho 5 A

    ResponderExcluir
  18. ooolá professor FABIO, compreendi, finalmente a questão de ligar os pontos, conforme as posições da estrelas, e eu nao sabia que tinha a ver com Historia!!!!

    ResponderExcluir
  19. que legal larissa trapp 5b

    ResponderExcluir
  20. Oi Fábio . Quantas constelações existem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo.
      A Sociedade Astronômica internacional (SAI) padronizou 88 constelações, que são as que utilizamos atualmente.
      Porém, cada cultura ligou os pontos pelo céu de formas diferentes, criando constelações diversas.
      Dessa forma, não há uma resposta certa à sua pergunta, mas sim, convenções: para a SAI são 88, mas para um indígena brasileiro, por exemplo, são outras... para um oriental outras... entende ?
      Obrigado pela pergunta!

      Excluir
  21. Eu conhecia essa historia mas achei muito interessante. Eu aprendi que as estrelas tem distancias diferentes.

    ResponderExcluir
  22. Oi professor tudo bem?
    Nos videos que eu acabei de ver (18:26) eu vi que as estrelas não estão todas na mesma distância, é difícil de saber a distância de cada uma, achei muito interessante os videos. Tchau Pietro 5º C

    ResponderExcluir
  23. Manuela 5°C Colégio Integral
    Ainda não conhecia muito bem o assunto, os vídeos me ajudaram muito!Achei bem interessante,informativo e bem legal.

    ResponderExcluir
  24. Manuela 5C
    Ainda não conhecia muito bem o assunto mas, os videos me ajudaram bastante. Achei eles bem informativos, interessantes e legais
    beijos...

    ResponderExcluir
  25. oi professor Fábio.
    Eu gostei muito dos vídeos, achei muito interessante entender a importância das estrelas antigamente e saber quais são as mais brilhantes.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.