Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Está de Férias? Acorde cedo e veja um Alinhamento Planetário no céu!

Durante todo o mês de julho um evento interessante poderá ser visto no céu: o alinhamento aparente de três astros - Vênus, Júpiter e a estrela Aldebarãn, da constelação de Touro.
 (Foto de John Lafferty)
"A beleza e o brilho são tão grandes que é impossível não parar,
ver e admirar a bela conjunção!" 

Assim como eu, espero que você leitor concorde com essa frase veiculada na reportagem do site Apolo11 sobre esse fenômeno. Então, continue a leitura desse post para compreender melhor esse evento.


Eu realmente me surpreendi ao sair cedo naquela sexta, dia 29/06, último dia de aula, quando olhei para o leste e logo acima do horizonte vi três "estrelas" alinhadas na diagonal, como mostra a foto acima (mas essa é do céu da Austrália).  Todas muito brilhantes, como pode ver.  No alto a esquerda, Júpite r; no centro, Vênus - a mais intesa; a direita Alderarã, estrela da constelação de Touro. Nesse horário (próximo das 7hs) não consegui ver as plêiades (pois já era claro), mas estavam mais alto a esquerda, como ilustra a foto acima.

Abaixo estão 2 representações do alinhamento desse mês. Dá para ver as constelações da região, em especial, Touro e sua vizinha Orion (facilmente identificada pelas "Três marias").




Alinhamentos como esse também são  chamados de conjunções e ocorrem com frequência. Podem envolver estrelas, planetas, asteróides, galáxias.... e são muito bonitos de se ver!  Em situações como essa, parece que o céu se prepara para "desenhar" algo novo, além dos desenhos que já conhecemos  - as constelações (falei delas outro dia - clique aqui para ler).  Abaixo está uma bela foto do céu o Irã, de dezembro de 2008,  que registra o alinhamento entre a Lua, Vênus e Júpiter.


Conjunções (ou alinhamentos) não são reais, são apenas aparentes, pois esses astros não estão de fato alinhados, nem mesmo estão pertos um dos outros. Esse efeito é uma "ilusão", uma peça que nosso cérebro nos prega quando olhamos para o céu e sem querer começamos a identificar padrões. Somente quem observa o céu de algum lugar da Terra é que tem a impressão de que esses astros estão alinhados. Se , por exemplo, você estivesse olhando para o céu em Marte não conseguiria ver esse mesmo efeito.


Na conjunção desse mês, Vênus é o astro que está mais perto de nós, a 54 milhões de km da Terra.  Júpiter encontra-se atualmente a 865 km. Achou longe?

A 65 anos-luz está a única estrela desse alinhamento, Aldebarãn. Isso representa cerca de 5,8 quatrilhões de km!!  

Apesar de ser 40 vezes maior que o sol, e possuir um brilho 150 vezes mais intenso, sua distância atenua muito sua luz.   Mas isso não ofusca seu brilho: Alderarãn é a estrela mais brilhate da constelação de Touro (ao lado). Facilmente identificada no céu por sua cor laranja, representa o olho do Touro. Ela é uma das guardiãs das Plêiades (um berçário de estrelas muito famoso no céu).

Como os astros estão em constante movimento, esse alinhamento "muda de cara" todos os dias. Esse alinhamento durará o mês inteiro e "formará" várias "figuras" diferentes, com astros diferentes, deixando o espetáculo ainda mais bonito!  
 
No dia 9 Aldebarã estará muito perto de Vênus.  No dia 14 de julho a meia-lua (a 14%) se aproxima muito de Vênus e forma um belo e iluminado triângulo celeste, como mostra a representação ao lado.

Os asteróides Ceres e Vesta também estarão nessa região do céu e serão envolvidos em eventuais alinhamentos, mas são muito mais "fracos" e dificeis de serem vistos. Mesmo assim estão representados na imagem ao lado.



Se alguem conseguir tirar alguma foto, compartilhe conosco! Coloque um comentário me avisando!!  (irei atualiazando o post a medida que conseguir tirar algumas fotos).

 

 
DICA PARA OBSERVAÇÕES: aproveite as condições atmosféricas dessa semana para olhar para o  céu pois no inverno o céu tem pouca umidade e aperenta mais "limpo" e "transparente", permitindo ver muito mais astros do que em outras épocas!


Confira alguns registros desse evento que colhi pela internet:
Aqui tem um vídeo feito na cidade de Itanhanhem-SP pela fotógrafa Meire Ruiz:


RECOMENDO acessar o site do fotógrafo argentino Luis Argerich (que adora tirar fotos do céu) para ver as belíssimas fotos que ele tirou sobre o rio da Prata, na cidade de Buenos Aires. Clique aqui e confira!   Ele adicionou algumas legendas para as estrelas que registrou - clique aqui para ver esse mapa do céu.

Segue uma foto muito boa  de Mark Gaffney :


Leia outras notícias sobre esse alinhamento e outros espetáculos desse tipo:
Blog do Diego de Bastiani, de Chapeco-SC, julho de 2012  (com fotos que ele tirou).
Apolo11, julho de 2012   (minha principal fonte para esse blog)
Sky and Observers, Julho de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.