Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Energia da Terra: a Física térmica aplicada a "geração" de energia geotérmica

Esse post vai especialmente para meus alunos do 9º ano!

Peço licença aos astrônomos (e demais curiosos) de plantão para registrar aqui um complemento didático às minhas aulas de física:  trabalho esse mês com os conceitos de termodinâmica, em especial, as formas de energia térmica, as diferentes maneiras de percebê-las e consequências de suas trocas. As discussões sobre aplicações práticas que tivemos em sala foram muito interessantes, e por isso deixo registrado uma excelente aplicação para os princípios que estudados: a "geração" de energia elétrica através de processos de troca de calor.

Esse é o objetivo da geração de eletrIcidade geotermal, que aproveita o calor interno de nosso planeta  para gerar eletricidade de maneira limpa e eficiente. A figura ao lado mostra um esquema bem simplificado desse processo. 

Para entender seus detalhes e de que forma a física térmica está envolvida nisso, recomendo assistir ao vídeo "O Poder da Energia geotérmica" do Natgeo que vinculo no final desse post.

A leitura desse post é obrigatória para meus alunos do 9º ano - vale a pena ver!

Em outro post mostrei os fundamentos físicos da física térmica e um exemplo de como esses conceitos simples foram aplicados na construção da mais alta ferrovia do mundo. (se você não viu esse post, então veja! Ele serve como um "resumão" de nossa aula e como revisão para o que mostrarei nesse post).

Dessa vez quero mostrar outra aplicação também simples, apesar de mais tecnológica, através do documentário "O poder da Energia Geotérmica" do Natgeo.

O vídeo é muito didático e revela de forma bem simples e direta como os processos de troca de calor estão relacionados a transformação da energia geotérmica em energia elétrica e que impactos isso gera ao ambiente.  Excelente e imperdível!





E ai: o que achou?
(responda às questões que indiquei no trabalho, blz?)

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.