Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Asteróide "Potencialmente Perigoso" passará raspando a Terra e a Lua

É isso memso! Um asteróide que foi descoberto no fim do mês de agosto passará raspando o sistema Terra-Lua  na metade do mês de setembro!  
Fonte: http://remanzacco.blogspot.com.br/2012/09/
close-approach-of-pha-asteroid-2012-qg42.html

Ao lado está uma foto bem de perto do "intruso", tirada no dia 4 de setembro por um grupo de astrônomos italianos do Virtual telescope.

Se você já ficou preocupado, continue a leitura para entender melhor essa situação (e fique "tranquilo", pelo menos dessa vez...).

Se você não ficou preocupado, então fique ! Leia esse post para compreender melhor fenômenos como esse...

Sobre o "intruso" em questão:
Foi olhando para o céu que um grupo de astrônomos americanos, do Catalina Sky Survey no Arizona identificou na noite de 28 de agosto (sim!, semana passada!) o asteróide batizado por 2012 QG42. Ele foi confirmado pelo grupo italiano Virtual Telescope que o classificou como "PHA" (asteróide potencialmente perigoso). Essa denominação é utilizada em asteroides que ultrapassam 100 metros e passam a uma distância de até dez vezes o percurso entre a Terra e a Lua.

Esse asteróide possui o tamanho equivalente a 3 campos de futebol (aprox. 200m) e viaja a uma velocidade de 11 km/s (relativa a Terra). Ao que tudo indica, no dia 14 de setembro passará por aqui "raspando", a apenas 2.8 milhões de km da Terra (7.4 vezes a distância da Terra  a Lua). O QG42 é proveniente do cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter. De magnitude 15, seu brilho é comparado ao de Plutão. O vídeo abaixo mostra sua trajetória e aproximação (em inglês), uma quase rota de colisão:




Ufa! Se foi isso que pensou, você está certo: 2.8 milhões de quilômetros é muito longe... mas astronomicamente falando isso é um raspão! (apenas 0,019UA, é muito perto, como mostra o vídeo).

Na mídia:
Notícias de asteróides em rota de colisão podem causar um certo desconforto num primeiro momento... Talvez por isso não sejam veiculadas na mídia em massa.... Porem, vale lembrar que a distância média da Terra a Lua é cerca de 380 mil quilômetros e, apesar desse asteróide estar perto pelos padrões astrônomicos, ele não estará tão perto assim... portanto, nao temos nada a temer - pelo menos dessa vez!


Na noite do dia 13 para 14 de setembro sites astronômicos irão transmitir a passagem desse astro - acesse o Virtual telescope  ou o site slooh.com para acompanhar esse evento!   Depois volte e deixe aqui seus comentários.

No passado...
O maior registro da passagem desses pequenos astros por aqui podem ser vistas na superfície de planetas e luas de nosso sistema solar: as vezes pequenos astros colidem com outros e deixam marcas na superfície. Essá é a principal origem das crateras lunares e marcianas.

Encontros astronômicos desse tipo sempre existiram. Já falei sobre isso nesse post do ano passado. A diferença é que atualmente temos um esquadrão de vários aparatos diferentes olhando para o céu  - e estão cada vez mais precisos e sofisticados.  Sabia que o Brasil possui um dos mais potentes telescópios para observar objetos desse tipo? Clique aqui para ler uma reportagem especial sobre essa ferramenta, que fica no sertao pernambucano (falarei com mais detalhes dele em um post futuro...)

São ferramentas assim que ajudam a encontrar corpos tão pequenos que se escondem pelo universo. O asteróide 2012 QG42 (sobre o qual escrevo nesse post), por exemplo, possui uma magnitude (um brilho aparente) maior que 15. Isso é muito mais "fraco" do que o olho humano pode perceber (que não passa da magnitude 6).  Somente com telescópios "potentes" (com abertura mínima de 30 cm) é possível encontra-lo - aponte oseu para a Constelação de Hércules (veja sua trajetoria na imagem abaixo).  Mesmo assim, a tarefa de identificar objetos assim não é nada simples! (se tirar uma foto dele com sua ultrapotente câmera fotográfica, ele seria muito menor que o ruido captado pelo ccd da  câmera...).

 (fonte: www.skyandtelescope.com)

Assim como esse "pequeno"  intruso, existem inúmeros outros por ai, que só são descobertos quando estão quase "em cima" da gente. A NASA possui uma página que vários astros pequenos identificados próximo a Terra. Clique aqui para vê-los (você pode se surpreender ...).

Apesar de toda tecnologia, o que mais  contribui para a identificação desses astros é o maior número de pessoas envolvidas na "patrulha" do céu. Muitos são amadores (como já falei em outros posts), e muitos destes aproveitam-se das facilidades oferecidas pela informática e eletrônica digital em geral. 

Por isso, continue sempre Olhando para o céu!

Curiosidade Histórica:
Descobertas de asteróides e cometas eram bem mais difícies no passado. Nos anos 80, as descobertas de asteróides e cometas eram registradas por filme fotográfico e as comunicações de tais descobertas eram feitas por telegramas à União Astronômica Internacional (IAU). Atualmente, até adolescentes munidos de boas cartas celestes e planisférios digitais e telescópios com câmeras CCD ou CMOS já descobriram supernovas!!! (também já divulguei informações assim por aqui...)


Em resumo: Está relativamente fácil descobrir algo novo no espaço hoje em dia. Qualquer um munido de uma câmera digital com alguns recursos (e nem precisam ser muitos), pode virar "artista" - no post passado eu mesmo divulguei minhas fotos do céu.


Num passado (atualmente "remoto"), o bom fotógrafo selecionava boas fotos numa sala escura, e perdia filmes interiros para conseguir registrar um única boa foto. A tecnologia atual "facilitou" e "democratizou" o uso da fotografia. Porém, a criatividade, a habilidade, o cohecimento e a lógica são grandes  diferenciais da fotografia científica moderna.

Apesar disso soar como uma crítica, espero que sirva como estímulo para que cada um use suas habilidades para experimentar e registrar eventos dos céus, ao invés de disperdiça-los com tantas bobagens pelo mundo (virtual) a fora.. Boas Fotos!


Um comentário:

  1. Esse post é incrivel,Fábio. Amei impressionante como um asteróide pode passar perto da gente.

    Diego 5ºano B

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.