Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 2 de dezembro de 2012

Procure Júpiter no céu de dezembro!

É fácil!  De novembro até janeiro o planeta Júpiter estará bem visível no céu pois durante esse período o maior planeta de nosso sistema solar estará mais próximo de nós, o que deixará seu brilho aparente muito mais intenso do que o habitual.

Na semana passada ele até resolveu brincar de "esconde esconde" com a Lua: abaixo está uma foto dessa brincadeira (chamada de ocultação). Nessa foto dá até para ver os  diferentes tons da atmosfera do planeta, que estava prontinho para se esconder atrás da Lua...

 Quer saber como encontra-lo no céu e o que pode observar? 

A ocultação

A foto acima, veiculada no portal Apolo11, foi registrada por Marco Antônio Coelho Goiato, de Araçatuba, que utilizou um telescópio de 200mm e sua câmera digital para caputar esse momento astronômico interessante: a Lua "passou pela frente" do planeta Júpiter, produzindo a chamada  ocultação do planeta pelo nosso satélite.

A ocultação é um evento astronômico parecido com um eclipse, quando um astro esconde outro. Nos dias 27 e 28 informações sobre esse evento foram veiculada intensamente pela mídia.  O jornal Gazeta do Povo  e o portal Apolo11 divulgaram fotos que circularam pelas redes sociais e destacaram que o evento seria perfeitamente visível do sul do país - não dava para deixar dever!  

Infelizmente, no momento do evento eu estava sem minha câmera ...Minha esposa e eu ficamos adimirando a Lua cheia (gigante por estar bem próxima do horizonte) e um ponto muito brilhante ao seu lado. Nessa noite Júpiter foi ocultado pela Lua por durante 90min.

Ainda bem que o pessoal do GEAE estava preparado para registrar o evento - clique aqui para ver as fotos e os vídeos feitos por esse grupo de astrônomos amadores. Abaixo, um registro dessa noite feita pelo fotógrafo e astrônomo amador Glauco Hass, de Curitiba:


ATENÇÃO:
Se você perdeu esse evento fique calmo! Pois nesse mês ele irá ocorrer de novo, e bem na noite de Natal! Então aproveite a ceia em família para juntos contemplarem essa ocultação, que deve ocorrer próximo da meia noite.  No dia 22 de janeiro esse evento acontece mais uma vez.


Localize Júpiter no céu
Acho que já deu para entender que é bem fácil achar Júpiter no céu durante esse mês: se você não sacou ainda, olhe para Lua! O pontinho bem brilhante que chama atenção perto dela é o planeta Júpiter.

No dia 28/11 ele apareceu bem perto do horizonte. Proximo das 20:30h estava ao lado da belíssima Lua cheia. nas próximas semanas ele passará pela constelação de Touro, bem perto da estrela Aldebarãn (a mais brilhante dessa constelação), como mostra  montagem ao lado.

Durante o mês de dezembro e janeiro ele cruzará o céu, de leste para oeste, e vai estar na noite de Natal bem alto no céu, novamente com a Lua cheia.  E próximo da meia noite, ele será oculto por ela novamente.

Júpiter bem de perto
A distância (média) da Terra até o Sol é de 150 milhões de km (=1UA). Júpiter orbita o sol a uma distância aproximadamente 5 vezes maior. Portanto, no período de novembro a janeiro Júpiter e a Terra estarão separados por uma distância média de 4 UA, o que representa algo próximo de 600 milhões de km.! 

Com essa aproximação, o planeta gigante (que é 11 vezes maior que a Terra) estará mais brilhante no céu. E com um bom binóculos ou uma câmera digital com um zoom ótico superior a 15x já é suficiente para ver até as 4 maiores luas de Júpiter.  Mas não vai pensando que é simples notar os contrastes da atmosfera do planeta ein... essa resolução de imagem ("qualidade de detalhes") só com telescópios.

Ao lado, Júpiter na companhia de duas de suas luas -  Io (embaixo, à esquerda na foto) e Ganímedes (em cima). A foto foi tirada em setembro de 2010 pelo astrônomo amador Damian Peach usando um telescópio de 300mm. A foto foi veiculada no site da NASA e foi utilizada na missão Juno, enviada ao planeta em agosto de 2011 e de chegada prevista em julho de 2016.  (fonte; Folha de São Paulo)


Para ver mais fotos de Júpiter feitas por outros astronomos amadores pelo mundo  acesse o site SpaceWeather


Simulador
A NASA possui um simulador que permite ver a configuração dos planetas do Sistema Solar para qualquer dia/hora.Clique aqui para visitar o simulador do JPL/NASA (em inglês). 
DICAS DE USO: Clicando em "Show me" escolha "the Solar System" e defina uma data/hora. 
ATIVE "I want a field of view of 10 degree(s)" e clique em "Run simulator". 
A posição dos planetas para a data escolhida será exibida.
Ao escolher o mês de dezembro/12 é possível perceber que a Terra e Júpiter encontram-se no mesmo lado do Sol, e por isso dizemos que estão em aproximação.
Com a visão de 10º ativada, percebemos que Sol-Terra-Lua estão praticamente alinhados. Mas só deste ponto de vista, pois na verdade, os planos orbitais da Terra e de Júpiter não coincidem. Por isso não é possível ocorrer um alinhamento real destes planetas. 


Fonte de pesquisa desse pont: Física na veia! , Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.