Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Olhando para o céu.... e ligando os pontos: Constelações

28 comentários:
Uma das coisas mais legais de se fazer ao ficar olhando para o céu é brincar de ligar os pontos...

Nas "remotas" épocas em que as luzes das cidades não "poluíam" o céu noturno,  as pessoas esperavam pelo anoitecer, para começar a ligar com linhas imaginárias os pontinhos que surgem assim que o sol de põem.

Esse hábito parece ter sido comum a inúmeros povos ao redor do planeta, registrado de diferentes formas desde as eras mais antigas da história da civilização. 

Incontáveis são as formas de se conectar as estrelas no céu - dai a variedade de figuras e histórias disseminadas há muito tempo entre diferentes culturas.

Quer conhecer algumas dessas histórias? Então já vai pensando em que figura criar ao ligar as estrelas do céu, e que histórias inventar para elas!

sábado, 21 de abril de 2012

Discovery vai para seu definitivo Lar...

Um comentário:

Ô ônibus Espacial Discovery, aposentado ano passado após 30 anos em operação, foi levado da Flórida, do Centro Espacial Kennedy (pertinho da Disney), para o Smithsoniam Museum de Washington DC. Ela fará parte agora do vasto acerto das conquistas da humanidade e poderá ser visitada por milhares de pessoas de todo o mundo.

O Discovery foi "levado de carona" (fly-by) por um avião 747 especialmente preparado para carrega-lo nas costas... (aqui vai o link da página da NASA com essa adaptação) ao lado está a foto desses monstros saindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (costa leste norte americana) a caminho de de Washington, capital norte americana, na costa oeste.

 Essa nave, que pesa mais de 150 toneladas, foi muito importante para a astronomia, pois levou o telescópio espacial Hubble para o espaço e ajudou em várias missões com a construção da estação espacial internacional.  Abaixo está uma foto dele com seu "irmão mais velho": o Enterprise.

Continue lendo e saiba um pouco mais sobre a história desse fenomenal veículo.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Laboratório - Efeito Estufa: "Vilão" ou "Mocinho"?

41 comentários:
Esse foi o tema de nossa última aula de laboratório quando aprendemos brincando o que é o efeito estufa. O objetivo era responder a pergunta:  "Efeito Estufa: Qual é a sua?".

Atualmente muito se fala sobre efeito estufa devido aos indícios de aquecimento global.  Mas saiba desde já que esses são fenômenos distintos, e como digo para meus pequenos, "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!".

Essa aula complementou as aulas "teóricas" que as turmas tiveram em sala com as professoras Chris e Marion. Apesar de didaticamente simples,  a interação dos pequenos com o experimentos que fizemos permitiu uma aprendizagem muito significativa para todos!

Para comprovar isso peço a vocês, meus pequenos cientistas, que vivenciaram essa aula, para registrem aqui no blog o que voces aprenderam!  

Essa aula foi planejada seguindo a dica de um grande amigo - ele dizia algo do tipo "Faça de maneira simples, mas não seja simplório" (Albert Einstein).

Preparados??

domingo, 8 de abril de 2012

Fazer ciência é coisa séria!

Um comentário:
Fazer ciência se aprende brincando...
Fazer ciência é coisa séria (assim como brincar!!!)
Ciência se faz no dia-a-dia... fazendo, experimentando... e aprendendo!


Na semana dos dias 13 a 15 de março aconteceu a maior feira de ciências de nosso pais!
Detalhe: TODOS os participantes eram alunos de escolas de ensino fundamental e médio!! Nada de faculdades envolvidas, só a "piazada"...

Esse post vai para todos que adoram brincar e aprender coisas novas, assim como o "cara" da imagem acima - e isso vale para as crianças de todas as idades!