Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Na correria...

Nenhum comentário:
Fim de ano é sempre corrido - para os professores (como eu) a correria de fim de ano é agora, mês de novembro... Fiquei um tempo sem escrever, mas depois de muitas provas aplicadas e corrigidas, viagem de formatura com meus pequenos, e reuniões a vista, estou de volta!

A foto ao lado é só para dar um gostinho de onde estive com meus pequenos astrônomos do 5ºano... para quem quiser saber onde é, visite o blog Quintal dos Quintos, onde eu registrei nosso passeio.

Na próxima semana irei registrar aqui duas atividades que estamos esperando desde o início do ano: nosso treinamento de astronautas (na piscina da escola) e o lançamento de foguetes!   IMPEDÍVEL!!!


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Educação científica em prática!

Nenhum comentário:
São inúmeros os exemplos que eu poderia usar para desmonstrar como o processo de educação científica afeta a vida das pessoas... Dessa vez, quero mostrar algumas situações prática que envolvem as questões de transformações de energia, em especial, da solar em elétrica. 

Esse processo, que a natureza já domina ha séculos pelo processo da fotossíntese, vem sendo estudado pela humanidade ha pelo menos 50 anos. E não só por gente grande... essa idéia vem cativando pequenos cientistas também! A foto ao lado é do  nova-iorquino Aidan Dwye, de 13 anos, que melhorou o processo de captação da energia solar em 20% apenas observando e estudando as formas que a natureza aprimorou em milhões de anos...

Atualmente  essas tecnologias de conversão de energia são aplicadas em diferentes partes do mundo, em especial no Brasil. Os resultados alcançados com essa nova forma de aproveitar a energia trazem impactos econômicos e culturais para a vida das pessoas. 

Continue a sua leitura para entender como esse processo de educação científica afeta a sua vida!

Esse post é para mostrar a importância prática do estudo de ciências a alguns dos astros que cultivo em sala de aula. Assistam aos vídeos e entendam a importância de criar o gosto para o estudo de ciências e a relação dela com a vida das pessoas.