Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 16 de abril de 2013

Alunos de Pinhais participam de feira de ciências no Equador


Veja como uma idéia simples pode trazer grandes resultados: dois alunos do curso técnico de Energias alternativas, do Centro Estadual Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, criaram um mecanismo que  aproveita o movimento de exaustores eólicos para gerar eletricidade. 

A idéia é simples e demais! Só pela idéia já valeu ter assistido a matéira, que disponibilizo abaixo. Mas quando comecei a ver a  reportagem, me surpreendi ao saber que o professor orientador é um amigo da Universidade - Reinaldo Strapasson ("Parabens Rei!!").

Ao lado estão os três na foto, junto com o reporter que fez a reportagem: no centro ao fundo está  Reinaldo, ao lado de seus alunos Eduardo (de costas a direita) e Rogério.

Esse post é para mostrar como o conhecimento científico pode trazer grandes benefícios - e reconhecimento -  quando aplicado de  maneiras adequada - e simples!

Quem disse que somente gente grante é capaz de fazer ciência? Os alunos Rogérioi Vidolin e Eduardo Verlesi da Silva, do 4º ano do curso técnico em Energias Alternativas do Centro de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, desenvolveram um aparato simples mas que pode trazer um grande benefício às construções: associaram um gerador elétrico aos exaustores que são fixados nos telhados e ficam girando o dia todo.

Aparentemente simples, a idéia já rendeu reconhecimento nacional: o projeto foi escolhido dentre os melhores trabalhos apresentados na Olimpíadas do Conhecimento (rede POC) por alunos da rede pública do ensino médio técnico e na maior feira de ciências do pais - a  FEBRACE. Abaixo segue o vídeo feito pela secretaria da Educação enviado a essa feira:



Esse projeto irá representar o Brasil na 2ª Feria de exposição Latino-americana de Experimentos Produtivos, Ciências e Tecnologia, que acontece nos dias 18 a 20 de abril na cidade de Amato, no Equador. Todas as despesas serão pagas pela Secretaria de Estado da Educação. 

O invento instalou ímãs de neodímio na base do exaustor e bobinas (fios enrolados) ao redor para aplicar um conceito simples de eletricidade básica: a indução eletromagnética. Com a rotação do exaustor, os ímãs passam em (alta) velocidade próximo às bobinas, induzindo uma corrente elétrica nelas. Os alunos já conseguiram gerar de 3 a 5 votls com sua montagem, mas pode ser melhorado muito mais.

Para entender a grandiosidade do projeto, assista a reportagem veiculada no ParanaTV do dia 13/4:



O que eles esperam?

"Vai ser uma experiência única, pois além de estarmos aprendendo com pessoas experientes, nós teremos a oportunidade de interagir e fazer novas amizades com pessoas de vários paises", disse o aluno Rogério.

Eduardo conta que eles procuraram participar do curso com  o intuito de aprender o funcionamento da produção científica, de acordo com as normas acadêmicas. "Nós buscamos uma forma de aplicar o que aprendemos durante o curso. O nosso trabalho é focado nas diretrizes propostas no curso de Energias Alternativas. Nós procuramos produzir algo que estivesse de acordo com a proposta do curso e que pudesse contribuir para a geração de energia limpa", explicou.

O projeto foi orientado pelos professores Rosa Caldeira de Moura e Reinaldo Strapassom.  Parabens pela ótima orientação com esses jovens cientistas!

Reconhecimento

Essa não é a primeira vez que os estudantes vão participar de uma feira internacional. Em 2011, os alunos estiveram na 26° Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, com alunos de 26 países, ficando em 4° lugar na categoria de Energia Elétrica.Em 2012, eles participaram da 16° Feira do Salão do Invento Brasileiro, específica para projetos científicos, no qual ficaram entre os dez melhores trabalhos de 86 inscritos. Nesse mesmo ano, os alunos já tinham sido selecionados para representar o país na Feira de Ciências do México, mas não puderam participar do evento devido ao curto prazo para a documentação e inscrição. Agora, em 2013, os alunos foram convidados novamente para representar o país em outra feira de ciências internacional, desta vez no Equador.

Só posso encerrar desejando sucesso a todos! E que trilhem belos caminhos pelo mundo da ciência!

Fico no aguardo por mais ótimos resultados e premiações ...

Fontes para essa publicação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.