Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

domingo, 14 de abril de 2013

Explosão Solar pode atinger a Terra e causar fortes tempestades magnéticas

Astrônomos do mundo todo estão olhando para o céu de diversas formas durante esse fim de semana aguardando pelo impacto de partículas ejetadas da superfície solar  na última quinta, dia 11.  

Na madrugada dessa quinta, uma intensa explosão na superfície solar lançou uma grande quantidade de partículas em direção da Terra - a imagem ao lado registrou esse fenômeno.

Não se sabe ao certo quando essa massa de partículas carregadas chegará a Terra, mas sensores em satélites que estão em órbita entre o nosso planeta e o Sol indicam que elas estão a caminho.   Os primeiros impactos eram esperados para  a noite desse sabado (13).

Apesar de intensa, essas partículas são barradas pela magnetosfera, e desviada para os polos. Por isso, nos próximos dias,  são esperadas auroras muito intensas nessas regiões.  As partículas não causam males a saúde, mas podem afetar sistemas de telecomunicações, GPS, e sistemas elétricos.

Para conhecer os detalhes desse impacto, continue a leitura desse post.


Na quinta dia 11 portais de astronomia pelo mundo dispararam alertas sobre a intensa ejeção de massa coronal de alta energia (principalmente prótons) detectada na superfície solar. A explosão ocorreu às 05h15 pelo horário de Brasília, próximo da mancha solar 1719, e foi detectada inicalmente pelo satélite GOES-13 (geoestacionário, que monitora principalmente a América do Sul).  De acordo com os dados coletados pelos sensores de vários satélites de observação do sol, as partículas estão viajando a 3.6 milhões de km/h (cerca 1000 km/s), e eram esperadas para sabado a noite aqui na Terra.

Sensores espalhados pelo Canadá e Rússia estão monitorando as atividades geomagnéticas para terminar o momento do impacto, uma vez que essa núvem de partículas é invisivil ao olhos humanos. Elas são percebidas apenas por sensores especiais, que olham para o céu com lentes de raio-x, e por sensores muito sensíveis que captam variações do campo magnético que circunda a Terra.  O gráfico abaixo mostra essa oscilação, e foi registrado com os dados coletados por um sensor magnético no Alasca. Note que ele começa a oscilar próximo das 12h do dia 14, indicando que algumas partículas já nos atingiram. Ele deverá apresentar desvios signficativos no momento que mais partículas chegarem à Terra.


 O gráfico mede a variação do campo magnético da Terra em nanotesla (eixo vertical) ao longo do tempo (eixo vertical), e é atualizado a cada meia hora.  Cada linha colorida do gráfico representa uma componente do campo magnético terrestre: a componente H (traço preto), indica um campo naturalmente positivo, parao sentido norte; a componente D (vermelho), indica um campo positivo no sentido leste; e a componente Z (azul), indica um campo positivo no sentido nadir (verticalmente acima do sensor). Essas componentes são ortoganais e sofrem variações quando partículas eletromagnéticas passam por ele.

As partículas que estão a caminho são tão intensas que um desvio de 800 nT são esperado - isso fará com que as linhas bem comportadas alcançem quase o limite do gráfico acima!

Apesar de toda a tecnologia de detecção, o único efeito percebido pelo homem desse impacto serão as auroras. Esperadas para os próximos dias, enfeitarão com muitas cores os céus das altas latitudes - os polos. Abaixo segue um vídeo registrando o fenômeno ocorrido no fim de janeiro desse ano.




DICA: Você pode acompanhar a ocrrência desses fenômenos monitorando um dos sensores que instalei em meu blog: procure no lado esquerdo da tela pelo "Sensores de longo alcance: Auroras", e note como ele mudará rapidamente nesses dias...

A foto abaixo foi uma das primeiras captadas do evento deste fim de semana, tirada em 13/4, as 23:30, por uma câmera de observação de auroras instalada numa base japonesa no polo sul



Mas a primeira foto desse evento foi registrada pelo satélie SOHO que captou o momento exato dessa explosão (às 5h50 da quinta dia 11). O SOHO é um dos nosso olhos fixos para o Sol: esse satélite orbita nossa estrela numa órbita interior a da Terra, a mais de 1 000 000 km da Terra. Ou seja: ele  está mais perto do sol do que nós.

A foto mostra no centro da imagem uma espécie de "tapa olho", que tampa completamente o Sol, permitindo às suas lentes captarem qualquer atividade na superfície solar. Ele é formado por 12 sensores diferentes. A foto ao lado foi tirada com a lente capaz de captar uma das emissões mais portentes vindo do Sol: explosões de raio-x - e por isso ele está azul.

Na imagem é possível ver todo o material ejetado vindo em nossa direção, e na direção de nosso visinho interno - Vênus. Marte está indicao na imagem, mas ele esta "do lado oposto" da explosão.

O Vídeo abaixo foi compilado com os dados coletados pelo SOHO durenta os últimos 2 dias, e mostra a posição relativa dos demais planetas durante a explosão. Cada planeta é indicado com uma bolinha colorida, e dá para percebr onde estão quando a explosão ocorreu, e quem será atingido por ela.


Observar eventos como esses é cada vez mais importante para a sociedade atual pois eles podem afetar o funcionamento de aparelhos eletrônicos e as telecomunicações. Blecautes nas transmissões em alta frequências (como celulares, rádios, GPS e satélites) são esperados, causando falhas momentâneas.

Os vôos que passam pelas regiões polares (acima da latitute 55º N e S) foram desviados para nao sofrerem interferência das partículas que são defletidas pelo campo magnético da Terra para essas localidades.  São nessas regiões que as auroras são esperadas.

No espaço, o choque das partículas aumenta do arrasto nas camadas mais altas da atmosfera e influenciam diretamente na altitude dos satélites de órbita baixa, que poderão requerer manobras corretivas de orientação.

Contudo, fique "tranquilo" pois apesar de intensas, essas explosões solares não causaram riscos à saúde.


p.S.: assim que novos dados forem divulgados irei atualizar esse post.

Fontes para esse post:
Portal G1Apolo11, Terra, Uol, NASA, Folha de São Paulo, ESA, SOHO, Revista Info

67 comentários:

  1. A importância da magnetosfera está no fato de que serve como uma espécie de escudo magnético, impedindo que raios elétricos espaciais atinjam a superfície da Terra - o que causaria o fim da vida no planeta devido a radiação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bruno!
      é isso ai, só corrigiria raios cósmicos, e não raios elétricos...
      valeu!

      Excluir
  2. As partículas lançadas pela explosão solar serão lançadas em direção a terra mas serão narradas pela magnetosfera. Elas não fazem mal para a saúde mas podem interferir em sistemas de telecomunicações e GPS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As partículas que vem do Sol são potencialmente perigosas para a saúde... ainda bem que a magnetosfera nos protege delas!

      Excluir
  3. Prof, as Auroras são como uma consequência da explosão solar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As auroras são a comprovação de que a magnetosfera está ativa, pois elas são o resultado final da interação das explosões solares com esse escudo protetor invisível...

      Excluir
  4. Comentário Felipe 9 ano:
    E mais uma vez a magnetosfera salva o dia. Quais coisa mais ela pode desviar da terra e transformar em Aurora Boreal? Cada vez mais vemos a importância da magnetosfera, dessa vez para salvar o nosso sinal dos celulares, rádios, GPS e satélites.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Felipe!
      Particulas carregadas eletricamente interagem com o campo magnético, então "coisas leves e que estejam carregadas eletricamente" são desviados pela magnetosfera.

      Excluir
  5. Eu compreendi que comumente explosões solares ocorrem, e a partir delas existe uma grande liberação energia coronal (principalmente prótons), e muitas vezes essas liberações vem em direcão da terra. Graças a nossa magnetosféra nós (seres vivos que habitam a terra) não sofremos grande impacto na nossa saude, já que a magnetosfera deflete a maior parte da energia, fazendo-a curvar/"atravessar a terra".

    ResponderExcluir
  6. A matéria me ensinou coisas novas e interessantíssimas, obrigado pelo conteúdo :)

    ResponderExcluir
  7. Ola professor aqui quem fala é o Daniel do 9 ano.Achei muito interessante a matéria e uma coisa na qual eu me impressionante é como precisamos fazer tão pouco para evitar os pequenos efeitos dessa explosão solar tudo graças a magnetosfera que nós protege das partículas dessas explosões que seriam fatais para o planeta e a nos(a vida que a habita) e servindo como o nosso escudo contra o sol.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante saber um pouco mais sobre a Magnetosfera e como ela funciona como uma camada protetora da terra. Descobri várias coisas novas, não sabia detalhadamente como eram capturados os dados. Geralmente são coletados via satélites ou estruturas muito tecnológicas próprias para captar esse tipo de informação

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei muito da publicação, pois ela fez com que eu descobrisse um pouco mais sobre a Magnetosfera e sobre a sua importância.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante a matéria, não sabia que as auraras boreais se formavam a partir do impacto dessas partículas com a magnetosfera. A magnetosfera é muito importante pois protege a Terra dessas partículas vondas do sol.

    Ana Julia Mohr 9°A

    ResponderExcluir
  11. A importância da magnetosfera é o fato de que ela serve como um campo de força magnético, e isso faz com que raios elétricos do espaço não atinjam a superfície da Terra. E só por conta disso, a gente existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um comentário: "só por causa disso" já é muita coisa, não acha?

      Excluir
    2. Esse comentário é meu prof, Luís Felipe. E sobre sua pergunta, falei apenas isso, pois existe tantas coisas que fazem a gente ter vida, e por conta dessa camada, seria como o principal para vivermos.

      Excluir
  12. A Magnetosfera é essencial pois protege a terra desses ventos solares. Achei todo esse assunto muito interessante, me faz pensar que só o fato def estarmos vivos nesse universo já é bem incrivel. - Camila A. Tempesta 9A

    ResponderExcluir
  13. Olá professor, essa parte sobre a magnetosfera era algo que eu já sabia, eu só não sabia da tamanha importância que ela tem para proteger a vida em nosso planeta.

    ResponderExcluir
  14. Guilherme Rodrigues de Souzasegunda-feira, 26 outubro, 2020

    Eu realmente já conhecia tamanha importância da magnetosfera pra terra que ela nos protege de por exemplo, as partículas vindas do Sol, e muito interessante o efeito das auroras boreais ditas no texto.

    ResponderExcluir
  15. o mais importante é que temos uma magnetosfera para proteger nosso planeta de explosões solares. Se não tivéssemos ela, nosso planeta ia virar churrasquinho, um planeta de lava, inóspito, sem vida, núcleo frio. E o mais importante é que temos uma camada de ozônio que, nas minhas teses, fortalece a magnetosfera

    ResponderExcluir
  16. eu não sabia muito sobre a magnosfera,e sobre sua importancia,e tambem como ela protege a terra dos raios de sol,é sempre legal saber mais sobre a atmosfera terrestre.

    ResponderExcluir
  17. eu não sabia muito sobre a magnosfera,é bom saver sua tamanha importancia e de como ela protege a atmosfera e a terra dos raios de sol,é legal saber mais sobre a atmosfera terrestre.

    ResponderExcluir
  18. Comentário Ana Clara Starepravo, 9°A, colégio integral:
    Lendo a matéria eu consegui reafirmar o fato de que sem a magnetosfera nós não estaríamos mais vivos, na verdade a Terra seria completamente diferente. É muito interessante ver como a magnetosfera funciona como esse campo de força invisível, que nos protege. Também achei muito curioso o efeito das Auroras Boreais, causado quando a magnetosfera barrou as partículas "solares" e desviou elas para os polos, eu realmente não tinha ideia sobre isso, foi muito interessante descobrir.

    ResponderExcluir
  19. Beatriz Seixas 9A
    Achei a postagem bem interessante, e adorei saber mais sobre a magnetosfera e como ela é essencial para que haja vida no nosso planeta, eu realmente não imaginava que ela era de tão extrema importância.

    ResponderExcluir
  20. Por Giovane Vicentine : O artigo acima me ajudou a compreender que apesar das frequentes ejeções de massa coronal em direção a terra , pelo fato de sermos constantemente protegidos e envoltos na magnetosfera estas respectivas injeções de massa coronal não são prejudiciais a vida humana mas sim a alguns equipamentos que utilizam de ondas eletromagnéticas para seu funcionamento , de qualquer forma pude perceber a importância da magnetosfera para proteção da vida como conhecemos

    ResponderExcluir
  21. Comentário do Joaquim Faraco- Nono ano.
    Os raios do sol trazem partículas em direção a terra que impossibilitariam a vida caso não tivéssemos a proteção magnética da magnétosfera.

    ResponderExcluir
  22. Eu já conhecia a importância da magnetosfera mas apenas o básico, aqui deu pra ver que é bastante coisa. Gostei também do efeito que as Auroras produzem nessa situação.
    Benedito Fernandes 9o A

    ResponderExcluir
  23. Ler o artigo me ajudou a compreender melhor a importancia da magnetosfera na terra e a sua relacão com a aurora boreal.

    Marina Toaldo 9oA - Colegio Integral

    ResponderExcluir
  24. Ainda bem que somos protegidos pela magnetosfera! É incrível como uma coisa que nós não vemos pode ser tão forte a ponto de conseguir desviar raios cósmicos permitindo que não cheguem na Terra. Parabéns pelo artigo Fábio.

    Rodrigo Lobo 9oA - Colégio Integral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rodrigo!
      Fico feliz em poder levar essas informações a voces!

      Excluir
  25. Gostei bastante que você explicou direitinho como o processo de captação, analise e distribuição dos dados coletados pelos satélites funciona, algo que sempre tive curiosidade.

    Clara N Romano - 9oA

    ResponderExcluir
  26. É incrível como algo invisível como a magnetosfera nos proteja desses fenômenos vindos do sol. Como eu disse no artigo sobre as auroras eu estava perguntando exatamente se caso a magnetosfera existisse esse fenômeno seria perigoso, e eu realmente estava certa sobre. E se quem sabe a magnetosfera fosse mais poderosa o que poderia acontecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso mesmo Sofia! Sem a magnetosfera, nada de vida!
      Se ela fosse mais intensa, maior seria a "proteção" que ela oferece - este é o caso de Júpiter, que tem um campo magnético beeemmm mais intenso!

      Excluir
  27. Impressionante como o magnetismo tem tanta influência nos planetas, nunca que eu ia imaginar que a magnetosfera que é quem nos protege é que permite ter vida na Terra. Antes dessas aulas nunca tinha ouvido falar sobre a importância do magnetismo, agora que sei fico impressionada!

    ResponderExcluir
  28. Eu achei muito interessante o jeito que as maquina funcionam com
    sensores especiais,olhando para o céu com lentes de raio-x, e sensores muito sensíveis captando as variações do campo magnético.

    Günther

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom saber, pois no 3o trimestre estudaremos astronomia e ai você vai "ver" muitas coisas legais tb...

      Excluir
  29. Nossa prof, muito interessante. Além do conteúdo interessantíssimo, fico deslumbrada com as tecnologias, equipamentos que são usados para captar tais alterações. Além disso, é incrível pensar que, nos dependemos do magnetismo, para praticamente tudo ( e da magnetosfera, é claro). Gostei muito das fontes. Mas o mais importante, agora estou segura de que esse fenômeno não traz prejuízos à saúde hahhaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com a sua descrição, mas queria saber seu nome para falarmos mais :(

      Excluir
    2. Meu comentário :) ass: Marina P. Moreno

      Excluir
  30. É realmente muito incrivel, como camadas invisiveis conseguem proteger a saúde da humanidade das explosões solares, que poderia causar muito mal a saúde das pessoas, podendo causar diversos problemas. Parabens pelo artigo Fabio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Enzo!
      "O essencial é invisível aos olhos" (Pequeno Príncipe)

      Excluir
  31. A magnetosfera é um dos, se não o principal fator para estarmos vivos. Acho fantástico que algo que nem podemos ver atue como um escudo magnético natural, não sabia que ela era tão importante para a nossa existência. Consegui compreender o conteúdo durante a aula, mas acho q o artigo ajudou a fixa-lo.
    Achei a matéria e o artigo muito interessantes e bem explicados.
    Ana Luiza-9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz por isso Ana! obrigado por compartilhar isso conosco! (E participando ao longo das aulas veremos o que aprendeu blz?)

      Excluir
  32. eu gostei muito de entender a importancia da magnetosfera em relação a terra, achei muito legal aprender como é formada a aurora boreal

    ResponderExcluir
  33. Nesse post podemos perceber como realmente necessitamos da magnetosfera. E é impressionante que algo invisível a olho nu pode causar tantos danos a Terra.

    Leonardo - 9° ano A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai Leo: "O essencial é invisível aos olhos" (Pequeno Príncipe)

      Excluir
  34. Sócrates, 9° ano Asegunda-feira, 29 março, 2021

    Caramba, que massa essa aurora boreal do vídeo, e pensar que é só o escudo do planeta em ação... Achei super interessante como essa radiação solar causa isso tudo. Eu tenho uma dúvida, como que tais explosões afetam os sinais de rádio e GPS, por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Sua dúvida está relacionado com a indução eletromagnética... Pense ai e me responda aqui depois blz?

      Excluir
  35. eu gostei muito de entender a importância da magnetosfera...achei o seu blog muito legal, com varias informações que nunca pensei que iria ver...
    bom a magnetosfera seria Partículas de alta energia (protões e electrões) são organizados em torno da Terra, dependendo da intensidade do campo magnético. Este campo magnético age como um escudo desviando a corrente de vento solar elétrico que flui fora da magnetosfera. Muito legal isso :)

    Beatriz Guiraud 9A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Bea! É isso ai: só uma correção em sua escrita:
      A magnetosfera é uma camada que envolve a Terra e interage com prótons elétrons e outras partículas ta?

      Excluir
  36. Eu achei o artigo bem interessante, pois saber o que astrônomos estão pesquisando e observando para mim é bem legal, além disso eu descobri que os ventos solares não fazem mal para saúde e que os aviões têm que desviar desses campos de força do Sol.

    Lucas 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, pois no 3o trimestre iremos falar de astronomia, e ai voce vai ver o que eu faço na minha pesquisa - vai ser massa!

      Excluir
  37. Nas poblicações são bem interesante e da pra descobrir como causas naturais se formam e são feitas. Eu gostei basante por que fala sobre as auroras boreais umas das coisas que mais quero ver na minha vida, e aqui vc descobre como eles surgem, e elas surgem de tempestades solares que se interagem com os campos magnético da terra. O que eu sei sobre o magnetismo é que é um fenomeno que atrai outros metais atreveis dos campos magnéticos.

    ResponderExcluir
  38. Pelo que entendi, a importância da magnetosfera é desviar os ventos solares que vem em direção à Terra, para esses ventos não atingirem nosso planeta com tanto impacto. Caso não houvesse magnetosfera, os ventos solares destruiriam a vida no nosso planeta.

    Fernando 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você explicou com suas palavras, e a ideia é essa mesma! é isso ai.

      Excluir
  39. A magnetosfera nos proteger de todas essas situações solar é algo muito importante e muito loco de se pensar
    Izabel 9°ano

    ResponderExcluir
  40. Muito interessante aprender sobre a magnetosfera prof, e muito louco pensar que algo literalmente invisivel seja tão importante para nós!! Muito legal seu blog pof, parabens pelo conteúdo :)
    Luiza Pugliese 9a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Luiza!
      "O essencial é invisível aos olhos" Pequeno Príncipe

      Excluir
  41. "O essencial é invisível aos olhos" (pequeno príncipe)

    ResponderExcluir
  42. Muito legal como algo que é desconhecido popularmente nos ajuda tanto, é bem interessante quando descobrimos o que a natureza tem para nos proteger. Todos os estudos, pesquisas que faz nós nos tornarmos mais conhecedores dos fenômenos são as melhores.

    ResponderExcluir
  43. A Magnetoesfera é deveras importante para que nós humanos, animais, plantas tudo q eh vivo. Ela nos protege das ondas solares se eu entendi certo, mas é muito louco pensar que algo não podemos ver nos protege tanto de algo que nos faria mal, falo mal pra não falar nada pesado
    -Gabriel C. 9ºano

    ResponderExcluir
  44. Professor achei muito massa a matéria, me interesso muito por esses temas, muito massa a magnetosfera.
    Ligia
    9°A

    ResponderExcluir
  45. Achei muito interessante a matéria, e é bem legal descobrir a importância da magnetosfera, que era algo que eu nunca tinha ouvido falar até esse ano! Eu achei bem legal pensar em como algo que não podemos ver, que é invisível, seja tão necessário a nossa vida.
    Ana Salgado
    9 a

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.