Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 2 de abril de 2013

Impactos de asteróides: quer experimentar?

O meteorito que atingiu a Terra no mês passado, na cidadade russa de  Cheliabinsk, abriu espaço para discussão pelo planeta sobre essa possibilidade, que se tornou real nessa ocasião. De fato é muito raro, mas não  remota, como o evento demonstrou e que está registrado no vídeo abaixo (parece coisa de cinema ou animação gráfica, mas foi bem real!). No início do século passado, um meteoro também caiu na  Rússia, na região que batizou o evento - Tunguska.



Para que essa idéia seja melhor compreendida pela população, a universidade norte americana de Perdue desenvolveu o site   Impact: Earth!. Por ele é possivel escolher o tipo de objeto celeste que está a caminho de nosso planeta, sua velocidade, direção... e observar o que acontece durante o impacto e que tipo de transtornos isso poderia gerar pelo planeta se fosse real.

Na semana passada, uma afirmação do diretor da NASA sobre a aproximação de asteróides deixou todos assustados :"Rezem". (clique aqui para ler essa reportagem veiculado no portal terra).

Você está preparado para o impacto? - supondo que isso fosse possível...

Quem tem curiosidade sobre essas questões pode resolver suas dúvidas com um simulador online que calcula o impacto de um corpo celeste em rota de colisão com o nosso planeta. O programa roda pelo site Impact: Earth!, que apesar de estar em inglês, é de fácil utilização. Ele permite ao usuário definir o diâmetro, densidade, velocidade e ângulo de impacto do corpo celeste, entre outros atributos.O programa calcula os efeitos da queda de um projétil sobre a Terra, como o total de energia dispensada, o tamanho da cratera criada, os efeitos sísmicos e demais alterações na estrutura da Terra em função da queda.

Esse software nasceu da percepção do professor H. Jay Melos (ao lado), geofísico da univesidade de Perdue, nos Estados Unidos, cujos trabalhos de pesquisa destinam-se a  compreender a origem de crateras que observamos na Lua e pela Terra. Melos, que também  trabalha para a NASA, percebeu que sempre que havia notícias sobre a aproximação de asteroides, o número de pedidos que ele recebia para calcular o possível impacto aumentava. Daí teve a idéia de lançar um site interativo contendo informações sobre como determinada colisão afetaria o planeta. A primeira versão, ainda em texto, foi lançada em 2004 e ainda está acessível neste endereço. Apesar de voltado para o público em geral, muitos cientistas utilizam o programa - tanto para lazer quanto para a pesquisa acadêmica.




























7 comentários:

  1. Olá Fabio tudo bem sou eu seu maior fã o Gabriel!
    Tenho só uma pergunta há você,o que aconteceria se um raio solar afetasse a rota de colisão de um meteoro fazendo que ele chegue a Terra?



    Bom responda logo, um abraço.
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel!
    Fiquei muito feliz - e inspirado - ao saber que tenho um grande fã!!!!

    Sobre sua pergunta, isso acontece com frequência, sabia??

    O Sol ejeta de sua superfície grandes quantidades de materiais que se espalham pelo sistema solar e podem alcançar grandes distâncias... caso esse material encontre algo "pequeno" (como um asteróide ou cometa) em seu caminho, ele pode sim afetar a rota desse objeto (vamos dizer dessa forma pra entender...).

    Esse desvio não será muito grande - na verdade, pode até ser inperceptível, mas depois de viajar grandes distâncias, um pequeno desvio de rota pode causar uma "grande mudança de alvo", entende??

    Agora, dizer que o objeto será desviado diretamente para a Terra, ai é mais complicado, pois depende de muitas coisas... voce pode pensar na seguinte analogia para entender a dificuldade disso ocorrer: imagine um atirador num veículo em movimento, mirando em um alvo do tamanho de uma bola de tênis que se move rapidamente - acha que é fácil acertar o alvo?? Um asteróide ou cometa desviado teria a mesma "dificuldade" para nos atingir...

    Enfim, Gabriel, utilize sempre esse universo para apender cada vez mais!

    Obrigado por sua pergunta.

    P.S.: de onde voce é??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor também sou sua grande fã .entro no seu blog quase todos os dias ,e a suas aulas nos deixam com vontade de ser Astrônomos !
      Luisa 5 ano B

      Excluir
  3. Oi Fábio, eu encontrei um vídeo onde se vê bem o sol girando e com explosões. São realmente explosões ou outra coisa? Dizem que representa três anos da sua vida. Me responda. eu espero que você goste,aqui esta o vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=vK1dp2Q7ji0

    León 5 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Fabio Spinadomingo, 28 abril, 2013

      Oi Léon. E verdade sim... o Sol explode! E como aparece no video, com frequência e as vezes com grande violênica...
      Adorei o vídeo - obrigado por indica-lo.
      Se quiser saber os detalhes, acesse a pagina do portal Space
      http://www.space.com/20846-sun-images-sdo-video.html
      (em inglês...)
      Obrigado!

      Excluir
  4. Professor Fábio, adoro as suas aulas, comecei a gostar de astronomia. Estou começando a ler um livro, se chama:
    "Os segredos do universo" de Paulo Sérgio Bretones.
    Conhece ?

    Até Segunda...

    León - 5 ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prof. Fabio Spinadomingo, 28 abril, 2013

      Oi Léon. FIquei muito feliz ao saber de seu interesse pelas estrelas com nossas aulas - como falei, esse é um dos meus objetivos com voceS!
      Obrigado - realmente - por registrar isso no blog!
      Participe sempre ok?

      Sobre o livro, nao conheço - me traga nas aulas que eu quero ver.

      Forte abraço meu pequeno astro!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.