Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 6 de julho de 2013

Os planetas no lugar da Lua?

Durante o mês de junho, parti numa viagem com meus pequenos astrônomos pelo sistema solar.  Visitamos os planetas, algumas luas, e até pegamos carona com um cometa!  (caso queiram relembrar ou conhecer a viagem, clique aqui).

Divulgo um trabalho artístico bem interessante, que está relacionada com uma viagem de férias (período que estamos entrando agora ne?). Ele está associado com a ideia de viajar pelos planetas, e parte de uma pergunta (do tipo "e se...") bem simples: "Como seria se os planetas estivessem no lugar da nossa Lua?"  Essa é uma ótima pergunta, que meus pequenos poderiam ter feito durante a viagem - acreditem: eles são muito criativos...

Você já pensou em como isso seria na realidade? 


Foi durante uma viagem (de férias) que o ex-diretor de arte da NASA, Ron Miller, teve essa idéia. Ele estava passando por uma estrada a noite e registrou o belo luar (na foto abaixo). Até ai nada de mais ne? Foi então que pensou em como seria se no lugar da Lua estivessem os planetas de nosso sistema solar.



Ron, de 61 anos, teve uma idéia simples, e tão criativa quanto as que meus pequenos revelam em algumas  aulas.... isso é para ver que uma ideia para ser boa ou interessante, não precisa ser complicada - basta ser... simples!  Essa ideia pode despertar o interesse da turma, e é daquelas bem boas de se trabalhar e incentivar a criatividade e curiosidade em sala de aula... Didaticamente, o trabalho de Ron revelou um resultado bem interessante, bonito e curioso.  Que fique registrado então que algumas brincadeiras de "gente grande e importante" (como ele) não são tão diferentes das que nós fazemos em sala,  certo?
O ex-diretor de arte da Nasa, Ron Miller, criou imagens que nos mostram como seria o céu à noite na Terra caso a Lua (na foto abaixo) fosse substituída por outros planetas do Sistema Solar. Usando alguns efeitos de sobreposição e escalas de desenho, ele nos dá a ideia de como seria observar planetas como Mercúrio (à direita), Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno no horizonte, destacando a grandeza de alguns destes planetas. - See more at: http://noticias.seuhistory.com/como-seria-o-ceu-se-outro-planeta-estivesse-no-lugar-da-lua#sthash.g5W5qCFC.dpuf
O ex-diretor de arte da Nasa, Ron Miller, criou imagens que nos mostram como seria o céu à noite na Terra caso a Lua (na foto abaixo) fosse substituída por outros planetas do Sistema Solar. Usando alguns efeitos de sobreposição e escalas de desenho, ele nos dá a ideia de como seria observar planetas como Mercúrio (à direita), Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno no horizonte, destacando a grandeza de alguns destes planetas. - See more at: http://noticias.seuhistory.com/como-seria-o-ceu-se-outro-planeta-estivesse-no-lugar-da-lua#sthash.g5W5qCFC.dpuf

O artista (na foto ao lado) criou uma série de 7 fotos, colocando um planeta diferente em cada uma delas. Em seus desenhos, Miller levou em conta a distância da Terra à Lua (384.400 km), a composição química e o brilho de cada um dos planetas, simulando as mesmas condições caso estivessem, de fato, no lugar da Lua. Ao lado a foto do artista, que é o responsável por várias outras animações da NASA (que vão desde a ilustração de planetas, nebulosas, à animações de lançamento de satélites e sondas...). Ele também deixou suas constribuições em várias produções do History Channel e do canal NatGeo, como na série "O Universo".
 

CURIOSIDADES SOBRE A LUA

Nosso único satélite natural, ao qual chamamos de Lua, é tão grande que poderia ser um planeta: ela tem um quarto do diâmetro da Terra! Ela é maior que Plutão, que tem 66% do tamanho de nosso satélite. Esse foi um dos motivos (vamos dizer assim), dele ter sido rebaixado para planeta anão.

A Lua está a uma distância média em relação à Terra de 384.400 km, e já esteve bem mais perto no passado - e continua a se asfatar, numa taxa de 4 cm ao ano.  Apesar de estar longe, essa é uma distância muito pequena (quase nada) considerando as distâncias astronômicas de outros objetos celetes. Mesmo assim, ela afeta o movimento de nosso planeta: os efeitos de marés são criados pela Lua (variação da altura dos oceanos, ocorrendo duas mares altas e baixas por dia).  A Lua também é responsável pela inclinação do eixo de rotação e movimento de rotação do planeta em torno desse eixo. Se substituída por planetas, esses efeitos certamente seriam muito mais intensos (poderiamos ter marés bem mais altas ou baixas, por exemplo). 

Além disso, a lua está sempre com a mesma face voltada para a Terra pois ela tem uma órbita síncrona com nosso planeta (os movimentos de translação e rotação lunares possuem o mesmo tempo de duração).

(falarei mais sobre a Lua no futuro... aguardem).

A OBRA DO ARTISTA
Num trabalho bastante criativo, Miller mostra como o céu seria bem diferente de acordo com o planeta a ocupar o lugar de destaque. Confira:


MERCÚRIO
Sendo um pouco menor do que nossa Lua, Mercúrio chamaria nossa atenção pela coloração, levemente avermelhada. Sua superfície é repleta de crateras - como a da nossa Lua - e seu tamanho no céu não seria assim tão diferente: Mercúrio é um pouco maior que nossa Lua.

VÊNUS
Vênus, nossa "estrela dalva" certamente não passaria desapercebida. Ele tem 3,5 vezes o tamanho da Lua e apareceria bem brilhante, quase como o Sol. Como ele tem 80% do tamanho da Terra, Vênus apareceria no nosso céu mais ou menos do mesmo tamanho que os astronautas viram a Terra da Lua Seria um objeto incrivelmente brilhante, num tom esverdeado, devido a reflexão da luz do Sol na sua espessa atmosfera de dióxido de carbono.

MARTE
Marte tem praticamente o dobro do tamanho da Lua, e seria mais ou menos assim que seria visto se estivesse em seu lugar. Segundo o astrônomo da USP Amaury Augusto Almeida, esta imagem pode ser considerada "boa". Mas claro, é meramente ilustrativa e ignora os efeitos da proximidade na maré e gravidade. "Marte, certamente, é o único planeta próximo da Terra (o mais próximo é Vênus), viável para uma provável exploração e colonização humana, talvez usando a própria Lua ou a sua lua Phobos, como 'trampolim' ou base de apoio, nos próximos 30 anos", acredita. 

"O planeta vermelho é quase exatamente o dobro do tamanho da Lua, e a sua influência na Terra seria também muito maior, uma vez que ele tem uma massa quase 9 vezes maior que a da Lua. Seria fácil de ver a olho nu os detalhes na superfície do planeta, como as calotas polares - que são uma espessa camada de gelo seco (CO2) e hidratado - aumentarem e diminuírem durante as mudanças de estações.

JÚPITER

Júpiter seria onipresente por conta deu seu gigantesco tamanho. O maior planeta do sistema solar ocuparia grande parte do céu noturno, e muitos detalhes de sua atmosfera seriam bem visíveis, incluindo o grande redemoinho, característico em suas fotos e a anos observado. Os diferentes movimentos das camadas de sua atmosfera seriam um ótimo fenômeno para serem admirados durante a noite, que obviamente não seria tão escura e estrelada como se parece com nossa Lua: Júpiter iluminaria toda a noite, refletindo uma gramde intensidade da luz solar.

Fisicamente falando, a situação relatada na imagem nunca poderia ocorrer, pois como a Terra é muito menor do que Jupiter, nosso planeta é quem o orbitaria. Sendo assim, a Terra seria como uma das luas de Júpiter. (só para lembrar, esse gigante possui mais do que 70 luas conhecidas!). O mesmo se aplica para os próximos planetas gigantes.

SATURNO
Será que preciso falar algo sobre Satuno??


 URANO

NETUNO
Urano e Netuno são planetas muito parecidos em tamanho e composição. Ambos seriam vistos 14 vezes maior que a Lua cheia, e apareceriam como enormes balões azuis no céu noturno, dando um outro significado à "lua azul", dominando o céu como os demais planetas gigantes.


COMENTÁRIO "TECNICO" FINAL
As imagens dos planetas gigantes seriam fisicamente impossíveis  - "psicodélicas" - pois todos são muito maiores que a Terra. Mas, se as situações das imagens fossem verdade, a Terra é quem seria uma lua desses planetas... Na realidade, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno possuiem muitas luas, sendo Titã, uma das luas de Saturno, a maior lua do sistema solar, e muito maior do que a nossa lua.

Além disso, os planetas gigantes ão poderiam manter suas condições físicas (gasosos e gelados) estando muito próximos do Sol. Saturno, por exemplo, está quase na metade da distância do "tamanho" ("raio médio")  do sistema solar.

"Então, esse cenário bizarro no céu seria praticamente um absurdo!", diz o professor de astronomia da USP Amaury Augusto Almeida (creio que pensem assim outros vários astrônomos pelo mundo também).


SE FOSSE VERDADE....
Ainda sim, se tal situação fosse possível, seria bem legal e diferente admirar esses objetos celestes tão pertinho de nós!  Imagine conhecer outros mundos simplesmente olhando para o ceu?

Quer experimentar a sensação de como seria na realidade? Então assista essa otima animação que coloca os planetas no lugar da Lua - apesar de saber que é uma montagem, achei bem real (e legal!!!). Só deixo claro que não é do Miller, mas é tão legal quanto as fotos dele... Assista!




Também se arrepiou? Então veja como ficariam a noite:





Fica então minha recomendação didática para esse período de descanso... Aproveite as férias para pensar nisso - e me escreva dizendo o que achou!


P.S.: aproveite para fazer outras viagens por esse universo:

Que tal viajar nessas férias?

Para rever a viagem que fizemos em sala, e outras dicas, clique aqui.



Fontes para essa publicação:
UOL, IO9, History Channel

2 comentários:

  1. Faltou um detalhe importantíssimo: A superfície terrestre deveria clarear mais principalmente quando tivéssemos saturo e júpiter próximos, pois o reflexo da luz solar nesses corpos celestiais seria enorme, quase "um dia"...

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.