Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Que "estrela" é essa perto da Lua? (o céu do mês de agosto)

O mês de agosto terá dois eventos interessantes: o encontro da Lua com três "estrelas" bem brilhantes, e uma chuva de meteoros!
O primeiro encontro da Lua já começou, e logo no início da noite do dia 9 estará bem pertinho da primeira "estrela" a aparecer no céu.

Já no dia 12, a chuva de meteoros Perseidas atinge seu ápice! Ela ocorre todo o mês de agosto - já viu alguma vez?

Continue a leitura do post para se antenar nos detalhes desses eventos!

Chuva de meteoros
Quando a Terra passa pelos rastros de pó deixado por um cometa, alguns detritos são capturados pela gravidade de nosso planeta e ao atingirem a atmosfera, queimam devido a sua alta velocidade. Olhando para o céu nesse momento observamos rastros que parecem ser deixado por estrelas que caem

Eventos assim são previsíveis, e ocorrem todos os anos em vários momentos. Durante o meio de julho até o final de agosto, passamos pelos rastros do cometa Swift-Tuttle, que passou próximo do Sol pela última vez em 1992.
Por isso, todo mês de agosto é um época certa para observar as estrelas cadentes! (anota na sua agenda!!!).

Entre os dias 12 e 13 alcançaremos o ápice da anual chuva de meteoros das Perseidas. Ela é a chuva de meteoros mais intensa do ano - dá para ver em média 120 meteoros rasgando o céu por hora!!

Apesar dessa chuva ser melhor observada no hemisfério norte (da constelação de Perseu, que batiza essa chuva), é possível ver alguns meteoros daqui do hemisfério Sul. Para observar esse evento, olhe para a direção nordeste logo que escurecer e se possível passe a noite do dia 12 para o dia 13 olhando para o céu - ano passado eu consegui ver 5 meteoros rasgando o céu de nossa cidade!! Mas fique bem atento pois eles são muito rápidos, ta?

DICA: Ano passado eu tentei fotografar e observar o evento com binóculos... mas não foi legal pois as estrelas cadentes passam muito rápido pelo céu. O melhor jeito de observar esse fenômeno é deixar-se num local bem confortável (eu fiquei debruçado na janela, rsrsrsr...) e ficar olhando atentamente para o nordeste durante um bom tempo da noite - demora até você conseguir ver a chuva, mas quando consegue ver 1, aprende pelo que procurar, e fica mais fácil achar outros risquinhos pelo céu, como ilustrado na foto acima...


Encontros Lunares
Durante esse mês a Lua se encontrará com algumas "estrelas" bem brilhantes de nossas noites de inverno... Caso você testemunhe essa proximidade, talvez se pergunte: "Quem é aquela estrela brilhante perto da Lua?". Pois esses encontros irão chamar sua atenção, uma vez que as "estrelas" parecerão quase tocar na Lua!

Saiba desde já que os encontros lunares com outros astros são bem comuns... Falei nesse post que encontrar-se e formar desenhos geométricos no céu é uma das "brincadeiras" que os astros celestes mais fazem...

Dessa vez, a Lua encontrará outros astros do sistema solar. Os objetos mais brilhantes do céu, além do Sol e da Lua, são os demais planetas. Por isso, as "estrelas" próximas da Lua que você verá são na verdade os planetas Vênus, Saturno e Júpiter.

O primeiro encontro ocorrerá nessa sexta, dia 9. Logo após o pôr do Sol, a lua em sua fase crescente aparecerá bem pertinho da primeira "estrela" a surgir no céu: (isso!) a estrela Dalva, que na verdade, é o planeta Vênus. Para observar esse encontro, olhe bem perto do horizonte nesse dia, na direção sudoeste.

Na segunda, dia 12, a Lua recebe a visita do planeta dos anéis: Saturno aparecerá a sua esquerda, e a estrela Spica, à sua direita, como mostra a ilustração ao lado. Os três formarão quase uma reta durante quase toda a noite dessa segunda. 

DICA: se tiver um telescópio ou um binóculos, aproveite para observar Saturno, pois em breve será escondido pelo brilho do Sol, depois de passar um bom tempo conosco durante as noites...
 
O último encontro da Lua agendado para esse mês será com o planeta Júpiter, no sábado dia 31. Para os que acordam cedo, poderão ver a Lua crescente e Júpiter ( estrela brilhante a direita da Lua) lado a lado na quando olharem na direção leste. A imagem ao lado ilustra esse momento.

Curiosidade: duranteesse mês, a Lua aparecerá no céu em vários horários ainda durante o dia... Serão poucas as noites enluaradas... por isso, as únicas luzes que verão no céu noturno serão das estelas! Aproveite então e fique olhando para o céu!


Fonte:
Terra, portal Space (Lua,Imagens,Chuva)

3 comentários:

  1. vi essa cena maravilhosa..

    ResponderExcluir
  2. observei por um bom tempo essa cena maravilhosa do dia 08 de setembro de 2013

    ResponderExcluir
  3. porque estão falando que a terra não e redonda ?qual a verdade sobre isso ?como poderíamos ter tanta tistorcao visual dessa maneira?

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.