Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fotos da Terra tiradas de Saturno e Mercúrio

Nenhum comentário:
Na sexta passada (19) a NASA direcionou as lentes de dois de seus satélites que orbitam outros mundos para fazer um registro histórico de nosso planeta. As poderosas lentes da Cassini que está em Saturno, e a Messenger que está em Mercúrio captaram a luz refletida de nosso planeta e fizeram fotos quase que simultâneas da Terra e da Lua. 

Ao lado está a melhor foto da minha opinião (clique sobre ela para amplia-la). Adivinha quem é aquele pontinho branco quase no centro da imagem....

Como falei detalhadamente na quinta dia 18, (clique aqui para ler) esse foi um evento histórico, e em mais de 50 anos de exploração espacial, foi apenas a 2ª vez que esse tipo de registro foi possível de ser  feito... Veja as fotos na continuação desse post.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Entrevista com Ed Stone, cientista-chefe da missão Voyagers

Um comentário:
Foi uma ótima coincidência encontrar essa entrevista justamente na semana em que meus pequenos astrônomos e eu fazemos uma viagem de exploração pelo sistema solar conhecendo a história do projeto Voyager (registrei parte dessa aula nesse post).

Ed Stone é o chefe da missão das sondas Voyager, lançadas em 1977 rumo aos limites do sistema solar. Ao lado, ele com a sonda Voyager 1. 

Ed esteve no Brasil no início desse mês para participar de um congresso internacional de astrofísica. Juntamente com outros grandes nomes da ciência, falou sobre suas pesquisas e o que podemos esperar da missão Voyager, que continuará ativa até 2025. 

"É um marco histórico ter um objeto que, pela primeira vez, deixa a Terra para nunca mais voltar. E que vai fazer parte das estrelas, da Via Láctea para sempre", disse Ed ao jornalistas durante o congresso.

Enquanto a NASA processa as fotos da Terra tirada de Saturno na semana passada (assim como a Voyager 2 fez pela primeira vez na história em 1996 ao passar por lá) escrevo para que possamos conhecer um pouco mais sobre a primeira missão de exploração do espaço profundo, contada por quem participou dela!

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Sorria! Você foi fotografado - de Saturno!!

Nenhum comentário:
É nessa sexta, 19, que a sonda Cassini, em órbita de Saturno, voltará suas poderosas lentes para a Terra e fará algumas fotos de nosso planeta. O evento irá ocorrer entre as 19h27m e 19h42m (no horário de Brasilia).


Ao lado está uma simulação do que essa foto provavelmente irá registrar... Conseguem se ver no detalhe? (clique na imagem para amplia-la).

A NASA faz o convite a todos os habitantes do planeta para se prepararem e celebrarem esse registro histórico. Para isso reserve um momento em sua agenda nessa sexta para sair bem na foto: pare o que estiver fazendo, sorria e fique olhando para o céu  - essa não é uma simples foto... continue sua leitura para entender melhor esse fato.

sábado, 6 de julho de 2013

Os planetas no lugar da Lua?

2 comentários:
Durante o mês de junho, parti numa viagem com meus pequenos astrônomos pelo sistema solar.  Visitamos os planetas, algumas luas, e até pegamos carona com um cometa!  (caso queiram relembrar ou conhecer a viagem, clique aqui).

Divulgo um trabalho artístico bem interessante, que está relacionada com uma viagem de férias (período que estamos entrando agora ne?). Ele está associado com a ideia de viajar pelos planetas, e parte de uma pergunta (do tipo "e se...") bem simples: "Como seria se os planetas estivessem no lugar da nossa Lua?"  Essa é uma ótima pergunta, que meus pequenos poderiam ter feito durante a viagem - acreditem: eles são muito criativos...

Você já pensou em como isso seria na realidade?