Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Raro eclipse da Lua (2o total do ano) é nessa quarta

Só para lembrar: amanhã a noite (dia 8/10) teremos o último eclipse lunar do ano - será o 4º de 2014 (uma tétrade)! Como nessas ocasiões a lua aparece vermelha no céu, esse ano está sendo chamado como ano da Lua vermelha! (1a parte da raridade).

Ao lado, foto de Brasília com o eclipse  de abril (sim, a bolinha laranja é a Lua vermelha do eclipse daquele mês..

Esse eclipse será ainda mais especial: O Sol e a Lua estarão visíveis no céu juntos!  (se você entendeu bem minha afirmação acima, deve estar pensando agora "como??") - é a 2a parte da raridade. Continue sua leitura para entender isso.

Selenelion 
Esse é o nome em inglês do evento que de tão raro é considerado como impossível... Eu particularmente nunca tinha lido sobre a ocorrência dele (e foi por isso que decido escrever).


Até essa quarta, esse tipo de evento não passava de uma possibilidade geométrica... Mas agora, entra para o grupo de eventos mais raro que já observamos!

Um Selenelion (que em português é chamado de eclipse horizontal), é um eclipse da Lua muito incomum. Ele pode até ser classificado como um tipo especial de eclipse total da Lua. Apesar de ser especial, eu diria você já o conhece: de seu livro! Ele é o eclipse que sempre vemos ilustrados nos livros para explicar a ocorrência do eclipse lunar:  um Eclipse Horizontal acontece quando a Lua e o Sol estão alinhados, formando uma linha reta, com a Terra "no meio dos dois" (como a imagem ao lado, que é a mais comuns nos livros).



Veja o vídeo da NASA para entender melhor como ocorre um eclipse da Lua, e como um eclipse horizontal é visto no céu (aliás, se todos os eclipses fossem como o que seu livro de geografia ou astronomia mostram, TODOS os eclipses totais da Lua apareceriam assim seriam vistos da Terra como esse):



A ocorrência desse eclipse é tão difícil de prever, que só hoje (1 dia antes do evento) é que os centros de notícia estão divulgando sobre ele... e - só para você já agendar ai - o próximo está previsto para o ano de  6575!!! (dá tempo ne?)
 
Em 2014 fomos agraciados: um ano  com 4 eclipses, sendo por isso um ano tétrade, com dois totais, sendo um eclipse horizontal!


Os detalhes   
O eclipse dessa quarta começará no início da Noite, mas já fique olhando para o céu a partir as 17h... A Lua já estará visível nesse horário (estamos na Lua cheia, e durante o dia já poderá ser vista) e será bem fácil encontra-la no céu. (dica: a lua "anda" pelo céu do oeste para leste...).  

Infelizmente, esse raríssimo eclipse será visível apenas em seu início aqui no Brasil, e nos locais onde não estiver nublado!!!! (mas se não der pra ver, não fique bravo pois nosso país está precisando de chuva ne?). Esse eclipse só começará depois de a Lua passar pelo nosso território... Como a rotação da Terra é no sentido contrário da translação da Lua, isso acelera ainda mais o afastamento da Lua de nosso território. 

 O Mapa abaixo indica os melhores pontos para observa-lo: o meio do oceano Pacífico -  que tal o Hawai?? Pois saiba que lá ficam as maiores redes de telescópio do mundo!  
 

Talvez por isso tudo seja mais fácil acompanhar online dessa vez: Acesse o site worldtelescope.com  ou o site www.slooh.com para poder assistir ao vivo a esse eclipse. 

Ah, e acompanhe pelos noticiários, pois certamente falarão sobre isso ainda hoje a noite!


Comentário didático:  
A melhor imagem para ilustrar corretamente um eclipse é essa que compartilho do Portal Educação. Observe que a órbita da Lua não está no mesmo plano da órbita da Terra - a Lua orbita nosso planeta "inclinado", num plano de 5,9º com relação a órbita da Terra. Eis a dificuldade dos livros de passar essa ideia: eles não mostram essa informação!

A imagem abaixo considera as órbitas e a inclinação entre elas: note que durante a rotação da Lua, não é em todo momento (em especial, de lua nova e cheia, quando a Terra compartilha o plano de alinhamento entre o Sol e a Lua) que ocorre um eclipse. COMPARTILHEM!

Além disso, durante um eclipse lunar, a lua não fica totalmente escura como ocorre com o Sol em um eclipse Solar. A Lua não  tem luz própria - é iluminada pelo Sol. Por isso, um eclipse lunar só acontece quando alguma coisa bloqueia a luz do Sol que chega nela. Nesse caso, a Terra faz isso! Porem, ao passar pela atmosfera terrestre, a luz sobre uma pequena alteração de cor de de trajetória - a chamado de refração da luz (estudaremos isso no 9o ano....). Isso gera dois efeitos diferentes: ao observar a Lua, a vemos mais avermelhada, e numa posição ligeiramente diferente no céu.

Esses dois efeitos farão parte do evento de amanhã: devido a refração da luz que passa pela atmosfera da terra, a Lua deixa de ser iluminada diretamente pela luz do Sol, e passa a receber uma parte da luz que atravessa (refratada) pela atmosfera da Terra o que a deixa vermelha (mostrei parte dos detalhes quando falei do primeiro eclipse do ano). Devido ao mesmo efeito, a luz que passa a ser refletida por ela sofrerá um desvido em sua trajetória, e a Lua, mesmo de após se pôr, poderá a continuar a ser vista no céu, nesse caso, junto o Sol (astro que está causando o evento e o efeito com nosso satélite!).



Fontes dessa publicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.