Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

2015: Ano Internacional da LUZ

Sabia que 2015 foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o ano internacional da LUZ?  

A motivação para essa escolha é promover o conhecimento sobre o papel essencial que a luz desempenha na sociedade atual, e celebrar o coincidente aniversário de descobertas importantes, como os 100 anos da teoria da relatividade geral e os 110 anos da explicação do efeito fotoelétrico, ambas propostas por Albert Einstein, os 50 anos da descoberta da radiação cósmica de fundo por Arno Penzias e Robert Wilson, que serviu base para a comprovação da teoria do big bang, dentre outras.
Se você acha que esses assuntos são apenas coisas para cientistas, está enganado... Prepare-se pois em 2015 a Luz estará na "palma de suas mãos"...

A escolha de 2015 como Ano Internacional da Luz não é a toa. Esse ano coincide com o aniversário de fatos relevantes na histórica da ciência relacionados ao estudo da Luz. Dentre tantas conquistas históricas importantes, cinco datas serão celebradas ao longo do ano. São elas:
  • Milênio da publicação do primeiro "Livro de Otica" (tratados de 7 volumes) pelo físico árabe Ibn Al-Haytham - pai da ótica moderna e da metodologia científica - em 1015;
  • 200 anos que o físico francês Jean Fresnel apresentou seus estudos sobre “a natureza ondulatória da luz” (1815);
  • 150 anos da publicação dos trabalhos de Maxwell sobre Eletromagnetismo , apresentando “a luz como ondas eletromagnéticas” (1865).
  • 100 anos da publicação da teoria da Relatividade Geral por Albert Einstein (1915), apresentando a “luz no espaço e no tempo”.
  • 50 anos em que Arno Penzias e Robert Wilson descobrem a Radiação Cósmica de Fundo, “a luz mais antiga do Universo” (1065);
  • 1965 -  ano em que Charles Kao apresentou ao mundo a tecnologia da fibra ótica.
(Não se assuste caso nunca tenha ouvido falar  sobre esses temas ou os desconheça... pretendo falar mais sobre eles durante o ano).

 
A luz exerce um papel essencial no nosso cotidiano e é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial, que vai destacar a sua importância e das tecnologias ópticas na vida das pessoas e no desenvolvimento das sociedades. 

Durante o ano vários cursos de formação e eventos culturais ocorrerão pelo mundo todo. A abertura formal dos eventos será dia 19 e 20 desse mês em Paris - a cidade luz - na Organização das Nações Unidas para a Edução, Ciência e Cultura (clique aqui para ver a programação para o evento). São esperados pessoas de várias nacionalidades, incluindo laureados do Nobel, diplomatas, governantes, cientistas e lideres industriais.

Ao proclamar um Ano Internacional com foco na ciência óptica e em suas aplicações, as Nações Unidas reconhecem a importância da conscientizar a população mundial sobre como as tecnologias baseadas na luz podem promover o desenvolvimento sustentável e fornecer soluções para desafios mundiais em áreas estratégias, como energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. 

A Luz e as tecnologias ópticas - a fotônica - vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial, do mesmo modo que a eletrônica impulsionou as sociedades ao longo do último século.



 
Nos próximos meses irei divulgar mais detalhes sobre o tema e de que forma as pesquisas e tecnologias relacionadas a luz afetam nossas vidas.



Fontes:
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Uneso 2015IEEE, Unesco, Ciência Hoje


Outros links:
light2015ail2015, European Phisic Society,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.