Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 18 de março de 2015

Como tudo surgiu - o "Big Bang" (aula 4)

Qual é a origem de tudo? De onde veio o Universo? A quanto tempo isso ocorreu?

Essas são apenas algumas das perguntas que a humanidade - e meus pequenos astrônomos se incluem nisso - fazem ha muito tempo...

Para apresentar esse tema e discuti-lo com a turma, deixo registrado nessa publicação o vídeo "Além do Big Bang", que apresentei em aula, para que possam (re)ver - e aprender!



A participação dos meus pequenos astrônomos desse ano em nossa 4a aula foi fantástica! (pena que não consegui registra-la, como minha orientadora do mestrado me sugeriu...). As perguntas e discussões que tivemos deixaria qualquer um surpreso! Por isso decidi registrar aqui o tema da aula - o "big bang".  


Apresentei a eles um vídeo muito rico e cheio de detalhes para discutirmos. Como disse em aula, a teoria do "Big Bang" é a melhor explicação que a ciência possui para a origem de tudo no Universo... não quer dizer que ela todas as respostas - mesmo porque, o importante não é ter uma resposta, mas sim fazer perguntas!

De qualquer modo, o vídeo ilustra muito bem a teoria e os esforços dos ciências que durante séculos contribuiram  com a sua elaboração, de uma forma ou de outra.

Assista ao episódio "Além do Big Bang", da série "O Universo", e  depois deixe seus comentários (e perguntas) registradas ai:



(caso o vídeo não abra, procure-o em outros links  - recomendo esse ou esse).



Outras fontes:
Para complementar o vídeo (que é bem longo!) recomendo aos meus pequenos algumas leituras mais rápidas...

A revista National Geographics Brasil também publicou uma reportagem em 2011 com esse mesmo título - recomendo a leitura! Clique aqui para ler.

Recomendo também a leitura da matéria "O Big Bang realmente aconteceu?" da revista Planeta Terra, que relata um contraponto à essa teoria. Clique aqui para ler.

Apesar de não ser um fã da revista, recomendo ainda a leitura da reportagem da Superinteressante "o que havia antes do big bang" para pensar no assunto - clique  aqui para ler.

Compartilho ainda uma interessante reportagem do Papa Francisco que fala sobre a interpretação religiosa da Teoria do Big Bang - clique aqui para ler.



Verifique o que aprendeu:

Depois de assistir ao vídeo e ler as reportagens, experimente responder às questões abaixo para conferir o que aprendeu sobre esse tema:

1) Explique o real significado do termo "Big Bang". Como deve ser compreendida essa ideia? (de fato foi uma grande explosão?)
2) Qual a principal justificativa apresentada pela ciência que reforça a teoria do "Big Bang"?
3) Quais informações o homem primitivo poderia obter simplesmente olhando para o céu?
4) Astronomia e astrologia: são a mesma coisa? Diferencie-as.
5) Descreva os modelos astronômicos adotados ao longo da história para explicar o funcionamento do universo e o movimento dos planetas.
6) Quais foram as contribuições de Copérnico para a compreensão de como funciona o universo?
7) Descreva quais foram as 4 grandes contribuições de Galileu Galileu que revolucionaram a ciência  e em especial para a astronomia.
8) Qual era a ideia defendida por Einstein sobre a origem e evolução do universo? O que o levou a pensar assim?
9) Quem são os cientistas considerados pais da teoria do "Big Bang"? Descreva como cada um contribuiu para sua formulação, e quando propuseram suas ideias.
10) Por que a teoria do "Big Bang" é criticada por alguns cientistas? O que ela não explica? Cite um cientista que defende esta postura.
12) No futuro, como o universo se parecerá? Por que será assim? 
13) Faça uma breve biografia dos cientistas que contribuíram para formulação da teoria do "big bang" apresentados ao longo do vídeo. Organize-as pela época em que viveram.


2 comentários:

  1. fala prof eu sou o joao ribelato adorei o resumo!!!!

    ResponderExcluir
  2. FICOU MUITO INTERESANTE, PORQUE FALA SOBRE QUEM DESVENDOU A TEORIA DO BIG BANG E COMO ACONTECEU.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.