Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Novos horizontes se abrem em Plutão

Depois de uma longa viagem de 10 anos, a sonda New Horizons está prestes a chegar em Plutão. Suas lentes já revelam um mundo completamente novo e que surpreende os astrônomos.

A imagem ao lado é uma composição dessa nave com fotos recentes desse mundo distante e suas luas. 

Para que ir tão longe? O que há para se descobrir nos confins congelados do sistema solar? Essa publicação responde essas e a outras perguntas...
A missão
Lançada do Cabo Canaveral em 19 de janeiro de 2006 por um foguete Atlas V, a sonda New Horizons segue por quase 1 década viajando em quase estado de total hibernação, rumo ao encontro do longínquo e misterioso planeta Plutão, situado a (apenas) 7,5 bilhões de quilômetros da Terra!

Neste momento está a apenas 32 milhões de quilômetros de Plutão. Para se ter uma ideia, a distância é tão grande que os sinais de rádio emitidos pela sonda levam 275 minutos para chegar até as antenas da Rede do Espaço Profundo, situadas na Austrália, Madri (Espanha) e Califórnia (EUA).

A sonda passou por alguns lugares já visitado por outras naves (veja na imagem ao lado), como o planeta Júpiter, onde pôde testar seus instrumentos, registrar dados e fotos, e ganhar um grande empurrão gravitacional que diminuiu - e muito! - o tempo de sua viagem: sem ele, a viagem levaria pelo menos mais 20 anos, alcançando Plutão lá por 2036!


Conforme havia dito nessa publicação do final do ano passado, a sonda se aproxima cada vez mais de seu destino, estimado para ocorrer no dia 14 de julho deste ano.

Caso queira conhecer mais sobre essa viagem, a NASA possui um site interativo - recomendo visitá-lo: Eyes on Pluto.

Aqui no blog, compartilho o infográfico abaixo, que ilustra e resume essa longa jornada (clique sobre ela para amplia-la):

A missão é coordenada pelo laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins, nos EUA e operada pelo JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.


Rumo a Plutão e Além
A New Horizons será a primeira nave a estudar Plutão. Esse planeta desperta muita curiosidade dos astrônomos e é o mais conhecido objeto que orbita o cinturão de Kuiper, cuja órbita circunda as regiões mais distantes e geladas do sistema solar.

Espera-se alcançar o gelado planeta em 4 julho, quando passará a 12.500 km dele - esta será a menor distância de observação desde que o planeta anão foi descoberto por Clyde Tombaugh, em 1930.

Apesar de sua longa viagem, a New Horizons não irá fazer uma "parada" em Plutão - será apenas uma rápida mas produtiva passagem. 

Caso a sonda "pare" (entre em órbita) de Plutão, como outras sondas já fizeram em Marte ou Júpiter, ela perderá a oportunidade de alcançar, em janeiro de 2019, outro objeto dessa região, o astro chamado PT1. 

Espera-se com essas passagens alcançar os seguintes objetivos:
- Mapear a superfície de Plutão e Caronte, sua composição e temperatura;
- Caracterizar sua geologia e morfologia (a aparência) de Plutão e Caronte;
- Caracterizar a atmostera de Plutão e sua taxa de escape;
- Procurar por atmosfera em Caronte;
- Procurar por anéis e outras luas;

- Bônus: conduzir investigação similar em pelo menos outro objeto do Cinturão de Kuiper (no caso, o astro PT1)

Depois de estudar estes dois objetos menores do sistema solar, seguirá uma jornada aos confins de nosso sistema, a exemplo das sondas Voyager 1 e 2.

Para não perder todos os dados registrados nessa missão, acesse o site da NASA Pluto´s Tools Kit  (em inglês, mas fácil de entender).


Sobre a sonda
Com o tamanho aproximado de um grande piano, a sonda New Horizons possui massa de 485 kg. É abastecida por um gerador termoelétrico de radioisótopo (ou sega: um gerador nuclear) de 11kg de plutônio, similar às utilizadas pelas sondas Voyager e pelos astronautas quando chegaram à Lua na missão Apolo.

Carrega instrumentos científicos que incluem câmeras de alta resolução, espectrômetros e detectores de poeira (capazes de identificar e reconhecer elementos químicos), detectores eletromagnéticos, e 

O infográfico ao lado, elaborado pelo portal SPACE, ilustra outras características dessa sonda e da missão. Clique sobre a imagem para amplia-lo.

Compartilho também um poster elaborado pela NASA com todos os dados e detalhes dessa missão (clique sobre a imagem). Está em inglês, mas contêm muitos dados ilustrativos, fácil de entender:




Fotos
Encerro esse post com sequência de imagens desse distante mundo:

Plutão e Nyx


Plutão e suas Luas (infográfico)


Imagem ha 1 mês de distância de Plutão

Plutão e suas luas (tamanhos em escala)

Plutão e suas luas vista pela New Horizons

Sequência de fotos de Plutão e sua maior lua, Caronte,
registradas ano passado pela new Horizons


Foto real de Jupiter e sua lua vulcânica Io, 
registrada pela New Horizons em 2006
durante sua passagem pelo gigante gasoso.



Fontes dessa publicação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.