Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Big Bang: Roteiro Didático

3 comentários:
Falar sobre a origem do universo e como tudo se formou não é um tema fácil - nem tão pouco rápido de se trabalhar em sala, ainda mais para as turmas de curiosos astrônomos do 5º ano!

Como parte de meu aprendizado no mestrado, registro nessa publicação a sequência didática que segui para tratar sobre os mitos da criação - e algumas das consequências surpreendentes desse processo...

O Mapa do Big Bang

3 comentários:
Registro nessa publicação o trabalho de elaboração de Mapa Conceitual sobre a teoria do Big bang que realizei com minhas turmas do 5º ano.


Foi uma atividade muito participativa e interessante, pois foi possível materializar o conhecimento aprendido pelos alunos durante as aulas que tanto falamos sobre esse tema.

Segue nessa publicação o roteiro desta atividade...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Quem viu o céu sorrindo?

Nenhum comentário:
Em mais uma ocasião os espectadores atentos das estrelas puderam observar mais uma das brincadeiras dos astros celestes: dessa vez participaram a Lua, Vênus e as duas estrelas mais brilhantes da constelação de Gêmeos.

A imagem ao lado divulgada pelo portal Climatempo ilustra o evento, ocorrido na noite de quarta, dia 20.

Sabia que essa é uma brincadeira constante das estrelas? Continue sua leitura e entenda como elas jogam esse jogo...

domingo, 17 de maio de 2015

Eu quero saber... FÍSICA!

Nenhum comentário:
O que é física?  O que faz um físico? O que estudam? Onde trabalham?

Essas são algumas das perguntas que ouço todos os anos durante meus primeiros contatos com novos alunos.

Quer saber qual a grande vantagem de ser um físico?

Nessa publicação respondo a essas e outras perguntas com auxílio de outros físicos - é minha homenagem ao dia do físico, celebrado no próximo dia 19/05, aos meus eternos professores que tanto me ensinaram, e ao meu aluno e amigo Bruno Louis, que participou muito deste blog e de minhas aulas, e que se tornou calouro do curso de física na UFPR em 2015!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Adeus Messenger

Nenhum comentário:
Depois de 4 anos estudando o planeta mais próximo do Sol, a sonda Messenger esgotou seu combustível e foi direcionada propositadamente à superfície de Mercúrio.

A colisão que ocorreu no dia 30 de abril criou uma cratera na superfície do planeta, enterrando destroços da nave enquanto jogava ao céus detritos da superfície do planeta.

Essa publicação é um tributo a nave mensageira dos deuses e as informações que ela coletou sobre o planeta mais próximo da nossa estrela.

Sonda Messenger acha água em Mercúrio!

Nenhum comentário:
A revista Science divulgou essa semana que foram encontrados gelo e materiais orgânicos na superfície de  Mercúrio!

O até então inóspito planeta, que é o mais próximo do Sol, era tido como muito quente para abrigar água - quem diria gelo!  O fato inesperado só é possível devido a (quase) ausência de inclinação do eixo de rotação do planeta, que deixa seu pólo norte permanente no escuro, permitindo que temperaturas negativas sejam constantes no interior de crateras nesse ponto do planeta.

A descoberta foi feita pela sonda Messenger, que orbita o planeta desde 2011 - falei sobre a chegada dessa sonda nesse post do ano passado .

Se você está pensando o que significa essa notícia, então deve continuar a ler esse post - e surpreender-se!

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Nave Progress desintegra-se na atmosfera sobre o sul do Chile

Nenhum comentário:
A nave russa Progress M27-M, que estava desgovernada desde seu lançamento na semana passada, adentou a atmosfera às 23h04 (horário Brasília) da noite desta quinta dia 8 sobre o pacífico sul e desintegrou-se devido ao atrito e calor gerado. 



A foto ao lado é um dos últimos registros das câmeras da nave.

Detritos da nave não tripulada que levava mais de 3 toneladas de suprimentos à estação espacial deverão continuar caindo pelas próximas horas, e poderão ser visíveis em algumas remotas localidades do sul do Chile.

Divulguei algumas fotos registradas desse evento - continue a leitura...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Nave russa desgovernada cairá nessa semana!

3 comentários:

Uma nave que levava suprimentos rumo a estação espacial ficou totalmente sem controle  minutos antes de sua separação do foguete que a colocou em órbita. 


As imagens das câmeras a bordo (á direta) revelam que está girando sobre seu eixo e até agora não foi possível restabelecer o controle da nave.

Estima-se que ela deve cair (atingir a superfície) entre o próximo dia 5 e 6, mas não  se sabe ao certo aonde! Continue sua leitura para saber mais sobre o fato.