Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Um dia em Plutão e Caronte (atualizado)

2 comentários:
Um planeta gelado, cheio de crateras, montanhas, coberto com uma fina camada de poeira, onde o Sol parece um pouco maior que uma "tampinha de refrigerante" no céu...ah, e com 5 luas!

A imagem ao lado é uma montagem, que ilustra como esse ambiente se parece.

Esse é Plutão. O mais recém visitado local do sistema solar pela sonda New Horizons. 

Quer saber como é passar um dia por lá?


quarta-feira, 29 de julho de 2015

Mitos sobre Plutão (atualizado)

Um comentário:
Com a passagem da sonda News Horizons por Plutão é hora de desvendar alguns mitos desse pequeno, congelado e distante planeta... 

Será que lá é realmente frio o tempo todo? Plutão tem ar? Ele tem dia e noite (ou seja, um momento de claridade de escuridão?) Dá para ver todas as suas luas de sua superfície?

Acompanhe nessa publicação algumas revelações desse mundo que tanto mexe com a imaginação de todos nós!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Plutão em vídeos

Nenhum comentário:
Após sua rápida passagem pelo "último planeta" (conhecido até o momento) de nosso sistema solar, a sonda New Horizons nos revelou alguns segredos ocultos, congelados desde o tempo da formação de nosso sistema planetário.

A até agora bem sucedida missão (e que continue assim!) gerou grandes expectativas pela comunidade científica, e, até o término da recepção dos dados - esperada ocorrer apenas daqui a 16 meses! -  o melhor que podemos fazer é imaginar os segredos que esse longínquo ambiente possui!

Nessa publicação divulgo vários vídeos e documentários que ilustram o que já sabemos e esperamos descobrir sobre nosso querido Plutão.


quarta-feira, 22 de julho de 2015

O que sabemos sobre Plutão

Um comentário:

Após a passagem da sonda News Horizons por Plutão na semana passada, um grande conjunto de informações estão sendo recebidas e analisadas com muito entusiasmo por cientistas de todo o planeta.

Imagens de profundos penhascos, como essa ao lado, camadas de gelo, e possíveis moléculas orgânicas também fazem parte desse hostil ambiente.

Divulgo nessa publicação o que foi descoberto até agora nessa missão e o que se espera com os dados que ainda iremos receber nos próximos anos.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Olá Plutão!

Nenhum comentário:
Após 10 anos de viagem pelo sistema solar a sonda New Horizons alcançou o mais remoto planeta de nosso sistema, finalizando a primeira fase de nossa exploração do universo.

A sonda passou a apenas 12 mil km de Plutão, e coletou uma quantidade de dados que levarão 16 anos para serem enviados a Terra!

A foto ao lado talvez reflita a melhor mensagem de boas vindas que poderíamos ... Não é montagem - é a foto da superfície de Plutão, registrada pelas lentes da New Horizons, na manhã do dia 14 de julho.

A missão não acaba aqui - quer saber o que já aprendemos e espera-se aprender com essa ela?

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Encontro de Jornada nas Estrelas reúne fãs em Curitiba

2 comentários:
No último sábado, dia 11, ocorreu em Curitiba o 19º Trekcon, encontro tradicional dos fãs de Jornada nas Estrelas.

O evento é promovido pelo fã-clube Federação dos Planetas Unidos e tem apoio da Fundação Cultural de Curitiba

Como fã incondicional da série, estive por lá com minha família para prestigiar o evento... Deixo aqui meu convite para o encontro do ano que vem, quando será comemorado os 20 anos dessa convenção, e os 50 anos da série.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Julho é o mês de Plutão!

Nenhum comentário:
Viveremos ao longo do mês de julho mais um momento histórico em nossa jornada rumo às estrelas: a sonda New Horizons chegará à Plutão, após viajar por quase uma década pelo sistema solar!

Esse mundo gelado e tão longínquo pode guardar segredos sobre a formação do sistema solar que nenhum outro mundo poderia nos revelar.

Divulgo nessa publicação alguns videos que ilustram belas imagens sobre esse inóspito planeta, as expectativas dos cientistas e o que já foi descoberto até o momento com essa missão.