Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Alinhamento raro no céu noturno!

Aos observadores atentos (ou não...) do céu, informo que ao longo das próximas 4 semanas um evento raro pode ser admirado: o alinhamento de 6 astros no céu!

Após 10 anos, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderão ser apreciados a olho nu, alinhados simultaneamente, entre o horizonte e a Lua.

Continue a leitura para saber os detalhes desse evento!


Planetas separados por milhões de quilômetros um do outro aparecerão alinhados, formando um arco no céu deste mês - e você poderá acompanhar tudo sem a ajuda de nenhum instrumento especial, simplesmente olhando para o céu!

O evento começou ontem, quarta-feira 20 de janeiro, e vai durar exatamente um mês, até 20 de fevereiro. 

Especialistas de ambos os hemisférios, norte e sul, concordam que o melhor momento para ver os cinco alinhados é pouco antes do amanhecer, perto das 5h40 da manha.

O site Sky.org recomenda que, entre 27 de janeiro e 6 de fevereiro, as pessoas em todo o mundo usem a Lua como um guia para ver os planetas: basta apontar seu dedo indicador para ela, e descer rumo ao horizonte, entre o NORTE e LESTE... As "estrelas" mais brilhantes que observar serão na verdade os planetas Júpiter (brilho de muito intenso, facilmente observável a partir das 23h); depois Marte (em tons alaranjados, perto das 2h); seguido por Saturno (branco mais tênue, visível próximo 3h na constelação do Escorpião) e Vênus (branco esverdiado intenso logo após as 4h perto do horizonte). 

O grande desafio será observar Mercúrio, o último deles, que estará muito próximo ao horizonte lá pelas 5h40, e por isso poderá ficar "escondido". Além disso, ele só aparece durante a madrugada - por isso, para ver o evento com todos alinhados, só mesmo pouco antes do Sol nascer...

Considerando que cada planeta move-se em torno do Sol num tempo diferente, esse é um fenômeno imperdível - se as condições do céu permitirem....

Por isso, se aconchegue num cantinho especial, e prepare seu chocolate quente pois a noite sera longa...Quem disse que ficar olhando para o céu é fácil??  Mas vale a pena! experimente e compartilhe sua experiência!

Dicas para observação
Para a observação deste fenômeno é preciso ter paciência e um horizonte limpo. 

O que garante uma visão melhor dos planetas são locais abertos, como o campo e o litoral, mas, quem não estiver em locais como estes, pode buscar um local onde a vista não tenha prédios ou qualquer coisa que bloqueie a visão, pois os planetas aparecerão em alturas diferentes no horizonte. 

Caso observe dentro de cidades grandes, o brilho dos planetas é ofuscado pela poluição luminosa. 

Chuva ou céu fechado também são outros fatores que dificultarão sua a observação. 

Apesar da fácil observação, registros fotográficos podem deixar a desejar, como a foto ao lado... é preciso conhecer alguns truques de câmera para poder capturar o evento (num próximo momento eu conto os detalhes a voces!)

2016...
Esse ano seremos agraciado com essa raridade em mais uma oportunidade - o próximo ocorrerá em agosto. Por isso, caso o mês passe e você não consegua visualizar o alinhamento, não se preocupe pois terá mais uma chance.  Mas não vai perder, pois depois disso, só em outubro de 2018. A última vez que isso aconteceu foi em 2005.  na foto ao lado, registro do evento no observatório de La Cilla, no Chile.



Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.