Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Registrado raro rastro de buraco negro

A NASA divulgou imagens de um evento raro - e para muitos  improvável: um brilho intenso (flare) foi captado pelo NuSTAR (Telescópio de Espectroscopia Nuclear) que olhavam atentamente para o buraco negro supermassivo Margarina 335 (Mkr 335), localizado a 324 milhões de anos luz da Terra.  

Para quem achava que nada era capaz de escapar de u buraco negro, registro nessa publicação essa curiosa informação.

O fenômeno
No final do mês de outubro do ano passado, um grupo de astrônomos da Universidade Estadual de Kentucky divulgou o registro de uma intensa ejeção de raio-x capturada pelo telescópio orbital NuSTAR proveniente do buraco negro Margarina 335 (Mkt335). Apesar de seu nome engraçado, este objeto é a fonte de raio-x mais intensa do céu noturno. 

O gráfico ao lado ilustra um comparativo do brilho captado deste objeto (em raio-x) e a intensidade da radiação emitida: a linha laranja é a emissão "esperada", observada durante os últimos 4 anos. A linha em azul foi a registrada no evento ocorrido em outubro. O pico em azul é o dado real registrado pelo satélite. Seu significado está ilustrado na imagem que inicia essa publicação: um grande brilho (flare) sendo ejetado de seu centro.

A ejeção de energia em alta intensidade é um fenômeno esperado para buracos negros super massivos. Contudo, nunca antes havia sido flagrado.

Comparando os dados observacionais coletados desde 2007  o estudo determinou que a emissão desse pico de radiação foi ejetado do buraco negro a 20% da velocidade da luz, e então colapsou-se.

Em setembro de 2014 a equipe havido testemunhado a parte final desse evento. Em outubro de 2015 o evento foi captado por completo pela primeira vez.

O caçador de Buracos negros O objeto em questão está no cento de uma distante galáxia, situado a 324 milhões de anos-luz, na região da na constelação de Pegasus. Olhando para o céu nem é visível, mesmo por que não emite luz visível, apenas em raio-x... por isso é necessário olhar para ele com um aparelho especial, no caso, o telescópio orbital NuSTAR (ao lado), cujos sensores só captam radiações de alta energia, em especial, raio-x. Essa radiação é tipicamente emitida por buracos super massivos, localizados no centro de galaxias como a nossa. Por isso, esse telescópio é conhecido como o caçador de buracos negros da NASA.

Compartilho abaixo, algumas informações sobre o satélite publicadas pelo portal Space (em ingl~es)







Fontes:

Um comentário:

  1. Que legal essa postagem, adorei as imagens e achei seu blog d+, espero que fça muito sucesso.Sou a Helena do Colégio Integral,do quinto A , de manhã, temos aulas as terças no penultimo horário.
    2016

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.