Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Já viu Interstellar? (em que universo você vive??)

Caso você não tenha visto ao filme interstellar provavelmente vive numa das outras dimensões exploradas pelo filme...rsrsrs

Brincadeiras a parte, é interessante notar como este lançamento de 2014 causou tanto impacto em meus pequenos astrônomos (e o curioso é que isso se manifesta mais nos pequenos, de 10 anos, do que nos maiores, de 14...).

Por isso compartilho abaixo algumas explicações "técnicas" de astrônomos renomados sobre a física apresentada no filme.

Para quem já assistiu, saiba que o filme foi elaborado de acordo com conhecimento científico, e não ficção.  Veja o relato dos cientistas abaixo e confira!


É claro que uma viagem nos moldes propostos pelo filme é ficção... mas dos últimos filmes lançados, este é o que mais chamou a atenção de meus pequenos (outro foi Gravidade). 

Na minha opinião, o filme não apresentou nada de novo (para alguem que já conhece a ciência...). Mas as cenas chamam a atenção para os detalhes da técnicos que são complicados para explicar.... 

Compartilho abaixo videos de alguns cientistas que lidam com o   tema na vida real... é sempre bom ouvir físicos falando de seu trabalho!
1) o que são buracos negros e como se formam?
A renomada astrônoma Thaisa Bergmann , do Instituto de Física da UFRGS, é referência mundial sobre Buracos Negros. O vídeo abaixo foi gravado em uma palestra que ela fez para falar sobre o filme, e faz um paralelo entre os Buracos Negros que existem no Universo real e os que são mostrados no filme Interstellar:



2) respostas...
Palestra "a ciência do filme Interestelar" ministrada pelo Professor Rodrigo Nemmen, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP). Apesar de longa, a palestra ministrada no IAG USP, 20 de Maio de 2015 é um exemplo de como os conhecimentos científicos são apresentados para uma plateia acostumada com a linguagem científica.






3) Documentário
Apesar de ingles (mas com legendas!) vale também assistir ao documentário que fala sobre a ciência de interestelar.






Assim como estes vídeos existem vários outros por ai... Conhece algum? 
O que achou desses?


Encerro essa publicação compartilhando uma linha do tempo com os eventos do filme (para aqueles que ficaram um pouco perdido com a viagem...)  CLique na imagem para amplia-la





Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.