Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 28 de junho de 2016

Quer transformar o aprendizado de seus alunos?

Transformar seus alunos em agentes de seus aprendizados é desafiador para todo educador. O que pode facilitar este processo é a atitude do professor, ao permitir seus alunos expor seus anseios e conhecimentos.

Foi pensando nisso que a avaliação do 9º ano neste trimestre foi ousada: nada de "novo" (no ponto de vista educacional), mas "diferente" da rotina avaliativa que estavam acostumados...

O resultado: alunos motivados, desafiados e apresentações comparáveis a seminários científicos! 


Acha que estou exagerando? Registro essa sequência didática para compartilhar com colegas e registrar como foi!
 
A proposta

Esse trimestre fui ousado na avaliação de meus alunos do 9º ano: diante da curiosidade e nível de discussão de meus aprendizes, substitui a primeira prova por trabalhos em grupo com o aval da coordenação.

Minha proposta aos alunos foi na verdade um desafio, que assemelha-se ao esforço que eu mesmo demonstro em sala, para ilustrar como conceitos físicos (e científicos) básicos (fundamentais) são aplicados em situações complexas.
 

Inicialmente, levantei alguns temas relacionados aos conceitos de eletromagnetismo que estudamos ao longo do 1° semestre, dentre os quais, abrangiam Ressonância Magnética; Gravação Magnética; Levitação Magnética; Blindagem Eletromagnética; Câmera Fotográfica; Instrumentos óticos; Radiação, Vida e Alimentos. Um dos grupos até se propôs a falar sobre Ondas Gravitacionais, que não estava relacionado com os conteúdos estudados, mas relacionava-se ao conteúdo de ondas que ainda vamos estudar.

Dediquei 1 aula para apresentar brevemente a proposta e organizar grupos entre 4 e 7 alunos, que escolheram os temas - por sorte, não houve disputa de temas (coisa rara!! ).

 

Diretrizes
Inicialmente apresentei duas diretrizes para que os grupos pesquisassem: referente à Elaboração e à Apresentação.

Quanto à ELABORAÇÃO do trabalho,  deve abordar as seguintes questões:

1) Qual conceito físico está associado com o tema de seu trabalho?
2) Mostre em sua apresentação  e explique como esse conceito se aplica em uma situação real
3) Identifique as etapas do exemplo que utilizou acima e ressalte em que momento o conceito físico é aplicado.
Podem ser utilizadas maquetes, desenhos, animações, apresentações powerpoint, gravações, dentre outros.
ATENÇÃO: explicações ou exemplos incorretos descontará pontos de seu grupo!
4) Como tal conceito físico está relacionado à vida das pessoas?
5) Esse conceito trouxe alguma inovação para a sociedade? Quais? De que forma? Desde quando são empregadas?

Estas perguntas servem como orientação para a elaboração do conteúdo de seu trabalho, e suas respostas devem ser entregue ao professor em folha de bloco no dia da apresentação.


Quanto à APRESENTAÇÃO do trabalho:
1) As apresentações ocorrerão no teatro da escola (mesmo que não seja utilizada a projeção). Caso o grupo necessite de outro espaço, informe ao professor com antecedência.
2) cada grupo terá entre 15 a 20 minutos para realizar a apresentação do tema. Caso o grupo passe do tempo será descontado pontos! (sejam objetivos e busquem as palavras corretas para apresentar seu tema).
3) podem ser utilizados qualquer meio de apresentação: maquetes, desenhos, videos, animações, representações, simulações - abuse da criatividade!
4) não há necessidade de todos os integrantes do grupo falarem. É possível eleger um (ou mais) orador para falar em nome do grupo
5) ao final de cada apresentação, a plateia poderá fazer perguntas sobre o tema.
6) As datas de apresentação já foram organizadas em sala, de acordo com a tabela abaixo: 



A preparação
 Após 15 dias, e 1 semana antes das apresentações, reencontrei os alunos para avaliar o que tinham produzido  - muitas dúvidas, mas por minha satisfação, demonstraram grande interesse e esforço diante deste desafio coletivo.

Para auxilia-los na elaboração final, indaguei-os sobre os seguintes tópicos referente aos trabalhos:

A) Apresenta e relaciona-se com os conceitos físicos que vimos em sala?
(os conceitos estudados foram eletricidade, magnetismo, e ondas, que culminaram nas ondas eletromagnéticas). 

B)  Como as propriedades básicas da matéria está relacionada com seu conteúdo?
(Os átomos são a origem das propriedades elétricas - eletrons, protons e nêutrons - e magnéticas - spins).

C) Indica e/ou identifica as propriedades físicas que estudamos?
(aquelas que são apresentadas no livro e complementadas no caderno...)  

D) Mostra de maneira SIMPLES como os conceitos e propriedades físicas são aplicadas?
(essa foi a parte mais complicada, pois os assuntos escolhidos são avançados, mas fundamentam-se em conceitos simples, que vimos em sala. Reforcei nesse ponto que eles devem se esforçar para buscar a objetividade e uso correto dos conceitos, assim como eu me esforço diante deles, para realizar a "transposição didática").


Resultados
No dia agendado para as apresentações fomos ao teatro, espaço mais amplo da escola, no qual os grupos poderiam demonstrar seu esforço e criatividade com maior liberdade.



Para minha surpresa (e me perdoem, mas preciso relatar isso aqui...) alguns grupos não haviam se preparado para apresentação como haviam demonstrado nas aulas que dediquei para auxilia-los....

Enfim, todos os grupos apresentaram, a maioria com projeções de texto e imagens e alguns aparatos que construiram. Achei falta de vídeos mais ilustrativos, coisa que uma busca simples ja revela.

Mas no geral fiquei satisfeito com o que ouvi. Claro que devo considerar as questões de exposição ao grupo, vergonha, etc... 

 Também recolhi a parte escrita dos grupos, que não foi muito diferente do que eles falaram nas apresentações.

De qualquer forma, como experiência avaliativa, recomendo!  (e caso aplique com sua turma algo parecido, compartilhe comigo sua experiência).
 

2 comentários:

  1. Oi prof é o Rui, Bem esta me gerando uma duvida sobre magnetismo, se um imã aproxima os eletrons, se eu colocar um imã do lado de cabos eletricos eu consigo acelerar ou parar o circuito do equipamento? e por que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rui.

      Só preciso fazer uma pequena correção em sua fala: o imã não interage diretamente com elétrons ... Eletrons interagem com eletrons (cargas elétricas).
      Mas um íma pode afetar a orientação magnética dos elétrons (seu SPIN).

      Mesmo assim, sua pergunta é D+! Sabe por que? Você acabou de compreender para que serve um componente chamado de INDUTOR (procure sobre ele).
      Para te motivar digo que tal dispositivo é um eletroima, e funciona como um filtro em circuitos elétricos...

      Me diga o que achou depois....
      valeu!!

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.