Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Chegada a Marte completa 40 anos!

A foto ao lado é o primeiro registro do solo marciano. Foi registrado pela sonda Viking 1, em 20 de julho de 1976.

Esta semana completou 40 anos que ela foi registrada.

Registro nessa publicação um pouco sobre a história da conquista do planeta vermelho, que ha 40 anos continua sendo a próxima meta da Jornada pelas Estrelas!


A Data
20 de julho. Os entusiastas pelo espaço podem lembrar desta data como o momento em que a humanidade pisou na Lua, em 1969. Mas ela também coincide com o pouso da primeira sonda em solo marciano, quase dez anos depois.

Foi em 20 de julho de 1976 que a sonda Viking 1 da NASA  tocou com segurança o solo marciano, tornando-se a primeira espaço nave a fazer isso.  Ao lado, folder comemorativo elaborado pela agência espacial norte americana para celebrar a data.

A data planejara originalmente para o pouso era 4 de julho, o que coincidiria com os 200 anos da independência dos Estados Unidos. Mas ao chegar em Marte a nave constatou que o local do pouso continha mais detritos do que o esperado, e foram necessários mais 16 dias orbitando o planeta vermelho para identificar outro local.

Durante os sobrevôos da Viking, uma foto chamou a atenção dos cientistas - ela talvez seja a foto mais conhecida de Marte: o "rosto", que indicava uma grande semelhança com a face humana, foi considerado uma forma de comunicação dos marcianos com os terráquios. Novas missões ao planeta registraram a região chamada de Cydonia, e fotos revelaram que o rosto era uma ilusão formada por sombras... o que acha? (fotos abaixo).




Dois meses depois a nave Viking 2 também pousava em Marte, em 3 de setembro de 1976. Ao lado representação das naves Vikings (idênticas), com uma ilustração de como seria o pouso da nave utilizando paraquedas e seus propulsores para a aproximação final.

Ambas foram lançadas do Centro Espacial Kennedy no ano de 1975 (Viking 1 em 20 de agosto e Viking 2 em 9 de setembro) com o auxílio dos foguetes Titan III. Viajaram pouco mais de 300 dias até alcançarem o planeta vermelho.


Sobre as Vikings
O projeto das Viking foi desenvolvido ao longo da década de 1960 para coletar informações sobre os planetas mais parecidos com a Terra. Sua pesquisa incluía a superfície e atmosfera marciana, e a busca por sinais de vidas.

Contou com a seleta participação do astrônomo Carl Sagan, primeiro civil a participar de projetos de pesquisas da NASA, que era inicialmente uma agência militar... Ao lado, foto de 1975 com Sagan e um modelo do pousador da nave Viking 1 no Deserto da Morte, Califórnia. Aliás, as fotos de Marte revelam muitas semelhanças com esse local de nosso planeta.

As naves eram compostas por dois módulos: um projetado para fotografar a superfície em órbita e outro pousador (a foto de Carl Sagan ilustra o pousador). Enquanto o orbitador permanecia em orbita coletando fotos da superfície, o pousador efetuava testes de solo e atmosfera em chão. Ao lado, uma maquete que compara o tamanho destes módulos (o pousador é o menor a direita).

Os orbitadores (ilustração ao lado) foram criados na forma de um octágono de aproximadamente 2,5 m de diâmetro e massa total de lançamento de 2328 kg, dos quais 1445 kg eram combustíveis (basicamente gás de controle de atitude). Os objetivos principais dos orbitadores Viking foram o transporte das sondas de superfície a Marte, a realização do reconhecimento de locais de possível pouso, a atuação como ponte de comunicação para as sondas de superfície e a realização de suas próprias investigações científicas. 


Os pousadores pesavam cerca de 650 kg, incluindo combustível e equipamentos para estudos biológicos, químicos, geológicos, meteorológicos e outros. Durante sua atividade foram recebidas mais de 57 mil fotografias da superfície marciana.

A Viking foi uma das mais bem-sucedidas missões da NASA, a primeira a fazer pousar e operar um artefato humano na superfície de outro planeta, apenas dezenove anos depois do lançamento do primeiro satélite terrestre artificial, mas teve um alto custo, mais de um bilhão de dólares na época. 

Missões à Marte
Marte é o planeta que mais se assemelha à Terra com relação a possibilidade de sustentar vida. Apesar de ser um planeta com metade do tamanho do nosso, encontra-se na região possível habitável do Sol (onde haveriam condições para que a água possa existir em seus 3 estados físicos). Por isso ele é um planeta muito cobiçado para a busca de vida.

Atualmente sua superfície é seca, como ilustra a imagem acima. Mas acredita-se que no passado Marte abrigava oceanos, assemelhando-se a Terra. 

Até agora não foi encontrado água líquida pelo planeta, apesar de haverem muitos indícios por sua superfície (incluindo fenômenos sazonais que parecem ser escoamento líquido). Contudo, em seus polos já foram encontrados grandes quantidades de gelo - a imagem ao lado ilustra essa situação.

Várias missões já foram enviadas a Marte, tanto da NASA quanto da extinta União Soviética. Chegar a Marte nunca foi simples... várias missões não atingiram seu objetivo. O portal Historic Space Craft conta a história de todas as missões que já foram enviadas a Marte.

As imagens abaixo exibem as missões bem sucedidas da NASA ao planeta vermelho.



Futuras Missões

Devido aos dados promissores das missões anteriores, Japão e Índica já enviaram sondas ao planeta.

A NASA confirmou que seu proximo robo será enviado em 2020 para lá. Será a próxima etapa de exploração, que complementará os hoovers que lá estão (na foto ao lado). E até 2030 pessoas irão pisar em Marte!



Indicações de Filmes
Vários filmes sobre Marte já foram feitos. Eu recomendo do ponto de vista científico três filmes recentes muito legais: Missão Marte e Planeta Vermelho (ambos lançados em 2000) e Os Últimos dias em Marte (de 2013). Ano passado o filme Perdido em Marte (2015) teve muito sucesso - vale assistir!

Adoro também o filme A Guerra dos Mundos (mas no original de 1953...). Outros clássicos da ficção científica que indico são Vôo para Marte (de 1951), O Planeta Vermelho (1952),  Capricórnio Um  (1977) e  Robinson Crusoe em Marte (1964).

Fugindo um pouco do cunho científico, sugiro também assistir as comédias Marte Ataca (1996) e Meu Marciano Favorito (2000), e animação Marte Precisa de Mães (2011).

A maioria dos filmes que cito acima estão disponíveis pelos links que indico... Assista e volte depois para deixar seus comentários...




Fontes:
Historic Space Craft, Sky and telescope, NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.