Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Encontro Astronômico marcou a tarde no Colégio Integral!

Foi com grande alegria que na tarde desta terça minha turma de pequenos astrônomos do 5º ano receberam a visita do astrônomo dr Felipe Braga Ribas, astro da história da astronomia recente, por ter descoberto anéis em asteroides.

Sua aluna Juliana Thaler, integrante do Clube de Astronomia da UTFPR, ministrou aula com o tema "constelações". Na semana que vem o tema se"estrelas".


Quer ver como foi o encontro?

Sempre falo com muito respeito e orgulho de meus dois amigos dos tempos de faculdade - dr Felipe Braga Ribas e dr Rafael Sfair de Oliveira. Apresento ambos para minhas turmas de pequenos astrônomos logo na segunda aula do ano, quando falo sobre o que faz a astronomia.

Já fazia um tempo que eu estava tentando conciliar nossas agendas e finalmente consegui!
Apesar de ambos serem daqui de Curitiba,vida de astrônomo não é fácil: Felipe sempre viajando para conseguir ficar olhando para o céu, e Rafael mora em Guaratinguetá -SP (é professor da UNESP lá). Esse descompasso dificultou inclusive nossos encontros pessoais...  O último completou 1 ano, registrado na foto ao lado (na esquerda eu, no entro Felipe, a direita Rafael).

Ano passado Felipe voltou para sua cidade natal, depois de uma boa estadia de 8 anos por outros estados e pela Europa, concluindo seu mestrado e doutorado. Atualmente é professor de física e astronomia da UTFPR e desenvolve projetos nessa área com seus alunos. Clique aqui para saber mais sobre o "sr dos anéis"

Na tarde desta terça ele esteve no Colégio Integral para compartilhar com nossos alunos um pouco de sua experiência como pesquisador e astrônomo de profissão - meus pequenos sempre curiosos tiraram proveito dessa oportunidade para mostrar que também  sabem fazer perguntas como cientistas de verdade! 

Os questionamentos foram dos mais variados, e vieram inclusive da turma da professora Lilica (2º anos: sejam sempre bem vindos!). Abaixo algumas das perguntas feitas:

A1: "por que não vejo as figuras das constelações no céu?"
A2: "as imagens das constelações tem um fundo azul diferente. Por que?"
A3: "É verdade que quando olhamos para as estrelas fazemos uma viagem no tempo?"
A4: "O que você sentiu ao fazer sua descoberta?"
A5: "Como você sabia o que iria encontrar?'
A6: "Como foi coordenar tanta gente nesse trabalho? Você falava em português com eles?
(dentre outras)

Na ocasião a aluna Juliana Thaler, do Clube de Astronomia da UTFPR (CAUTEC) ministrou a aula para os alunos do 5º ano com o tema "Constelações". Na semana que vem será apresentado o tema "Estrelas".

Ai final da apresentação nossos alunos aproveitaram para tirar fotos e até colher alguns autógrafos, pois não é sempre que se tem a oportunidade de se estar ao lado de um grande astro!









Meu objetivo em promover a visita do Felipe à nossa escola foi o de aproximar o universo científico da realidade de nossos alunos, e mostrar que ciência é feita por pessoas como nós - o dr Ribas até se parece com um jovem "normal"... 

Espero com isso fortalecer ainda mais o incentivo que sempre dou aos nossos alunos a seguirem pelos caminhos da ciência e do conhecimento!

Findo esta publicação agradecendo a presença do dr Ribas e da futura astrônoma Juliana.

Aos meus alunos, peço que enviem suas fotos para publicar no blog!!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.