Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Curitibano é indicado ao Nobel de Física

O Curitibano Celso Grebogi, formado em Engenharia Química em 1970 pela UFPR, foi um dos finalistas indicado ao prêmio Nobel de Física 2016!

Suas contribuições no estudo de sistemas caóticos, criando métodos para torna-los "previsíveis", receberam muitas citações na comunidade científica, o que chamou a atenção do Nobel.

Porem, os ganhadores foram outros... continue sua leitura para saber essa história - e desde já fica registrado nessa publicação a homenagem a esse cientista brasileiro!


Dr. Celso Grebogi
É o curitibano, ex-aluno do Colégio Erasto Gaertner, no bairro Boqueirão, que foi indicado à premiação do Nobel em Física 2016. “Eu diria que receber o Citation Laureate 2016 do Thomson Reuters é uma honra muito grande. Isso foi uma boa surpresa, raramente um brasileiro está nessa lista, mas acho muito difícil levar o prêmio este ano por causa do experimento que fez a detecção direta de ondas gravitacionais, confirmando uma previsão de Einstein feita em 1916”, diz o cientista, em entrevista à Gazeta do Povo, direto de Aberdeen, na Escócia, onde mora atualmente. “É no entanto um privilégio ter nosso trabalho ser considerado na mesma companhia de tão significativos desenvolvimentos em Física”, completa. Ao lado, foto dele com homenagem recebida em palestra ministrada para alunos da escola em 2001.


Indicados
Além do experimento LIGO, o grande detector de ondas gravitacionais que falei nessa publicação, o trabalho do curitibano esta na lista deste ano. Realizado em co-autoria com Edward Ott e James A. Yorke, Grebogi, a pesquisa descreve uma teoria para controle de sistemas caóticos, o Método OGY – em referência às iniciais dos cientistas. 

O trabalho dos três pesquisadores desafiou a crença de que o caos era incontrolável e se tornou uma referência na área. A pesquisa do trio em dinâmica caótica combina métodos e técnicas analíticas com vastos experimentos computacionais com o objetivo de estabelecer princípios matemáticos básicos que cientistas e engenheiros são capazes de aplicar em seus próprios campos.

De forma sucinta, este método permite prever resultados que a princípio são "imprevisíveis" a longo prazo. Situações assim são classificadas de caóticas. O método OGY cria cenários de uma determinada situação (tecnicamente chamados de "seções de Poincaré")  e analisam a evolução de certas propriedades físicas caóticas em intervalos de tempos reduzidos. Ao criar e comparar cada cenário criado, o sistema caótico pode ser tratado como as leis físicas usuais. A imagem acima ilustra tais cenários, pelos quadrados em verde.

A abordagem inovadora apresentada pelo método causou grande impacto na comunidade científica: muitos cientistas utilizaram como base de suas pesquisas o trabalho de Grebogi. O grande número de citações despertou a atenção da equipe do Nobel - apenas no Google Scholar, o brasileiro já foi citado mais de 31 mil vezes, recebendo mais de mil citações todos os anos desde 1995 o, data quando a teoria foi apresentada.

Formação
Formado em Engenharia Química em 1970 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Grebogi é o único brasileiro citado premiação do Nobel deste ano. Ele é Mestre em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre e doutor em Física pela University of Maryland (Estados Unidos) e pós-doutor em Física, especializado em Teoria de Sistemas Dinâmicos, pela University of California at Berkeley (Estados Unidos), atualmente o pesquisador ocupa a cátedra Sixth Century Chair em Sistemas Complexos e Não-Lineares da University of Aberdeen, na Escócia.

A pesquisa referente ao controle do caos foi considerada uma das mais influentes dos últimos 50 anos, de acordo com a American Physical Society. A lista reconhece artigos científicos que trouxeram contribuições significativas à física, por anunciarem importantes descobertas ou estimularem novas áreas de pesquisas.

"Nosso trabalho ser escolhido pela Sociedade Americana de Física como um marco nos últimos cinquenta anos é uma grande honra, especialmente porque mais de um terço dos trabalhos na lista levaram a prêmios Nobel aos seus autores" afirma Grebogi. Complementa dizendo que "nosso trabalho abriu toda uma nova área de pesquisa, mudando filosoficamente a nossa maneira de pensar sobre o caos. Antes de nosso trabalho, cientistas acreditavam que o caos era intrinsecamente incontrolável. Mostramos neste trabalho que o caos não só pode ser controlada e manipulado, mas que o caos possui grande flexibilidade inerente na escolha de um grande número de estados controláveis através da aplicação de pequenas perturbações ao sistema em consideração".

Para saber mais sobre a história deste ilustre brasileiro, veja a reportagem veiculada na Gazeta do Povo  "Do Boqueirão à disputa do Nobel"


PARABENS DR CELSO PELO SEUS ESFORÇOS! Que sirvam de inspirações para muitos jovens e futuros cientistas!


Os Laureados em Física 2016
Este ano a pesquisa na área de estrutura da matéria condensada desbancou o favorito LIGO: as chamadas "transições de fase topológica da matéria", onde a matéria pode assumir outros estados, mais  "estranhos" dos que os corriqueiros estados sólido, liquido, gasoso e plasma, podem abrir as portas para um mundo desconhecido e repleto de inovações associadas a materiais com propriedades incomuns.

A teoria é complexa e o gráfico ao lado tenta ilustrar o comportamento dessas transições de estado (clique nele para ver em tela cheia). Enquanto eu me esforço para compreende-lo também, recomendo a leitura da matéria do jornal Folha de São Paulo (estou aberto a indagações a respeito ok??)

As transições de fase ocorrem ao longo das mudanças de fase da matéria, como, por exemplo, enquanto o gelo derrete para virar água. 

O que os laureados fizeram foi criar métodos matemáticos (com base na topologia) para estudar fases incomuns da matéria que ocorrem, por exemplo, em supercondutores, superfluidos e filmes finos magnéticos. Todos em baixíssimas temperaturas.

Os pesquisadores britânicos David Thouless, Duncan Haldane e Michael Kosterlitz são os pais da descoberta e foram os agraciados com o prêmio na manhã do dia 4 deste mês. Eles trabalham na área ha mais de 30 anos, e o avanço em pesquisas nessa área de fronteira do conhecimento científico lhes renderam inúmeras citações em publicações científicas, o que os levaram a indicação ao Nobel.

Para se ter uma ideia da complexidade desse entendimento, até um dos pais da teoria tentou demonstra-la usando pães e rosquinhas ao comitê do Nobel (na foto ao lado)...

De acordo com o comitê do Nobel, "na última década esta área do conhecimento impulsionou pesquisas de ponta em física da matéria condensada. Uma das razões para isso é que os físicos esperam poder usar os materiais topológicos em novas gerações de dispositivos eletrônicos para o futuro desenvolvimento de computadores quânticos, por exemplo"

Os laureados produziram dois artigos para divulgação de seu trabalho: o primeiro é destinado à população em geral, o qual foi fonte de "traduções" para vários meios de divulgação, como jornais e revistas - clique aqui para lero segundo é o artigo científico - clique aqui para ler.


Curiosidades sobre o Prêmio Nobel

A premiação Nobel é realizada desde 1901 para honrar avanços na ciência, literatura e paz. 

Foi o desejo do inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel (na foto ao lado), deixado em seu testamento. 

Em 1915 Lawrence Bragg foi o mais jovem a ser agraciado com o prêmio, aos 25 anos de idade.

Albert Einstein foi agraciado com o prêmio apenas uma vez, em 1925, pelo efeito fotoelétrico.

John Bardeen é o único físico a receber o prêmio duas vezes - uma por seu trabalho com semicondutores, em 1956, e outra por sua pesquisa com supercondutividade, em 1972.

Em 2002, Raymond Davis Junior, que tinha 88 anos, foi a pessoa de maior idade a ser agraciada com o prêmio. 

Em mais de um século de premiações, apenas duas mulheres ganharam o Nobel de Física: a primeira foi em 1903 - Marie Curie, pelas suas pesquisas sobre o fenômeno da radiação; a segunda em 1963, Maria Goeppert-Mayer, por descobertas relacionadas à estruturas das camadas moleculares.

Clique aqui para conhecer a lista completa dos laureados com o Nobel de Física.



Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.