Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

De férias no sistema solar - o amanhecer nos planetas

Agora que você já conheceu um pouco de cada planeta, publico algumas fotos com o amanhecer pelos planetas...

(Caso ainda não conheça os planetas, e o que deve levar para passar uma temporada por lá, veja essa publicação....)


A imagem ao lado é um belo amanhecer na praia (é um papel de parede, nao sei o local, mas reflete o espírito de ferias ne??)


O Sol
O movimento aparente do Sol visto de cada planeta cria belos espetáculos O Sol nos agracia com belíssimos momentos de contemplação da natureza em diferentes partes do dia... Quem nunca parou para admirar um pôr do sol? Ou um amanhecer? 

Em dia desses fiquei imaginando como seria ver o Sol de outras distâncias, de outros planetas. Procurei então por registros reais e artísticos e encontrei ilustrações digitais criadas pelo artista Ron Miller e fotos registradas por diferentes satélites que já passaram por esses lugares... Apresento as imagens lado a lado para comparar a "ficção" com a "realidade"...

Embarque nessa viagem e vislumbre-se!! Atenção especial às distâncias de cada planeta até o Sol! (clique em cada imagem para amplia-la)


Mercúrio - situa-se a 60 milhões de km do Sol, o que representa a quase 30% da distância entre a Terra e o Sol. Em Mercúrio, a luz solar é 3 vezes mais intensa do que aqui.



Vênus - Situado a 108 milhões de km do Sol (72% da distância entre a Terra e o Sol), a estrela parece uma mancha em um dia chuvoso devido às densas nuvens de gás que cobrem o planeta.


Marte - O planeta vermelho está a 230 milhões de km do Sol, mais ou menos 1,5 vezes a distância da Terra até o Sol. Quase não é possível ver o Sol pelos ventos que sobem até a atmosfera.



Júpiter - Esse é o sol visto da superfície de Europa, uma das 76 luas do planeta. Júpiter está a 779 milhões de km (5,2 vezes a distância entre o Sol e a Terra). A luz do Sol, após passar por algumas camadas da atmosfera, ilumina o planeta como um anel de luz vermelha.


Saturno - Apesar de estar localizado a 1,5 bilhões de km do sol, quase 9,5 vezes a distância entre a Terra e o Sol,  ainda assim, a estrela continua brilhando intensamente. Os raios de sol, por causa dos cristais de água e gases, sofrem refrações e criam efeitos óticos incríveis quando de dentro da atmosfera do planeta, como você pode ver na simulação.



Urano - Ariel, um dos satélites de Urano, vive um amanhecer frio, mas muito bonito. O Sol quase não esquenta porque está a quase 2,8 bilhões de km, quase 19 vezes a distância em relação à Terra.


Netuno -  O Sol visto de Tritão, o maior satélite natural de Netuno. A distância entre esse planeta e o sol é de 4,5 bilhões de km, 30 vezes a distância entre o Sol e a Terra. Os gêiseres dessa lua soltam uma fumaça pálida que oculta levemente o Sol.





Plutão - A distância entre Plutão e o Sol é de 6 bilhões de km, 40 vezes a distância entre o Sol e a Terra. Nessa distância O Sol é apenas um ponto de luz, mas, apesar de sua intensidade luminosa ser muito menor, por incrível que pareça, ainda é 250 vezes mais brilhante que a luz da lua cheia na Terra.


(P.S.: mesmo não sendo mais classificado como Planeta, nada mais justo que incluir plutão nessa lista ne?)


Para encerrar, ilustro com a imagem abaixo duas informações: na parte superior da imagem, comparativo do tamanho aparente do Sol visto da superfície de cada planeta; a parte inferior da imagem ilustra como um objeto seria visto na superfície sendo iluminado pela luz solar que chega até la! 




Para não deixar nosso planeta de lado, conto com sua ajuda para divulgar belíssimas fotos do pôr ou nascer do Sol aqui na Terra!!!
(deixe os links das fotos em seus comentários - outro viajantes desse universo agradecem!!)



Fonte:
Incrivel Club, Image Gallery NASA, Futurism

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.