Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Estação Espacial chinesa cairá no 2º semetre

Tiangong-1, a Estação Espacial Chinesa (na ilustração ao lado), está fora de controle desde julho do ano passado, e deverá cair em algum lugar do planeta no segundo semestre deste ano!

As informações são da Agência Espacial Chinesa, que confirmaram a perda de contato com o laboratório espacial no mês passado.

Fique olhando para o céu enquanto lê essa publicação para saber mais sobre essa situação.


ZzZzZzZz....
Rastreadores de satélites amadores ao redor do mundo perceberam que a Estação Espacial Chinesa Tiangong-1 vinha descrevendo movimentos incomuns desde o primeiro trimestre de 2016. Em julho passado um grupo anunciou que a estação poderia estar fora de controle, fato que foi negado à época pela Agência Espacial Chinesa (na foto ao lado, centro de controle durante o lançamento da estação em 2011). Em janeiro deste ano a agência confirmou a comunicação com a estação está perdida, e que agora esta está sem controle e caindo suavemente.

A primeira estação espacial chinesa esteve operacional por 1630 dias em órbita, e agora encerra seus serviços de pesquisa e transmissão de dados. Ficou famosa em 2013 por ter recebido a primeira mulher chinesa a ir para o espaço.

A estação de 8,5 toneladas tem 10,5 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro está atualmente numa órbita de aproximadamente 350 km de altitude (a Estação Espacial Internacional orbita em média a 410 km de altitude).  Foi levada em órbita em 2011 pelo foguete Long March 2F, e possui o módulo de serviço Shenzhou, que levava os astronautas chineses e suprimentos à estação. 

Apesar de sua trajetória ser rastreável, não é possível controla-la pois a conexão com seus sistemas foi perdida por algum motivo que os cientistas desconhecem. Essa situação dificulta muito a localização e horário exatos em que a estação irá cair. Cientistas afirmam que apenas 6 ou 7 horas antes de despencar é que será possível essa determinação.

Contudo, grande parte da estrutura será incinerada ao reentrar na atmosfera., causando um grande espetáculo no céu (como ilustra a figura ao lado). Os detritos que sobrarem tem grande chance de caírem no oceano, já que 2/3 da superfície do planeta é coberta por água. Ainda sim, há chances de que o carro de alguém seja atingido: cientistas calculam que as chances de algum material proveniente da estação possa atingir alguma estrutura ou pessoa são menores do que 1/3200. 

A china informou que continuará observando a atividade do módulo e afirmou que preocupa-se com o gerenciamento de detritos espaciais, que podem afetar outros satélites em órbitas. 

Fiquemos atentos!



Fonte:
The Guardian, Space,, Physis.com, Veja, DailyStar, Physis.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.