Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 27 de março de 2017

Conheça a astrofísica que inspirou o filme Contato

Quem já sonhou ao viajar pelas estrelas? Ou fazer parte de uma grande descoberta científica?

Crianças de todas as idades fantasiam com situações assim... 

Nessa publicação registro uma heroína que inspirou um clássico: o livro Contato, do astrônomo Carl Sagan, que virou filme nos anos 90 e inspirou muitas jovens cientistas pelo mundo - convido a conhecer a astrônoma Jill Tarter, que desde pequena imaginava em conversar com outros mundos... 


Na vida real 
(breve relato sobre a astrofísica Jill Tarter)
Jill Cornel Tarter 'e uma astronoma norte americada e uma das diretoras do SETI (Centro de Pesquisa da Vida Extraterrestre). Ela nasceu em 16 de janeiro de 1944 e desde pequena ja sabia que o seu futuro estava nas estrelas.  Ela 'e formada em Fisica e possui doutorado em astronomia

 O foco dos estudos de Tarter e a vida extraterrestre. Ja trabalhou em diversos centros de pesquisas, participando de projetos de grande destaque. O principal grupo de pesquisa que particou foi no Observatorio de Alta resolucao em Microondas, projeto da NASA onde atuou como Cientista de Projeto e conduziu programas de observacao em microondas por todo o planeta. Suas publicacoes cientificas sobre o assunto tem o reconhecimento da comunidade cientifica por todo o mundo, e por eles recebeu premiacoes e condecoracao.

 Tarter esta profundamente envolvida com projetos educacionais para futuros cidadaos e cientistas.  Frequentemente participa de projetos voltados formacao de professores e participa de entrevistas de divulgacao em museus de ciencias e tecnologias.

O trabalho astronomico de Tarter esta ilustrado na obra Contato, de Carl Sagan. Foi transformado em filme nos anos 1990, onde a atris Jodie Foster atuou como a protagonista Ellie Arroway. Tarter conversou com a atriz durante meses antes e ao longo das filmagens, de forma que Arroway revela grande parte da personalidade e do trabalho da cientista.

O Filme Contato, ficção baseada no livro de Carl Sagan e estrelado pela atriz Judie Forster, é "conteúdo obrigatório" para meus pequenos astrônomos.  Falo do filme logo na primeira aula para ilustrar o que faz um astrônomo que "ouve" as estrelas (se você acha que ouvir estrelas é coisa de maluco, então veja essa publicação).

Divulgo vídeo na qual ela relata como foi o contato com Carl Sagan:



Para conhecer mais o trabalho dessa inspiradora astronoma, recomendo a leitura do livro "Making contact - Jill Tarter and the search for extraterrestrial intelligence" de Sarah Scoles. Depois da leitura, volte ao blog e me diga o que achou de ter conhecido esta importante contemporanea da historia da astronomia.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.