Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Atmosfera detectada em exoplaneta!

A ilustração ao lado é uma representação artística do primeiro planeta fora do sistema solar identificado com uma atmosfera!

É o planeta GJ 1132b, com tamanho comparável a Terra, situado a 39 anos-luz, na constelação da vela.

Se você não tem ideia do que essa descoberta representa é melhor ler essa publicação.
A descoberta
Era somente uma questão de tempo.... tempo para nossa tecnologia ser capaz de analisar as sutilezas contida na luz que vem das estrelas. E chegou o momento: foi anunciado a primeira detecção de uma atmosfera ao redor de um exoplaneta!  A descoberta foi publicada no Astronomical Jornal no dia 31 de março. 


O planeta em questão é "um velho conhecido", em órbita mais próxima da estrela Gliese 1132, uma pequena anã vermelha situado a apenas 39 anos-luz. Ele é chamado de GJ1132b, e possui características semelhantes à Terra: possui 1,2 vezes o diâmetro de nosso planeta, e é 1,6 vezes mais massivo. As ilustrações ao lado resumem as principais propriedades conhecidas deste planeta desde 2015, ano de sua detecção.

Quando foi descoberto, GJ1132b foi classificado como um potencial candidato a abrigar uma atmosfera. Na época as técnicas de detecção não permitiram a determinação de sua existência. Com o passar do tempo, instrumentos e meios melhoraram, o que permitiu essa descoberta.

Antes de continuar, cabe ilustrar a descoberta através desse vídeo produzido pelo portal SPACE:



Atmosfera
Os pesquisadores afirmam que a descoberta de uma atmosfera é motivo de "otimismo cauteloso". "Embora esta não seja a detecção de vida em outro planeta, é um passo importante na direção certa", disse o Dr. John Southworth, da Universidade Keele.

A detecção de uma atmosfera ao redor outros planetas é um grande passo para a busca de vida fora da Terra, uma vez que aqui em nosso planeta ela é uma das responsáveis por sustentar a vida (um outro fator crucial é um "escudo protetor" - irei falar sobre isso em breve...). 

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Astronomia observaram nove trânsitos do planeta usando um dos maiores telescópios do mundo, o GROND imager, no Chile (na foto ao lado). É um telescópio de 2,2 metros de administração da Agência Espacial Européia (ESO).

A técnica utilizada para identificar a atmosfera é o trânsito planetário (ilustrado no vídeo acima): a medida que um planeta cruza em frente à sua estrela, bloqueia uma parte da luz - e, ao medir esse efeito, os pesquisadores podem determinar o tamanho do planeta. GJ 1132b passa na frente de sua estrela a cada 1,6 dias, da perspectiva dos telespectadores na Terra. Durante seu trânsito, os pesquisadores descobriram que ele parecia ser maior em apenas um dos comprimentos de onda infravermelho. 

Este fato sugere que o planeta é cercado por uma atmosfera opaca a este comprimento de onda específico, que pode ser associado a existência de moléculas de água e metano. "Nós simulamos uma gama de atmosferas possíveis para este planeta, encontrando que aqueles ricos em água e / ou metano explicariam as observações de GJ 1132b", disse  Southworth.



As análises apontam que o GJ 1132b tem uma atmosfera de vapor e/ou metano. "Uma possibilidade é que seja um 'mundo aquático'", disse Southworth.  

 Vida?

É improvável que o GJ 1132b tenha condições de sustentar vida: a temperatura em sua superfície gira em torno dos 370 º. "Até onde sabemos, a temperatura mais alta que a vida suporta na Terra é 120 ºC", complementa Southworth.

Como toda nova descoberta, ela exige cautela: os autores ressaltam que futuras observações são fundamentais para confirmar a existência de uma atmosfera, e quem sabe no futuro, poder buscar sinais de vida. Por isso, afirmam que o planeta é agora alvo de estudo de alta prioridade, e instrumentos como o Telescópio Espacial Hubble, o Very Large Telescope do ESO, e o emergente Telescópio Espacial James Webb estarão olhando para o céu, na busca de mais detalhes sobre ele.



Fontes:
Space (link1, link2, link3), BBC (link1, link2), DailyMail, Uol





http://dailygeekshow.com/fusees-espace-homme/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.