Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sábado, 1 de abril de 2017

O céu de Abril

O mês de abril deste ano reserva grandes espetáculos noturnos, principalmente para aqueles que gostam de ficar olhando para o céu: a Lua, os planetas, estrelas,e até uma chuva de meteoros estarão sob os holofotes atentos de observadores ao redor do mundo.

Junte-se você também a esta festa!

Veja nessa publicação os detalhes e algumas dicas para não perder o show!


"Voce viu a Lua hoje"? Esta é a frase mais comum que estou ouvindo nos últimos dias... Meus alunos e amigos me procuram, manifestando grande alegria diante do que observam - as águas de março que fecharam o verão auxiliaram na limpeza do céu, ou melhor, da atmosfera. E as noites do frio que se aproximam estão cada vez mais limpas, favorecendo aos amantes do céu admira-lo.

Ao longo deste mês, alguns fenômenos são esperados - compartilho abaixo a agenda de alguns fenômenos astronômicos deste mês, e dicas para observar melhor cada espetáculo. Só para deixar um gostinho, o vídeo abaixo destaca os principais momentos:




A Lua
Apesar dela ser nossa companheira das noites de observação, as condições meteorológicas e astronômicas estão contribuindo para lindos momentos de observação.  

Ela inicia o mês em sua fase crescente, e mesmo tendo apenas um quarto dela iluminado, é possível observar o outro quarto que não recebe a luz solar. A imagem ao lado dá um gostinho do que você ver nas noites sem nuvens deste outono. 

Para aqueles que possuem binóculos e telescópios, a dica é apontar  para o lado mais escuro, pois o realce de contrates poderá revelar texturas da superfície lunar. Experimente e depois nos diga!!

Uma curiosidade: a lua cheia de abril é o único momento em que ela surge assim que o Sol se põem e vai embora assim que o Sol nasce. Observe-a ao longo da  segunda semana do mês e comprove!

"Didaticamente falando", nessa época do ano a Lua está posicionada "à frente da Terra" em nossa viagem ao redor do sol. Cerca de 3½ horas depois, a terra ocupará o mesmo  ponto no espaço em que a Lua estava.



Olha a foto!
Na segunda-feira, 10 de abril, Júpiter, a Lua cheia, e a estrela brilhante Spica vão estar bem pertinhos, próximo do horizonte, antes do nascer do Sol. O trio de  objetos vai caber dentro de um campo de visão binocular e será uma boa oportunidade de fotografá-los. Na imagem ao lado uma simulação de onde esse trio estará.



Mercúrio
Após o crepúsculo no sábado, 1 de abril Mercúrio alcançará sua mais alta posição no céu (maior ângulo). Será uma estrela bem brilhante, a leste do Sol, que  aparecerá no fim da tarde, inicio da noite, logo que nossa estrela se esconder. Será possível observa-lo por cerca de uma hora após o pôr do Sol. Esta é a melhor aparição do ano para observar o  planeta mais próximo do Sol! 


Júpiter
Na sexta-feira, 7 de abril às 21:24, Júpiter será exatamente oposto ao Sol no céu. Será o dia do ano em que estamos mais próximos, a apenas 37 minutos de luz (4,5 UA) de distância. Isso significa que estará bem brilhante e visível durante toda a  noite - ótima oportunidade para observa-lo com seus binóculos ou telescópios! 

Será possível as quatro grandes luas do planeta, que devido ao seu movimento ao redor de Júpiter, eclipsam-se e ocultam-se mutuamente. Para observar esse balet planetário, é interessante realizar observações ao longo de várias noites, e  até desenhar a posição relativa dos pontinhos que ver... foi assim que Galileu Galilei percebeu que eram luas do planeta gigante que dancavam ao redor dele!

Para quem estiver acompanhando Júpiter ao longo do mês, verá ele muito brilhante se movendo retrógrado através do corpo da constelação de Virgem , permanecendo 6-10 graus acima da estrela Spica, a mais brilhante dessa constelação

Especificamente na noite doa dia 7, ele vai aparecer no por do Sol brilhando muito no céu. O diâmetro aparente de seu disco será de 44 segundos de arco. Em 10 de abril, a Lua cheia se juntará a Júpiter e a estrela Spica. O trio de objetos vai caber dentro de um campo de visão binocular  e fazer uma boa oportunidade de fotografia.


O Show de Marte e as Plêiades
Nas noites em torno de 20 de abril, Marte vai passar pertinho das Plêiades, que vai estar a menos de quatro graus para a parte superior direita do planeta.  Depois que o céu escurecer, eles devem ser visíveis juntos dentro do campo de visão de seus binóculos. A imagem ao lado destaca a região do céu para onde olhar: é para o norte, ao lado da constelação de Touro. 


Vênus
No céu oriental pré-amanhecer, no domingo 23 de abril, Vênus e a lua crescente crescerão juntos. A lua será de cerca de 8 graus para a parte inferior direita do planeta brilhante. Vênus alcança seu brilho máximo (magnitude visual -4,53) no céu oriental pré-alvorecer. 

Durante abril, Vênus brilha intensamente no céu, pouco antes do nascer do Sol, entre as estrelas da constelação de Peixes. O disco do planeta aparecerá como um  crescente fino que se enche mais cheio ao longo do mês enquanto encolhe em diâmetro aparente. Isso significa que ele parecerá no formato de uma lua crescente caso o observe através de lentes de binóculos ou telescópios - para quem nunca viu as fases de Vênus, essa será uma ótima oportunidade!!

O planeta atinge um brilho máximo de magnitude -4,53 em 30 de abril (ou seja, muito brilhante). Devido a uma eclíptica matinal superficial, Vênus não subirá muito acima do horizonte antes do nascer do sol. No céu pré-amanhecer do domingo, 23 de abril, a Lua crescente será de cerca de 8 graus para a parte inferior direita do planeta brilhante.


Chuva de meteoros
Esse é um evento que gera grandes expectativas, mas nem sempre dá para observar o que a propaganda promete: anualmente entre os dias 16 e 25 ocorre a chuva de meteoros Lyrids, na qual espera-se poder observar até 18 meteoros cruzando os céus, principalmente na noite do dia 22. Irão surgir na direção leste, próxima da região ilustrada pela figura.Preste atenção, fique num local escuro, por que essas bolas de fogo cruzarão o céu muito rápido! Mas dá para ver! Não recomendo fotografar nem filmar para não perder o show - seus olhos conseguirão observar o fenomomeno, mas as lentes não... 



Marte
Marciano Marte permanece no céu ocidental do início da noite todo mês, mudando de Aries para Touro em 12 de abril. Ele continua a cair em brilho e tamanho do disco como puxar mais longe dele. Nas noites em torno de 20 de abril, Marte irá sentar-se dentro de quatro graus do cluster de estrelas das Plêiades. Depois  que o céu escurecer, eles devem ser visíveis juntos dentro do campo de visão de seus binóculos. Em 27 de abril e 28, a lua crescente jovem vai sentar 8 graus abaixo de Marte - e, em seguida, 10 graus acima do planeta na noite seguinte.


Saturno
Amarelado Saturn passa abril perto da Via Láctea, movendo retrógrado entre as estrelas de Sagitário. Todo o mês, ele sobe no leste após a meia-noite e pode ser manchado baixo no céu do sul até pouco antes do amanhecer. Entre a meia-noite e o amanhecer de 16 de abril, a lua minguante vai sentar cerca de 5 graus para a parte superior direita de Saturno, e saltar para sentar-se 7 graus à direita do planeta na manhã seguinte.



Ufa! quanta coisa acontece bem diante de nós não é? Para perceber isso tudo basta ficar olhando para o céu!  Aproveite o mês, boas observações.


P.S.: as imagens aqui apresentadas foram criadas com o auxílio do software Starry Night.


Fonte 

2 comentários:

  1. parabéns pela as informações!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Fábio. Gostaria de entrar em contato contigo. Você poderia me passar o seu e-mail? Eu busquei no perfil e o endereço que consta lá não deu certo. Obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.