Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Estudantes de Curitiba são premiados no concurso da NASA "Cientista por um dia"

Três estudantes do colégio Vicentino São José em Curitiba foram premiados em um concurso da NASA que incentivou alunos do mundo todo a produzir um texto explicando quais locais de Saturno a sonda Cassini deveria explorar. PARABÉNS A ESTES JOVENS CIENTISTAS!!!

As produções foram enviadas à NASA no início deste ano e o anúncio dos premiados aconteceu em abril. 

Saiba mais sobre esse concurso e os premiados - quem sabe você não é um dos que estarão nessa foto ano que vem??

Os premiados
“Cassini - Cientista por um dia”  é um Concurso de Redação da NASA criado para dar aos estudantes do mundo inteiro uma oportunidade de experimentar como é a vida de um cientista na NASA.

Nesta edição, os estudantes deveriam analisar três possíveis alvos no planeta Saturno e suas luas, escolher um deles e escrever uma redação justificando sua escolha para que a sonda espacial Cassini obtenha imagens durante um tempo definido reservado para esse projeto educacional.

No Brasil foram premiadas 7 redações, uma do Ensino Fundamental I, três do Ensino Fundamental II e três do Ensino Médio. O Colégio Vicentino São José de Curitiba foi premiado em duas categorias: Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A estudante Priscilla Waldera (3EMA) foi premiada com a redação "Retrato de Família" e os  estudantes Carolina Bunick Meissner (9EFB) e João Vitor Nadolny (9EFB) foram premiados com a redação "Titã, Terra, Sol, Lua e Vida”.

Ao lado, foto dos alunos e do professor, a quem novamente parabenizo!

O trabalho teve o apoio da escola e foi orientado pelo professor de Física Denilso Delfrate, coordenador do Clube de Ciências do colégio. Ele relata que a iniciativa despertou a curiosidade dos alunos sobre a vivência dos cientistas. “O objetivo do concurso era esse, que o estudante pesquisasse e escrevesse sobre o assunto. No dia a dia, os cientistas também estudam, escrevem, fazem relatórios”, comenta.


Antes de enviar as redações para o concurso, os alunos tiveram uma aula especial para ganharem um pouco mais de embasamento científico sobre sondas espaciais e Saturno. Os trabalhos também tiveram apoio de professores de Língua Portuguesa para serem finalizados.

Participaram do Concurso estudantes de todo o Brasil. As redações foram analisadas por um grupo de especialistas que ao final do processo selecionaram as sete redações vencedoras. Os Certificados oficiais foram entregues pela Dr. Rosaly Lopes do Laboratório de Jato Propulsão (JPL) da NASA em cerimônia realizada durante o 10° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica em Campos dos Goytacazes - RJ.


Sobre o "Cientista por um dia"
O concurso Scientist for a Day desafia anualmente alunos de todo o mundo a se tornarem cientistas da NASA que estudam problemas de verdade. Este ano o foco foi a sonda Cassini que encerrará sua missão em órbita de Saturno em setembro deste ano

Os participantes examinaram três possíveis observações feitas pela sonda Cassini e são encarregadas de escolher aquela que produzirá os melhores resultados científicos. Esta escolha deve ser apoiada em estudos científicos.

Este ano as inscrições encerraram-se em 17 de março, e o contato foi realizado com o astrônomo Marcelo de Oliveira Souza, coordenador do Projeto Astrônomo Sem Fronteiras no Brasil. Ele mantêm um portal chamado Clube de Astronomia no youtube - recomendo!

Veja os textos produzidos pelos vencedores do ano passado - clique aqui e localize os estudantes do Brasil. Esse link disponibiliza o acesso as produções de outros estudantes pelo mundo a fora... vale navegar por esse conteúdo e inspirar-se!


Fotnes:
NASA, ESA, Gazeta do Povo,  Colégio Vicentino (link1, link2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.