Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Olimpíadas Brasileira de Astronomia - OBA 2017 (atualizado)

Essa publicação é destinada especialmente aos meus alunos que irão participar das Olimpíadas Brasileira de Astronomia (OBA) no ano de 2017 (e outros visitantes que estejam no EF ou EM que também desejem participar).

Aqui você encontrará links e dicas para poder se preparar - lembre-se de utilizar do espaço de comentários, ao final da publicação, para fazer perguntas, tirar dúvidas e registrar comentários a respeito desse processo

Esse desafio de conhecimento será realizado na escola no dia 19 de maio - não esqueça ein!!    Bons Estudos!


A OBA é um desafio anual para alunos de todas as escolas brasileiras, publicas ou privadas, urbanas ou rurais. A participação é voluntária, e vejo ser uma ótima oportunidade para validar os conhecimentos dos estudantes.

Quem participa deste desafio ganha certificado homologado pela Sociedade Astronômica Brasileira, e os melhores classificados podem até ganhar medalhas olímpicas!! A foto ao lado ilustra um modelo de certificado e as medalhas entregues em anos anteriores...

A OBA possui uma única fase e consiste na realização de uma prova no horário mais conveniente para a Escola e na própria Escola. Em hipótese alguma a Escola pode fazer a prova em dia diferente deste. Em 2017, esse desafio será realizado no dia 19 de maio, sexta feira. Nossa escola informará o horário da prova em breve. Traga caneta azul, preta, lápis e borracha.

Meu objetivo como educador é estimular o aprendizado multidisciplinar de meus estudantes ao mostrar através desta atividade que a Astronomia é uma disciplina que envolve o conhecimento de outras áreas do saber.

"PREPARAÇÃO"
Assim como deveria ser com qualquer outra avaliação, a "preparação" para a OBA é na verdade uma vivência que permite o compartilhamento de conhecimentos e eventual relação e organização dos mesmos.

Penso que deva ser um momento para trocar experiências, mais do que aprender coisas novas, uma vez que tais conteúdos já são trabalhados ao longo do currículo escolar, e principalmente no ateliê Olhando para o Céu, cujos estudantes do 5º ano participam comigo.

Esse processo conta com a realização de alguns simulados, disponíveis pelo próprio site do evento. É importante saber que as provas são realizadas por níveis, divididos da seguinte forma:

Nível 1: destinada aos alunos regularmente matriculados do 1o ao 3o ano 

Nível 2: destinada aos alunos regularmente matriculados do 4o ao 5o ano 

Nível 3: destinada aos alunos regularmente matriculados entre o 6o ao 9o 

Nível 4: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio. 


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS SIMULADOS. (ao abrir essa página, clique primeiro no nível que deseja - vale também realizar o simulado de outros niveis para pelo menos conhecer outros níveis de aprofundamento dos temas estudados em astronomia... talvez você perceba que já saiba sobre assuntos de outros níveis....).

A OBA também disponibiliza as provas e gabaritos dos anos anteriores. Clique aqui para saber mais.


Aos participantes, não desanimem caso não saiba alguma questão... talvez essa seja uma otima oportunidade para pesquisar e aprender!!

Veja as fotos do primeiro encontro:




 





bons estudos!

Fonte:
OBA.org.br

3 comentários:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.