Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 6 de julho de 2017

A luz que vem da escuridão


Ficar olhando para o céu já não é mais como antigamente... sabia que um terço da humanidade não consegue mais observar todos os detalhes do céu noturno?


A culpa? a luz das cidades! (que mais se espalham pelo céu do que iluminam as ruas noturnas...)

Quer realmente conhecer o céu que existe sobre sua cabeça? Saiba como!




A Via Láctea, fonte de inspiração e de estudo para astrônomos amadores e entusiastas do espaço, foi retratada em inúmeros obras de arte ao longo da história. Ao lado, o quadro 'A noite estrelada" (74 cm x 92 cm), do pintor holandês Vincent van Gogh, em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

Atualmente poucos são aqueles que conseguem identifica-la no céu noturno, a ponto de uma parcela significativa da população mundial desconhecer sua resplandecência no céu noturno.

No Brasil, cerca de 62% da população nunca verá a Via Láctea de suas casas. O percentual é parecido com o da União Europeia, onde apenas 40% das pessoas podem ver a galáxia de seus lares; em geral, nos países escandinavos, como a Islândia, a Dinamarca e a Suécia. Nos Estados Unidos, a situação é ainda mais preocupante: apenas 20% da população pode visualizar a Via Láctea ao olhar para o céu.

A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances, no último 10 de junho. Ela destaca para o fato de que no mundo um terço das pessoas não são mais capazes de observar a olho nu a Via Láctea, incluindo aproximadamente 75% das Américas. 

Os dados foram coletados ao longo dos últimos 10 anos através de observações em mais de 30.000 pontos distribuídos pela superfície do planeta. 

O principal fator que dificulta a observação celeste é grande quantidade de luzes existentes nas grandes cidades.  O portal SPACE divulgou uma animação com essa notícia - clique aqui para assistir

No site do Astrônomo Rodolfo Langui há uma relação de outros links para mapas mundiais de poluição luminosa - acesse os resultados em https://sites.google.com/site/proflanghi/pl

Para refletirmos sobre o tema, compartilho documentário veiculado na TV escola chamado "A luz que vem da escuridão":







E você: o que consegue ver quando fica olhando para o céu ai de sua cidade?


Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.