Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

E se um eclipse ocultar o Sol mais tempo?

Essa foi a pergunta que um de meus pequenos astrônomos me fez durante uma aula sobre eclipses...

"O que você acha que aconteceria?" Foi o que eu perguntei  a ele - questiono você astroleitor sobre a mesma possibilidade. Já parou para pensar sobre isso?

Então confira nessa publicação as implicações desse improvável evento.


E se...
Incentivo muito o questionamento criativo de meus alunos durante as aulas. Isso implica que devemos manter a mente aberta e pronto para receber situações inusitadas....

Outro dia (acho que foi ha uns 3 anos) vivenciei um desses momentos: "E se um eclipse durar bem mais tempo?"... No momento, discutimos sobre algumas implicações, mas depois fui pesquisar mais e para minha surpresa encontrei uma publicação no portal Space com esse tema.

Eclipses, como o ocorrido nesse mês, são eventos relativamente rápidos, cuja totalidade não leva mais do que 2 a 3 minutos... o que você observa também está relacionado com sua localização pelo planeta: sinta-se um grande felizardo caso algum dia você esteja posicionado exatamente sobre o caminho da sobra de um ecplise (eu já estive lá pelos meus 12 anos, quando nosso professor nos levou ao pátio para observar!).

Eventos
Listarei três fenômenos naturais que são capazes de provocar uma escuridão temporária nos céus... O mais comum e frequente é um eclipse, porem, são rápidos. O movimento relativo entre a Terra, a Lua e o Sol não é capaz de criar um momento de escuridão maior do que 2 ou 3 minutos... E para ser mais rigoroso, durante um eclipse não se tem "escuridão", mas uma diminuição da luz direta que incide sobre a localidade (deve-se lembrar que uma pequena parte da luz do Sol também se espalha pela atmosfera).



A natureza transitória dos eclipses é uma coisa boa para a vida em nosso planeta, uma vez que o Sol é nossa fonte principal de energia.

 
Porém, eventos que lancem detritos na atmosfera poderiam ser capazes de bloquear a luz solar por bem mais tempo... É o caso de uma erupção vulcânica ou uma colisão de meteoritos. Ambos poderiam ter intensidades suficientes para lançar na atmosfera uma quantidade de detritos capaz de envolver um hemisfério e até o planeta inteiro, deixando a Terra "no escuro"  por um longo período.

No passado da Terra eventos assim já obstruíram significativamente o Sol por semanas, meses ou mesmo anos, e trouxeram consequências devastadoras para a vida no planeta.

Talvez o caso mais conhecido tenha sido o evento K-T, colisão que ocorreu a 65milhões de anos, e estima-se ter extinguido 80% das espécies pelo planeta. O vídeo da Universidade de Columbia ilustra brevemente o provável cenário desse impacto:


E não precisamos ir tão longe para observar impactos de situações assim: em 2011 a erupção de um vulcão no Chile interrompeu vôos e trouxe suas cinzas até Curitiba! Falei disso na ocasião

Em 2010 a erupção do vulcão Eyjafjallajökull na Islândia espalhou suas cinzas por uma grande área, alcançando a Europa, e deixando os céus obstruídos lá por quase 3 meses...

Em suma: não estamos livres de situações que poderiam nos deixar incapazes de ver as estrelas. Este é um reflexo da dinâmica e da fragilidade de nosso planeta!
 
Fonte:
Space

2 comentários:

  1. Mestre,
    Tenho dúvidas sobre a duração máxima de um eclipse solar.
    Mando o pequeno texto abaixo para confirmação:
    O Sol ficou totalmente encoberto pela Lua numa zona pouco habitada do Pacífico durante 6 minutos e 39 segundos, uma duração recorde que só virá a ser batida no ano de 2132.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cyro!
      Esse trecho que você destaca refere-se a uma localidade bem específica que pôde observar o fenômeno. Como falei no texto, eclipses são eventos rápidos, mas esse especificamente levou bem mais tempo em localidades específicas, situadas "exatamente" abaixo da sombra criada pelo eclipse...
      Destaco ainda o trecho "totalmente encoberto pela Lua", ou seja, o a Lua ocultou totalmente o Sol nessa localidade por beemm mais tempo que o normal...
      A próxima vez que um evento "longo" desses ocorrerá será em 2131...
      Será que consegui te ajudar??
      Participe sempre ta?
      (gostei de sua foto no perfil!!!)

      Excluir

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.