Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Eclipse solar vira mega evento nos Estados Unidos

Nessa segunda 21 um eclipse solar ocorreu e foi visível em sua totalidade em um grande faixa que cobriu de costa a costa o território norte americano. A imagem ao lado ilustra as localidades em que o evento foi visível.

Quer ver como eles se preparam?

Caos nos EUA
Milhares de pessoas estão organizadas em acampamentos e expedições para acompanhar o eclipse, que poderá ser observado em todo os EUA. Devido à magnitude do eclipse, com a sombra da Lua caminhando sobre todo o território americano (veja a animação a seguir), autoridades daquele país estão alertando para a ocorrência de grandes congestionamentos, já que milhões de pessoas viajarão para as áreas centrais, onde o eclipse poderá ser visto em sua plenitude - é a região com a faixa cinza no mapa acima... 

E não era para menos: este será o primeiro eclipse total visível nos EUA desde fevereiro de 1979, há 38 anos. Divulgo duas animações que ilustram as regiões onde o eclipse poderá ser visto:


A população está se preparando para acompanhar o evento à altura de sua beleza: a companhia aérea Air Charter Service organizou voos para quem quiser ver o fenômeno do céu e o cantor Bonnie Tyler, autor do hit Total Eclipse of The Heart, vai se apresentar em um navio durante o eclipse.  Assista a um clip da música...


No seu ponto de maior duração, que será um ponto Sul do Estado de Illinois, o Sol ficará completamente escurecido por 2 minutos e 40 segundos. Ai vai uma panorâmica do evento:



No Brasil, os melhores pontos para ver o eclipse de forma parcial (em que a Lua não encobre totalmente o Sol) serão em Boa Vista (RR) e Macapá (AP). 

O próximo eclipse total nos Estados Unidos será em 8 de abril de 2024.




O próximo eclipse total a ocorrer será visto na Argentina, em 2019. No Brasil, esse evento será parcial também...
O próximo eclipse total que poderá ser admirado pelos brasileiros será apenas em 12 de agosto de 2045, nos Estados de Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Até lá, teremos apenas eclipses parciais e anulares, o que nos faz compreender melhor toda a mobilização que o eclipse total está causando nos EUA.  

Uma das ideias que achei em alguns sites é escrever uma carta para si mesmo e abri-la no próximo eclipse vivenciado, observando seus ciclos junto aos dos astros.


O Evento
A totalidade do eclipse ocorreu no território norte americano as 14h18min no horário de Brasília. A região da cidade de Madras, no Oregon, foi a primeira a registrar o fenômeno, as 17h18min no horário local. Na sequencia, fotos da transmissão online da NASA no momento do eclipse total.

Mapa com a localidade de Madras. A sombra é região onde o
eclipse será visto em totalidade.

O Sol com 95% coberto pela Lua

Durante a transmissão as cidades ficavam no escuro!

Eclipse registrado do avião de observação da NASA.
O Sol é aquele pontinho à esquerda.... capturei essa tela
bem no momento em que a imagem mudou do avião para o solo
e por isso a "meia lua" (sol eclipsado) aparece ao centro

O exato momento em que o eclipse foi visto pela primeira vez,
em Madras, Oregon, as 14:h18min no horário de Brasília.

O primeiro anel de diamante, evento assim chamado
quando o Sol começa a ser visto logo após o eclipse. 

O momento do Eclipse em Idaho, as 14h28min

Outra belíssima imagem do anel de  Diamantes,
registrada em Idaho

A transmissão da Nasa ficou no escuro por alguns momentos.

Durante o eclipse estrelas e planetas tornaram-se visíveis.


Animação da NASA que mostra o eclipse visto do espaço


Chamou minha atenção que em várias cidades haviam grupos de estudantes locais com experimentos a serem realizados sobre a atmosfera, luminosidade, a vida animal... 


Divulgo vídeo do NatGeo que explica como se forma um eclipse solar




Encerro essa publicação com um texto repetido em vários momentos da transmissão... É de 1878, disponível no site do Observatório Naval dos EUA, que descreve o momento do eclipse:

“Quando o derradeiro raio do sol desaparece, abre-se diante de nossos olhos um cenário de beleza e grandeza ímpares, que causa enorme impressão. O globo da Lua, negro como tinta, é visto como se estivesse dependurado no ar, cercado por uma coroa de luz prateada suave, como a que os pintores do passado mostravam em volta das cabeças dos santos. Além desta ‘coroa’, línguas de chamas rosadas são as formas mais fantásticas que se projetam de vários pontos nas bordas do disco lunar.”





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.