Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

terça-feira, 19 de setembro de 2017

23 de setembro e o grande alinhamento planetário

O céu deste mês reserva-nos uma grande surpresa: um alinhamento entre Sol, Lua, planetas e estrelas!

O evento será melhor observado no dia 23 de setembro, na região do céu entre a constelação de Virgem e Leão, como ilustra a imagem ao lado (do Stellarium).

Continue a leitura desta publicação para saber dos detalhes - e sobre o que estão dizendo por ai a respeito desse dia...

Dados Astronômicos
Um raríssimo alinhamento astronômico irá ocorrer no dia 23 de setembro, no qual será possível identificar vários astros alinhados no céu, formando quase uma linha reta.

O evento envolve o Sol, que estará visível para nós (ou seja, ocorrerá durante o dia para os habitantes da América do Sul), o que impedirá a observação.... mesmo assim, o evento irá ocorrer na região entre as constelações de Virgem e Leão. Os melhores locais para observar o fenômeno vão do sudoeste asiático, algumas regiões do pacífico, a América do Norte e Europa.

A imagem ao lado ilustra o fenômeno: observe que a Lua em sua fase (quase) nova estará aos pés da virgem, seguida por Júpiter (no ventre da Virgem), a estrela Spica (mais brilhante de Virgem) e o Sol (sobre os ombros dela).  Em seguida, já na constelação de Leão, vem Mercúrio, Vênus e Marte.  E para completar a festa Regulus (na pata dianteira do Leão).

Como preparação para essa brincadeira, entre os dias 17 e 18, a Lua irá ocultar alguns de seus colegas, começando com Vênus, depois Marte e então Mercúrio. A próxima vez que um evento de ocultação ocultará 3 planetas numa mesma noite será em 2032!

Sobre os alinhamentos no céu
Alinhamentos astronômicos são eventos comuns de ocorrer e possuem caráter mais didático (de chamar a atenção para observação do céu) do que observacional (ou seja, para as pesquisas astronômicas). 

Conforme ja falei em outras publicações, a Lua, Marte e Vênus adoraram fazer esse jogo no céu, onde formam várias figuras geométricas com a ajuda de outros participantes... a figura dessa vez será uma linha reta quase perfeita!

É importante falar também que alinhamentos não são "reais": os astros envolvidos estão a muitos km de distância (alguns estão a anos luz um do outro!). Temos apenas a impressão de que ficam alinhados quando olhamos para o céu daqui da Terra. 

A imagem abaixo registra  a posição relativa dos planetas no sistema solar - compare suas posições nessa imagem com as posições que aparecem no céu (na imagem anterior acima).  A Terra é a "bola azul" no centro das linhas.


Mitos apocalípticos
Refleti muito antes de publicação esse trecho, mas encontrei muitas especulações sobre essa data. 

Algumas pessoas associam a esse evento um fato que está escrito na Bíblia, no livro do Apocalipse, capítulo 12. A imagem ao lado ilustra parte dessa situação...

Não há como negar que há grandes semelhanças ente o céu o texto... mas o que isso significa? Como entender isso?

Longe de querer sugerir alguma crença ou linha de pensamento, talvez uma interpretação a respeito desse fenômeno possa ser compreendida com o que esse pessoal reflete:


(Existem vários outros vídeos apocalípticos que envolvem esse fenômeno astronômico... procurem ai e se arrepiem também com essas coincidências....)

E você: qual a sua impressão sobre os "eventos celestes apocalípticos"?


Fontes:
SPACE,The planets today

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.