Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Pelo menos dois asteroides passam raspando a Terra neste mês!

Essa será (astronomicamente) por pouco!

Nesse mês de outubro pelo menos dois asteroides com tamanhos consideráveis estarão bem perto do nosso planeta, passeando entre a órbita da Lua e da Terra!

Um deles foi detectado ha apenas 2 semanas... o outro é um velho conhecido de 2012...

Qual a dificuldade em detectar objetos desse tipo? Já pensou se um deles nos atingir? Veja nessa publicação os fatos relacionados a esses eventos.


Times de cientistas na NASA e da Agência Espacial Européia monitoram continuamente o espaço ao redor de nosso planeta em busca de objetos que tragam algum potencial de risco a nosso planeta.

São muitos os chamados NEOs (near-Earth Objects, em inglês) que passam aqui por perto. Cada pontinho da imagem ao lado ilustra um desses objetos, que variam de tamanho, podendo ir de tamanhos de parafusos a algo comparáveis a cidades! Falei sobre um deles nessa publicação de 2012...

Nesse mês dois asteroides estão passando  astronomicamente bem perto da Terra: um deles passou por aqui no último dia 2, a apenas 58.000 km - foi o objeto batizado por 2017 SX, descoberto a pouco tempo, no mês passado, e que passou a

O próximo a passar por aqui será um velho conhecido: identificado em 2012, o asteroide de 10 a 30 m batizado de 2012 TC4 passará a 43.500 km (o que equivale a 1/8 da distância da Terra a Lua) a uma velocidade de quase 50.000 km/h!. Ao lado, uma ilustração desse evento. Achou isso perto? as previsões inicias da NASA, feitas após 7 dias de observações em 2012, indicavam que ele passaria a apenas 4.300 km!  Os dados técnicos atualizados deste objeto podem ser obtidos nesse site.

 Apesar da proximidade, não há chances de ocorrer um impacto (pelo menos dessa vez - a próxima passagem desse objeto será em 2019, mas até lá teremos novos dados antes de nos alarmarmos...). Abaixo, uma animação da passagem desse mês.


Para aqueles que gostam de ficar olhando para o céu, será possível observar o objeto cruzar as constelações de Capricórnio e Sagitário na entre a noite do dia 11 e manhã do dia 12 desse mês, mas só para quem estiver no hemisfério norte...


 
Os cientistas estão de olho nesses objetos pois somente quando passam próximos de nós é possível colher mais informações sobre a estrutura, trajetória e composição desses objetos.

Para o ano que vem a passagem de outros objetos estão previsto , mas falo deles quando chegar a hora...


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.